domingo, 24 de outubro de 2010

Cacho de banana chama a atenção pelo seu tamanho - Por Antonio Correia Lima

Outro dia, fui procurado por Junior de Vileninha, meu vizinho, que desejava registrar um belo cacho de banana prata, com 17 dúzias, produzido no seu quintal, no que de pronto atendi seu pedido fotografando o mesmo.

Para tornar de conhecimento geral, decidi postar no nosso blog para que mais pessoas tomem conhecimento do fato.

Além de registrarmos o fato é importante também falarmos um pouco sobre os benefícios dessa preciosa fruta para a nossa saúde.

Comer pelo menos uma banana diáriamente faz muito bem para saúde. Pode ser pura, Vitamina de banana, salada de frutas com banana, banana frita, torta de banana ou qualquer outra forma de fazer comidas com banana.

No mundo são cultivados mais de 100 espécies de bananeiras e as mais tradicionais que conhecemos no Brasil são: Banana nanica, banana prata, banana da terra, banana maçã, banana de são tomé, banana ouro e banana sapo.

Banana nanica é conhecida por muitos como banana d’água, banana anã e banana chorona. Cada cacho desta banana dá até 200 unidades.
Banana prata é também chamada de banana anã grande e cada uma chega até 15 cm de comprimento.
Banana da terra é a mesma banana chifre de boi ou pacovan, esta chega a medir 30 cm de comprimento e uma pesa até 500 gramas.
Banana maçã é também conhecida como banana branca, recomendada para crianças e bebês.
Banana de São Tomé que alguns conhecem como banana curta e banana do paraíso, tem sua polpa amarelada, com cheiro forte.
Banana ouro, a mesma inajá, banana dedo de moça, banana mosquito ou banana imperador. Está é nanica e chega no máximo a 10 cm de comprimento.
Banana sapo, é de formato curto e grosso e muito usada para tratamento de animais domésticos.

Para a saúde a banana tem uma função muito boa por ser rica em potássio, são boas para auxiliar no tratamento da pressão arterial, controle da diarréia, para melhorar o humor das pessoas e ajudam no sono. Segundo estudos recentes, a banana ajuda na musculatura e é muito boa para o coração e para diminuir o colesterol no sangue.
A banana é um alimento altamente energético com aproximadamente 22% de hidratos de carbono e de fácil absorção pelo organismo, tem vitaminas C, A, B1, B2, B6, D e E, e minerais: potássio, fósforo, cálcio e ferro.

Ingerindo uma banana de 130 gramas: Informação Nutricional
Calorias 120 cal
Carboidratos 28gr
Proteínas 1gr
Gordura 1gr
Potássio 370mg
Vitamina C 20mg
Ferro 1,6mg
Sódio 0mg

FONTE: http://www.arteblog.net

Um comentário:

Unknown disse...

Bonito cacho também plantei um pé de banana prata anan o primeiro deu grande os demais não saíram tão grande porque será? Também plantei um pé de banana ouro já saiu o primeiro cacho mais estou achando muito grande para banana alguém sabe me dizer se é ouro mesmo