quarta-feira, 13 de outubro de 2010

12/10/2010 - 13h28 Na TV, Dilma fala em 'formação religiosa' e Serra defende 'valores cristãos'


Andréia Martins

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Em seu programa no horário eleitoral obrigatório desta terça-feira (12), a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, reforçou sua biografia e as criticas ao governo FHC, enquanto o tucano José Serra voltou a usar imagens do debate realizado no último domingo. Ambos continuaram abordando temas religiosos.

O programa da petista começou dizendo que com Fernando Henrique Cardoso não haveria programas como Bolsa Família, Luz para Todos, Minha Casa, Minha Vida, PAC, carros-chefe do governo Lula e de sua campanha. "Agora o Serra quer voltar, mas é o Brasil que não quer voltar ao passado", disse a apresentadora.

Depois, ao falar da sua trajetória, reforçou a “formação moral e religiosa”, a luta na ditadura e os cargos por ela ocupados. Em outro momento, o programa da petista disse que na época de FHC, “só os ricos podiam ser felizes”. “Carro? Coisa de rico. Desemprego? Coisa de pobre. Carne na mesa? Coisa de rico. Feijão e arroz? Coisa de pobre”, disse a narração.

A petista afirmou ter “fé” de que pode fazer “ainda mais pelo Brasil”. “Um país mais justo e solidário, onde toda a família tem o direito de ser feliz”, disse ela.

O segundo colocado nas pesquisas, José Serra (PSDB), voltou a exibir imagens do primeiro debate entre os presidenciáveis no segundo turno, realizado no último domingo. Foram exibidos trechos em que Serra afirmava que não iria privatizar empresas do governo e falava sobre saúde [com destaque para os genéricos], segurança [criação do Ministério da Segurança] e educação [ampliar o ensino profissionalizante].

A propaganda afirmou que o presidenciável mostrou "mais preparo, mais equilíbrio, melhores propostas", no debate, classificando a atuação de Dilma de "nervosa e agressiva".

“Agressiva, a candidata do PT atacou até a mulher de Serra”, disse uma das apresentadoras, em referência ao momento em que Dilma afirmou que a mulher do tucano, Monica Serra, teria dito que a petista era “a favor de matar criancinhas”.

Os governadores eleitos Beto Richa (PSDB-PR), Geraldo Alckmin (PSDB-SP) Raimundo Colombo (DEM-SC), Antonio Anastasia (PSDB-MG) e o agora senador, Aécio Neves (PSDB-MG), também apareceram no programa manifestando apoio à candidatura tucana.

Ao encerrar o programa, Serra lembrou o dia das crianças e de Nossa Senhora, comemorados nesta terça-feira. “Que as nossas crianças nasçam e cresçam num país livre, com bons exemplos de união, de fé, de respeito à liberdade e aos valores cristãos", disse o tucano.

POR DENTRO DAS ELEIÇÕES

· Confira os resultados das eleições no primeiro turno por Estado e município

· Veja a composição da Câmara e quantos deputados os partidos elegeram

FONTE UOL

Nenhum comentário: