quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Gilmar Mendes vota contra Ficha Limpa para este ano; votação fica em 4 a 2 - 23/09/2010 - 21h01



PUBLICIDADE

DE SÃO PAULO

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes votou a favor do recurso do Joaquim Roriz (PSB) contra decisão do TSE que barrou sua candidatura ao governo do Distrito Federal pela Lei da Ficha Limpa.

Para o ministro, a Ficha Limpa não deve ser aplicada nas eleições deste ano. Mendes argumentou que uma mudança eleitoral deve acontecer um ano antes, como diz a Constituição.

Segundo ele, o fato do projeto ser de iniciativa popular não deve ser considerado. "Se assim fosse, seria melhor fecharmos nossas portas", disse Gilmar Mendes.

Lewandowski vota contra Roriz; placar a favor da Ficha Limpa é de 4 a 1
Entenda a Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados
Joaquim Barbosa vota contra Roriz e amplia vantagem para Ficha Limpa
Carmén Lúcia vota contra Roriz e placar a favor da Ficha Limpa fica em 2 a 1
Supremo retoma julgamento da Lei da Ficha Limpa
Presidente do Supremo propõe inconstitucionalidade da Lei da Ficha Limpa
Relator do STF vota contra Roriz e pela validade da Ficha Limpa
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Com o voto dele, o placar no STF está em 4 a 2 a favor da Lei da Ficha Limpa. Mais quatro ministros irão votar: Ellen Gracie, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso.

Foram a favor da nova lei: Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia e o relator do recurso apresentado por Roriz, ministro Carlos Ayres Britto.

Além de Gilmar, foi contra o ministro José Antonio Dias Toffoli.

Os ministros julgam o caso de Roriz, que teve a candidatura barrada pelo TSE por ter renunciado ao cargo de Senador, em 2007, para escapar de processo de cassação.

Ele era acusado de ter quebrado o decoro parlamentar após ter sido flagrado, em conversa telefônica, discutindo a partilha de R$ 2 milhões. Roriz alega que se tratava de um empréstimo para comprar uma bezerra.

A Lei da Ficha Limpa estabelece que o político que faz isso fica inelegível por oito anos após o fim do mandato que ele cumpriria. Como seu mandato se encerraria em 2014, ele poderá ficar inelegível até o final de 2022, quando terá 86 anos.

Fonte : Folha .com

Nenhum comentário: