sábado, 4 de setembro de 2010

Dilma supera os 70% no Ceará







SUCESSÃO PRESIDENCIAL

4/9/2010

As administrações do presidente Lula e do governador Cid Gomes, também foram avaliadas pelos eleitores do Ceará

Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, ampliou sua vantagem sobre o candidato do PSDB, José Serra, no Estado do Ceará, segundo os números da pesquisa do Ibope, feita para o Sistema Verdes Mares, entre os dias 30 de agosto e primeiro de setembro últimos. Dilma, se as eleições fossem hoje, teria 73% das intenções de votos contra 14% do seu principal adversário José Serra.
Na pesquisa anterior, publicada pelo Diário do Nordeste no dia 4 de agosto, a candidata petista tinha uma diferença de 34% sobre o tucano. Agora, essa diferença aumentou para 59%. A candidata Marina Silva, a terceira apontada em ambas as pesquisas, hoje tem a preferência de 6% dos eleitores do Ceará. Na pesquisa anterior ela tinha aparecido com 7%.
Em um eventual segundo turno da disputa presidencial, a candidata Dilma Rousseff conseguiria 77% dos votos contra 18% do candidato José Serra. O percentual de indecisos ficaria em 3% e apenas 2% votaria em branco ou anularia o voto.
Avaliação
O Ibope também indagou ao eleitorado cearense sobre o que ele achava dos governos do presidente Lula e do governador Cid Gomes. Sobre a administração estadual, 15% dos entrevistados disseram ser ótima, 45% consideram-na boa, 25% responderam ser regular, 4% ruim e 6% péssima. Em relação à pesquisa anterior, melhoraram todos os índices com a queda dos que consideram o Governo ruim ou péssimo e o crescimento do grupo que o avaliam como ótimo, bom ou regular.
Quando a pergunta é se o eleitor aprova ou desaprova a maneira como o governador vem administrando o Estado, 71% disseram aprovar e 20% responderam que desaprovam. Já em relação à administração do presidente Lula, 54% dos cearenses entrevistados disseram ser ótima, 38% responderam que é boa, 6% consideram-na regular e um por cento acham que ela está péssima.
Perfil
Foram ouvidos um total de 1204 eleitores. Segundo o relatório feito pelo Ibope, o objetivo da pesquisa foi levantar um conjunto de informações sobre o clima de opinião referente a temas relacionados ao cenário eleitoral junto aos eleitores do Ceará, Os eleitores ouvidos são maiores de 16 anos e o modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em três estágios.
No primeiro estágio os municípios são selecionados através do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho sistemático, com base na população de 16 anos ou mais de cada Município. No segundo estágio são selecionados os conglomerados: setores censitários, com Probabilidade Proporcional ao Tamanho sistemático. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores.
Finalmente, no terceiro estágio é selecionado e m cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis que inclui sexo, masculino e feminino, grupos de idade, de instrução e atividade.
O intervalo de confiança das 1204 entrevistas é estimado em 95% e a margem de erro máximo é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

FONTE DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: