terça-feira, 15 de novembro de 2011

ROTEIRO HISTÓRICO DO PASSEIO A SALITRE – Por Antonio Correia Lima


O roteiro histórico abaixo descrito foi lido , na medida em que nos aproximávamos dessas localidades, menos o de Santana do Cariri, em virtude da avançada hora, ao passarmos nesta localidade, como também, ao cansaço da turma, no que pedimos desculpas às pessoas que ficaram encarregadas de realizar a referida leitura

01 - Chapada do Araripe
Por Fernando Rebouças

A Chapada do Araripe é considerada um oásis, no seu subsolo, situado entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, apresentando um extenso reservatório de água. As espécies de vegetação que vivem próxima da Chapada do Araripe são abundantes.
Entre a flora, podemos destacar os visgueiros, a faveira e o pequi. As extensas regiões ao redor da chapada, estão num local considerado semi-árido, abaixo dos 400 metros de altitude, apresentando vegetação típica da caatinga.
Dentre as espécies da caatinga, são encontradas o mandacaru, a cabeça-de-frade e a famosa unha-de-gato. Num passado distante, esta região era submersa, a Bacia do Araripe começou a se formar durante a fragmentação do continente Gondwana, momento em que a América do Sul e a África estavam se separando.
A separação entre os continentes iniciou há 133 milhões de anos no eixo sul, formando o oceano Atlântico. A medida em que a separação entre a América do Sul e da África ocorria, surgiam várias fraturas entre os continentes.
Formou-se um conjunto de camadas conhecida como formação Santana, subdividida em três membros: Carto, Ipubi e Romualdo. O Crato é formado por calcários laminados, com rochas ricas em fósseis de insetos e peixes. O membro Ipubi apresenta extensos depósitos de sais, incluindo o gesso. O membro Romualdo apresenta nódulos, possui grandes unidades fossilífera em milhares de nódulos que contém restos de peixes e plantas.
A Chapada do Araripe é um extenso planalto com 160 km de comprimento em seu eixo principal (leste-oeste) e cerca de 50 km de largura na direção norte-sul.
NOTA: Gondwana é o nome dado a uma antiga massa de terra resultante da porção meridional do supercontinente
denominado Pangeia(há 200 milhões de anos as porções de terra formavam um único continente)
Fonte: http://www.infoescola.com ( LEITURA: Marinho)

02 - Nova Olinda (Ceará)

Nova Olinda localiza-se na Micro região do Cariri, mesorregião do Sulcearense, Região Metropolitana do Cariri, e fica a 537 quilômetros da capital, estando a mais de 400 metros de altitude, e é banhada pelas águas do Cariús.
O município tem 14.256 hab.( Censo – IBGE, 2010) e uma área de 284,404 Km2,
O seu padroeiro é São Sebastião,com sua festa terminando em 20 de janeiro.
Limita-se com Crato, Farias Brito e Santana do Cariri.
Na cultura, é conhecido até fora do País pelo trabalho dos Meninos da Casa Grande
Nova Olinda foi um grande produtor de Algodão, e hoje sua produção agrícola gira em torno da produção do milho, Feijão, mandioca, e outros.
Seu solo é rico em gipsita e argila, que são explorados através da sua extração.
Conta com um rico artesanato em couro e crochê.
Histórico
Primitivamente chamou-se Tapera, porém em razão do seu aspecto geográfico, um missionário pernambucano mudou o topônimo para Nova Olinda.
Pertencente ao município de Santana do Cariri o então o povoado passou à categoria de distrito, por força do decreto nº 1.256, de 4 de dezembro de 1933.
Nova Olinda foi elevada a município, pela lei nº 3.555, de 14 de março de 1957 e instalado no dia 26 de abril do mesmo ano(Conta- se informações de que no seu Plebiscito apenas um eleitor votou contra. Gentílico: novo-olindense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação Nova Olinda ex-povoado, pelo decreto nº 1256, de 04-121933, subordinado ao município de Santana do Cariri.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Nova Olinda figura no município de Santana do Cariri.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-12 -1936 e 31-12 -1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 448, de 20-12-1938, o município de Santana do Cariri passou a denominar-se Santanópole.
Em divisão territorial datada de 1-07 -1950, o distrito de Nova Olinda, figura no município de Santanópole ex-Santana do Cariri.
Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1953, o município de Santanópole volta a denominar-se Santana do Cariri.
Em divisão territorial datada de 1-07-1955, o distrito de Nova Olinda, figura no município de Santanópole ex-Santana do Cariri.
Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Olinda, pela lei estadual nº 3555, de 14-03-1957, desmembrado de Santana do Cariri. Sede no antigo distrito de Nova Olinda. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-06-1957..
Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005 O QUE TEM DE COMUM COM PONTA DA SERRA: a família Bernardo
LEITURA ( Leitura: Joana Darc )

03 - POTENGI – CE

O município fica na região metropolitana do sul do Ceará, região esta conhecida como "Cariri". A localidade foi desmembrada do município de Araripe, chamando-se primitivamente "Xique-Xique".
Sua sua população atual é de 10.276 HAB, e uma área de 339 KM2
Segundo a Wilkipédia Potengi,em tempos de eleição é uma das que ocorrem maior incidência de compra de votos.
HISTÓRICO
À margem do riacho Brejinho, formou-se o lugarejo que se chamou Xiquexique, passando a se chamar, depois, de Ibitira, e depois recebeu a denominação de Potengi, que em liguagem indígena significa “água ou riacho dos camarões”.
São José é seu padroeiro, e a Paróquia pertence ao bispado do Crato.
Gentílico: quem nasce em Potengi é potengiense.
Formação Administrativa
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Araripe
o distrito de Chique-Chique. Pelo decreto estadual nº 193, de 20-05-1931, é extinto o município de Araripe, sendo o distrito de chique-Chique anexado ao município de Assaré. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Chique-Chique, figura no município de Assaré. Pelo decreto estadual nº 1540, de 03-05-1935, é recriado o município de Araripe, voltando o distrito de Chique-Chique a pertencer a este município. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Chique-Chique figura no município de Araripe. Pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, o distrito de Chique-Chique passou a ser grafado XiqueXique. Pelo decreto estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Xique Xique passou a denominar-se Pontegi. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito já denominado Potengi permanece no município de Araripe.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, o distrito de Potengi, passou a denominar-se Ibitiara.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito já denominado Ibitiara, figura no município de Araripe.
Elevado à categoria de município com a denominação de Potengi pela lei estadual nº 3786, de 04-09-1957, desmembrado de Potengi ex-Ibitiara. Constituído de 2 distritos: Potengi e Barreiros. Criado pela mesma lei do município. Instalado em 25-03-1959.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Potengi e Barreiros. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: www.ibge.gov.br EM COMUM COM PONTA DA SERRA: Padre Cícero Caboclo - ( Leitura: Fernando Valdevino)

04 – Araripe CE

População De 20.685 hab. Área de 1.100 km2
Araripe ofertou ao cenário político nacional figuras como Miguel Arraes de Alencar.
A zona é conhecida no mundo da paleontologia pela qualidade dos fósseis depteurossauros das rochas de Araripe.
História
Município localizado no antigo territórios os índios Jucá, Caryri, Inhamun, Cariú,[8] surge de um povoado que teve início com a chegada de gente oriunda de Icó e dos Inhamuns no século XVIII, época da expansão da pecuária no Ceará. No século XIX é construído uma capela e aos arredores desta fixa o definitivo núcleo urbano.[7]
Subdivisão
O município conta com distritos: Araripe(sede), Alagoinha, Brejinho, Pajeú e Riacho Grande
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são: riacho Quinquelerê, açudes Monte Belo e da Alagoinha,
Relevo e solos
Situado ao lado oeste da Chapada do Araripe, possui is tipos principais de solo:latossolo e sedimentar.As principais elevações são: serras: do Araripe, do Brejinho e Pajeú: morro do Cedro. Exitem ainda grutas como a do Brejinho e das Corujas Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.
Vegetação
A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado
Economia
Agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho e feijão. Pecuária: bovino, suíno e avícola. Indústria: 1(de produtos alimentares).
Cultura
Os principais eventos culturais são:
Festa do padroeiro: Santo Antônio (13 de junho)
Festival de Quadrilhas de Araripe (Fequaripe)(junho).
Festa do Município (1 a 3 de agosto)

( LEITURA: Ana Paula )

05 – CAMPOS SALES

População de 26.506 hab. E uma área de 1.083 km2
Histórico
Há anos o território de Campos Sales pertenceu ao então município de Brejo Seco, hoje Araripe, e o seu povoamento resultou de imensas fazendas de criar, situadas às margens de excelentes ribeiras em terras de conhecida fertilidade para o labor agrícola.
No município de Campos Sales está encravada famosa fazenda que pertenceu, outrora, a D. Bárbara Pereira de Alencar, grande heroína cearense, que esteve presa em 1817, por haver participado do movimento revolucionário do então D. Bárbara foi encarcerada em várias prisões, de Fortaleza à Bahia. Envelhecida, acabrunhada pelos sofrimentos, terminou os dias na velha fazenda, chamada Touro, aos 67 anos de idade. Registram as crônicas que a heroína asilou-se na sua propriedade rural, temendo a revolução chefiada por Pinto Madeira, em 1831.
Origem do Topônimo: Homenagem a Manoel Ferraz de Campos Sales, Quarto Presidente do Brasil. Gentílico: campos-salense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Campos Sales, pela lei provincial nº 1777, de 23-11-1878, subordinado ao município de Assaré.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Campos Sales , pela lei estadual nº 530, de 29-07-1899, desmembrado de Assaré. Sede na povoação de Nova Roma atual Campos Sales. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-10-1899.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 2 distritos: Campos Sales e Poço da Pedra.
Pelo decreto estadual nº 193, de 20-05-1931, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Assaré.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Campos Sales , pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933, desmembrado de Assaré. Sede no antigo distrito de Campos Sales, aparece constituído de 4 distritos: Campos Sales, Araripe, Poço da Pedra e São Domingos.
Pelo decreto estadual nº 1540, de 03-05-1935, desmembra do município de Campos Sales o distrito de Araripe. Elevado novamente à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-12 -1936, o município é constituído de 3 distritos: Campos Sales, Poço da Pedra e São Domingos.
Pela lei estadual nº 263, de 28-12-1936, o distrito de São Domingos deixa de pertencer ao muinicípio de Campos Sales, sendo anexado ao município de Saboeiro.
Em divisão territorial datada de 31-12 -1937, o município é constituído de 2 distritos: Campos Sales e Poço da Pedra.
Pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, o município de Campos Sales adquiriu o distrito de São Domingos desanexado do município de Saboeiro. Sob o mesmo decreto é criado o distrito de Salitre e ainda o distrito de Poço da Pedra passou a denominar-se Itaipú.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: Campos Sales, Itaipú, Salitre e São Domingos.
Pelo decreto estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Itaipú passou a denominar-se Itaguá e o distrito de São Domingos a denominar-se Quixariú.
Em divisão territorial datada de 1-07 -1950, o município é constituído de 6 distritos: Campos Sales, Itaguá ex-Itaipu, Quixariu ex-São Domingos e Salitre.
Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, são criados os distritos de Barão de Aquiraz e Carmelópolis e anexados ao município de Campos Sales.
Em divisão territorial datada de 1-07 -1955, o município é constituído de 6 distritos: Campos Sales, Barão de Aquiraz, Carmelópolis, Itaguá, Quixariú e Salitre.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela lei estadual nº 6398, de 03-07-1963, desmembra do município de Campos Sales o distrito de Quixariú e Barra de Aquiraz. Para formar o novo município de São Domingos do Norte ex-Quixariú
Pela lei estadual nº 6787, de 20-11-1963, desmembra do município de Campos Sales o distrito de Carmelópolis. Elevado à categoria de município com a denominação de Limoeiro do Ceará.
Pela lei estadual nº 6788, de 21-11-1963, desmembra do município de Campos Sales o distrito de Itaguá. Elevado à categoria de município com a denominação de Poço de Pedra.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, Campos Sales adquiriu os extintos municípios de Limoeiro do Ceará atual distrito de Carmelópolis, Poço da Pedras atual distrito de Itagua, São Domingos do Norte atual distrito de Barão de Aquiraz e Salitre.
Em divisão territorial datada de 31-12 -1968, o município é constituído de 6 distritos: Campos Sales, Barão de Aquiraz, Carmelópolis, Itaguá, Quixariú e Salitre.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.
Pela lei estadual nº 11467, de 30-06-1988, desmembra do município de Campos Sales o distrito de Salitre. Elevado à categoria de município.
Pela lei municipal nº 063, de de 19-12-1989, é criado o distrito de Monte Castelo e anexado ao município de Campos Sales.
Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído de 6 distritos: Campos Sales, Barão de Aquiraz, Carmelópolis, Itaguá, Monte Castelo e Quixariú.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. (FONTE: IBGE) – Leitura Socorro Alves)

06 – SALITRE

Salitre – Histórico: O distrito de Salitre, que pertencia a Campos Sales –CE foi criado pelo Decreto estadual nº 448, de 20.12.1938. Sua elevação à categoria de município, construído de 3 distritos ( Salitre, Caldeirão e Lagoa dos Crioulos) se deu pela Lei estadual nº 11467, de 30.06.1988, tendo sua instalação ocorrido em 01.01.1989.
Seu primeiro prefeito foi o Sr. Francisco Pereira Filho ( 1º), mais conhecido por Neuclides, tido como o mentor da criação do município, sendo o seu vice, o Sr. Francisco Sales de Souza, de 1989 a 1993. De 1993 a 1996 salitre teve como gestor público o Sr, Cícero Antonio Albuquerque( 2º), tendo por Vice o Sr. José Adauto Pereira.
Em 1997, o Sr. Neuclides ( 3º)volta ao executivo de Salitre, deste feita, tendo por vice, o Sr. João leite Alencar, que administraram o município de 1997 a 2000, tendo Sr. Francisco Pereira Filho( 4º) se reelegido, passando para a 3º vez como prefeito da cidade( 2001 a 2004), mas por algum motivo, que não cabe aqui julgar, o prefeito Neuclides teve seu mandato cassado, tendo o vice assumido o restante do mandado, quando em 2005, o atual prefeito, o Sr. Agenor Manoel Ribeiro( 5º) assumiu o poder, juntamente com o seu vice, o Sr. João Costa e Silva,( 2005 a 2008) se reelegendo e se mantendo no poder até os dias atuais, no 6º período administrativo do município de Salitre.
Vale salientar que todos os gestores municipais foram pessoas naturais da própria comunidade.
Salitre tem hoje 15.453 habitantes, numa área de 804 Km2, sendo reconhecido como o maior produtor de mandioca do Ceará e tendo sua administração se destacado entre os 20 municípios cearenses que mas investem na educação de jovens e adultos, sendo este um dos motivos da visita dos pontasserrenses.
( Leitura: Mariazinha)


07 – SANTANA DO CARIRI
PARTE 01 -
Santana do Cariri Localiza-se na microrregião do Cariri, mesorregião do Sul Cearense, Região Metropolitana do Cariri, e está a 558 km da capital.
Sua população atual é de 16.863 habitantes, numa área de 768,768 km² e Foi criado em 1885. Com o título de Capital Cearense da Paleontologia
Destaca-se por possuir um vasto sítio arqueológico, onde já foram descobertas várias espécies de animais extintos. Abriga o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri. [6], o Casarão Cultural Felinto da Cruz Neves e Generosa Amélia da Cruz 1ª e única mulher prefeita de Santana até o momento, 1ª do Ceará e 2ª do Brasil. Igreja matriz de Senhora Sant'Ana" centenária e em estilo neo clássico, Pontal da Santa Cruz a 750m de Altitude.
Limita-se com: Araripe, Potengi, Altaneira, Assaré, Nova Olinda e Crato
HISTÓRICO
Antes de serem devassadas, as terras do atual Município de Santana do Cariri eram
habitadas por índios Buxixés, que dominavam a cordilheira do Araripe. Os primeiros colonos ali
se instalaram no fim do século XVII, guardando a tradição os nomes de João Alves Feitosa e
José Alves Cavalcanti, que fundaram fazendas de criação nas margens do riacho Brejo Grande.
Com o afluxo de moradores, foi erigida uma capela sob a invocação de Senhora Santana, no
mesmo local da atual Matriz.
Gentílico: santanense-do-cariri
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Santana do Brejo Grande, pela lei provincial nº
124, de 26-08-1838, subordinado ao município de Assare.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Santana do Brejo Grande, pela lei
provincial nº 2096, de 25-11-1885. Sede no núcleo de Santana do Brejo Grande. Constituído de
2 distritos: Santana do Brejo Grande e Nova Olinda.
Pela lei estadual nº 287, de 03-08-1896, a vila de Santana do Brejo Grande passou a
denominar-se Santana do Cariri.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída de 2 distritos:
Santana do Cariri e Nova Olinda.


SANTANA DO CARIRI - PARTE 02 –

Pelo ato de 26-12-1912, é criado o distrito de Brejo Grande e anexado ao município de
Santana do Cariri.
Pela lei estadual nº 1794, de 09-10-1920, o município de Santana do Cariri adquiriu o
extinto município de Quixará, como simples distrito.
Pela lei estadual nº 2359, de 26-07-1926, o distrito de Quixará deixa de pertencer ao
município de Santana do Cariri, sendo anexado ao município de Crato
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 3
distritos: Santana do Cariri, Brejo Grande e Nova Olinda.
Assim permanecendo em divisões territoriais de 31-12-1936 e 31-12 -1937.
Pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, o município de Santana do Cariri passou a
denominar-se Santonópole. Sob o mesmo decreto é criado o distrito de Boa Saúde com terras
desmembradas dos distritos de Santonópole e Nova Olinda e anexado ao município de
Santonópole.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943 o município já denominado
Santonópole ex-Santana do Cariri é constituído de 4 distritos: Santonópole, Brejo Grande, Boa
Saúde e Nova Olinda.
Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Boa Saúde passou a
denominar-se Araporanga.
Em divisão territorial datada de 1-07 -1950, o município é constituído de 4 distritos:
Santonópole, Araponga, Brejo Grande e Nova Olinda.
Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, o município de Santonópole voltou a
denominar-se Santana do Cariri.
Em divisão territorial datada de 1-07-1955, o município é constituído de 4 distritos:
Santana do Cariri, Araponga, Brejo Grande e Nova Olinda.
Pela lei estadual nº 3555, de 14-03-1957, desmembra do município de santana do Cariri o
distrito de Nova Olinda. Elevado à categoria de município.
SANTANA DO CARIRI – PARTE 03
Em divisão territorial datada de 1-07 -1960, o município é constituído de 3 distritos:
Santana do Cariri, Araponga e Brejo Grande.
Pela lei nº 6441, de 30-08-1963, desmembra do município de Santana do Cariri distrito
de Brejo Grande. Elevado à categoria de município com a denominação de Roquelândia. Pela lei estadual nº 6567, de 18-09-1963, é criado o distrito de Anjinhos e anexado ao
município de Santana do Cariri.
Em divisão territorial datada de 31-12 -1963, o município é constituído de 3 distritos:
Santana do Cariri, Anjinhos e Araponga.
Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Santana adquiriu o extinto
município de Brejo Grande, pois fora criado e não instalado, como simples distrito.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos:
Santana do Cariri, Anjinhos, Araponga e Brejo Grande.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-07 -1983.
Pela lei estadual nº 11327, de 04-05-1987, é criado o distrito de Dom Leme e anexado ao
município de Santana do Cariri.
Pela lei municipal nº 307, de 10-09-1990, foram criados os distritos de Inhumas e Pontal
da Santa Cruz e anexado ao município de Santana do Cariri.
Em divisão territorial datada de 1991 município é constituído de 7 distritos: Santana do
Cariri, Anjinhos, Araponga, Brejo Grande, Dom Leme, Inhumas e Pontal da Santa Cruz.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alterações toponímicas municipais
Santana do Brejo Grande para Santana do Cariri, alterado pela lei estadual nº 287, de 03-08-
1896.
Santana do Cariri para Santonópole, alterado pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938.
Santonópole para Santana do Cariri, alterado pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951.

FONTE: IBGE E WIKIPÉDIA (LEITURA: GRAÇA VALDEVINO, NEYLEANA E GRAÇA DE ELIOMAR
.

Nenhum comentário: