terça-feira, 29 de novembro de 2011

AL homenageia 19 cidades na oitava edição da Jornada Municipalista


A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta segunda-feira (28/11), a oitava edição da Jornada Municipalista, evento destinado a homenagear as cidades cearenses cuja emancipação política ocorreu em outubro. Compõem a lista os municípios de Aracati, Araripe, Cascavel, Caucaia, Cedro, Crato, Icó, Ipaporanga, Ipueiras, Itaiçaba, Jucás, Novo Horiente, Pacatuba, Penaforte, Quixadá, Solonópole, Tamboril, Tarrafas e Várzea Alegre.

O deputado estadual Sineval Roque (PSB) participou da solenidade e entregou placas comemorativas aos prefeitos dos municípios de Tarrafas, Araripe, Tamboril e Quixadá. “A Jornada é muito mais que um evento de homenagens. Esse é um momento oportuno para que gestores municipais, secretários de Estado e deputados discutam projetos importantes para os municípios”, avalia o parlamentar.

Desde o primeiro semestre, 126 localidades comemoraram aniversário no plenário da AL. Titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, citou as metas do Plano de Desenvolvimento Rural e Sustentável da Secretaria: trabalhar a convivência com o semiárido, capacitar lideranças de associações na gestão das atividades da agricultura familiar e implementar um projeto de desenvolvimento rural sustentável na zona rural.

Nelson Martins disse que o Governo trabalha com três eixos de atuação: linhas de crédito, disponibilização de novas tecnologias e escoamento da produção.Ele anunciou a criação de 63 novos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), a distribuição de 8 mil kits de irrigação e a possibilidade de o Estado executar 1.500 projetos de abastecimento d'água ou infraestrutura hídrica. Cada um no valor médio de R$ 120 mil, atendendo a até 40 famílias.

O titular da Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos (SRH), César Pinheiro, informou sobre a criação de mais dois Comitês de Bacias, elevando para 12 o número desses equipamentos no Ceará. “Somos os únicos que, se chegar água amanhã, temos como distribuí-la”, pontuou.

Pinheiro disse que a SRH está construindo barragens em diversos municípios. Como exemplo, citou Ipueiras, Antonina do Norte, Itapajé, Baixio, Madalena e Miraíma. “Para cada barragem, fazemos uma adutora”, frisou, quantificando em 138 o total de barragens do Estado e em 18 bilhões de metros cúbicos a capacidade de armazenamento do Ceará.

Fonte:

Assessoria de Comunicação da AL

Assessoria de Comunicação do gabinete do deputado estadual Sineval Roque (PSB)

Nenhum comentário: