sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Projeto em distrito do Crato vence Prêmio Itaú-Unicef



Projeto cearense é o grande vencedor da 9ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. O Verde Vida atua em comunidades rurais no distrito de Ponta da Serra, no Crato, abordando a garantia dos direitos de crianças e adolescentes

Garantir os direitos de crianças e adolescentes por meio de atividades que potencializam sonhos, ideias e ações. Com esse propósito, o projeto Ações Culturais para Povos Rurais chega às famílias de nove comunidades do distrito de Ponta da Serra, no Crato. E as transformações realizadas através do projeto receberam reconhecimento nacional, uma vez que a iniciativa foi a grande vencedora da 9ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. O projeto faz parte das ações da organização não-governamental (ONG) Verde Vida, com sede no Sítio Catingueira.
O trabalho realizado pela ONG inclui oficinas de capoeira, circo, idiomas, audiovisual, radiofusão, artes, reforço escolar e educação ambiental. Além disso, há o apoio à padaria comunitária administrada por jovens oriundos do projeto.

São mais de 250 crianças e adolescentes que participam das oficinas e atividades. Segundo a coordenadora do projeto, Lidiany Custódio, o prêmio permitirá a continuidade das ações, fortalecendo as oficinas já existentes. Ela lembrou que a viabilização do projeto acontece por meio de parcerias e editais, mas que, para 2012, ainda não estavam com recursos garantidos.

Assim, o prêmio do grande vencedor da iniciativa Itaú-Unicef, que inclui um valor de R$ 180 mil, não poderia ter vindo em melhor hora. O projeto já havia ganho a etapa regional, no valor de R$ 20 mil. Todos os recursos devem ser usados para execução das ações.

Foram realizadas 2.922 inscrições de todo o país para a premiação deste ano, 132 do Ceará. Para Lidiany, o papel do projeto também se alicerça no reconhecimento e valorização do próprio lugar, sua cultura e seus valores, questões discutidas com as crianças e adolescentes.

18 anos

A utopia da organização Verde Vida é “ver nossas crianças e adolescentes serem de fato a expressão de um semiárido cheio de esperança, onde é possível viver, brincar, trabalhar e ser feliz”.

E o trabalho foi iniciado pelo artista plástico Marcos Xenofonte. Ao retornar para o Crato e perceber que não existiam opções de desenvolvimento para as crianças que iam mal na escola e ajudavam os pais na roça, Marcos passou a trabalhar com artesanato e pintura com um pequeno grupo.

Desde esse momento, se passaram 18 anos, data a ser comemorada amanhã. E com notícias boas, que reconhecem o trabalho realizado e dão fôlego para que ele continue.
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O Prêmio Itaú-Unicef visa estimular o trabalho de organizações para a educação integral de crianças e adolescentes no Brasil, unindo comunidade, escola e família. O prêmio acontece a cada dois anos desde 1995. Os projetos participantes atendem diretamente crianças e adolescentes de 6 a 18 anos.
Saiba mais
Projetos vencedores da 9ª edição do Prêmio Itaú-Unicef
Grande vencedor nacional

Projeto Ações Culturais para Povos Rurais - ONG Projeto Verde Vida do Crato (CE)

Nacional de grande porte
Projeto Carpe Diem - ONG Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim de Mogi Mirim (SP)

Nacional de médio porte
Projeto Casa da Criança - ONG Casa da Criança do Morro da Penitenciária de Florianópolis

Nacional de micro porte
Projeto Circo da Alegria - ONG Associação de Pais Mestres e Funcionários de Toledo (PR)

Nacional de pequeno porte
Projeto Rios de encontro -ONG Associação dos Artistas Plásticos de Marabá (Galpão de Artes de Marabá – GAM) de Marabá (PA)


Menção Honrosa
Projeto Canto das Artes - ONG Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente de Palmas


Projeto TQT – Teclas que Transformam - ONG Grupo de Apoio Nisfram de Sumaré (SP)


Projetos cearenses que já ganharam o Itaú-Unicef em edições anteriores:
1997 - Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Fortaleza.

1999 - Programa Escola de Cidadãos – Comunicação e Cultura, Fortaleza.
2003 - Edisca, Fortaleza.2009 - Projeto Aprendendo com Arte – Fundação Social Raimundo Fagner, Fortaleza.

Samaisa dos Anjos
samaisa@opovo.com.br
Fonte: Jornal o POVO

Nenhum comentário: