segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mirem-se no exemplo de Salitre




Pelo que a Comunidade de Ponta da Serra viu de perto , em Salitre – CE, no modo de administrar do prefeito Agenor Ribeiro( PT), acredita-se que seria importante que outros distritos que pleiteiam sua emancipação fizesse o mesmo: fossem conhecer essa experiência.
Numa avaliação realizada ainda dentro do ônibus, no percurso Nova Olinda – Crato, a comitiva, formada de 41 pessoas, fez uma avaliação geral da visita( ou peregrinação), como também, a RPS- Radiodifusora Ponta da Serra, através do seu diretor, Antonio Correia Lima e do radialista Antonio Dionísio , na manhã deste domingo, fez , também, uma avaliação da visita.
Algumas pessoas da comunidade de Ponta da Serra, que não tiveram a oportunidade de ver de perto essa experiência, à medida que vão tomando conhecimento dos fatos vão dando, também, sua opinião, que é o caso do Dorgival, “vendedor da sorte”que traz nas veias o humor do folclórico Chapeado Noventa, seu tio, ao dizer: “ eita! uma cidadezinha dessa sem água e com um prefeito desonesto mata o povo de sede”.
A avaliação da comitiva, apesar de ter girado em torno da receptividade da equipe do Prefeito Agenor Ribeiro, estende – se , também, à equipe do Padre José Wilton Leite( reitor do seminário), do Padre Cícero José da Silva, da Capela de São Francisco, em Salitre.
Para Antonio Dionísio, radialista , “o prefeito de Salitre, pela sua simplicidade e atuação à frente do poder público dessa cidade, é nota 10”.
Para Edval Cirilo,um autodidata, que é aposentado, mas que está aproveitando o seu tempo de velhice para escrever crônicas, e que num pequeno espaço de tempo já escreveu mais de 100, o passeio, e principalmente, o contato com o Prefeito Agenor “ foi muito proveitoso,pois, tudo que foi comentado lá tem sentido em relação ao futuro de Ponta da Serra, e nós temos capacidade de fazer a mesma coisa. Foi uma grande aula de política”. Disse Edval.
“Alí foi mostrado como se deve trabalhar, mas , o que mais me impressionou foi o fato desse município, tão pobre, efetuar o pagamento do piso salarial nacional, coisa que o governador do Estado e professores vivem numa briga eterna, e não chega a uma conclusão”, assim se expressou Nonato Sátiro, sindicalista e membro da AMEPS – Associação do Movimento Emancipalista de Ponta da Serra.
Para Fernando Valdevino, bancário aposentado e membro da diretoria da AMEPS “ a política que a gente fez hoje é ela na sua mais pura expressão, pois, política é a administração do bem coletivo”. Fernando ressaltou, também, a união do grupo, a acolhida em todos os locais por onde passamos, a participação das meninas do coral, que nos acompanharam até o cruzeiro de São Francisco, os esclarecimentos da jovem sobre a história da Menina Benígna. Ele termina dizendo: “eu fiquei encantado, e hoje, foi um dia em que aprendi muito”
Para Fatima Brasil Agente de Saúde, líder comunitária e colaboradora do Jornal Ponta da Serra: ” o que mais me chamou a atenção é que o interesse desta comunidade reunida hoje aqui é um objetivo único pelo bem estar da política da futura cidade de Ponta da Serra. Que todos nós com o mesmo objetivo vamos lutar para que um dia quando Ponta da Serra for cidade a gente tenha o exemplo lindo de fazer política como tem Salitre”.
Mário Correia de Oliveira ( Marinho) aposentado da Caixa Econômica, advogado e vice presidente da AMEPS , que já havia feito sua explanação a respeito do prefeito Agenor, lá em salitre, no momento da fala deste, aqui ele faz uma análise sobre o grupo, agradecendo aos organizadores do evento pela oportunidade, que cada um teve de conhecer mais um pouco do outro, sendo, portanto, um enriquecimento para todos. E ainda sobre o prefeito Agenor, Marinho, mais uma vez ressalta a sua demonstração de humildade , e que tudo fez para falar na” língua que o povo entende”
“ O que vimos hoje em salitre foi a valorização do ser humano dentro da política de um município novo, mas pensado, que trabalha com os recursos humanos do próprio município” assim se expressou José Ildo da Silva, ex – presidente do S TR – Crato, e membro da AMEPS.
Para Francisco Félix Bernardo, lojistas em Crato e membro da AMEPS “ o prefeito de Salitre mostrou para todos nós que é povo e faz parte daquela comunidade. Tivemos uma demonstração que somos capazes de renunciar aos nossos projetos pessoais em favor dos projetos coletivos, pois, é assim que se cria um município.”
Socorro Alves Fernandes, funcionária pública lotada na Secretaria de Educação do município do Crato, ex – diretora do Ginásio de Ponta da Serra, e membro da AMEPS, ressaltou a dedicação das pessoas que atuaram nos setores de recepção, em especial, no almoço, oferecido pelo poder público e a Igreja em Salitre.
Na sua fala emocionante a professora Ana Paula Brito Leite, ex – diretora do ginásio, e membro da AMEPS ressaltou as qualidades do prefeito Agenor, com sua simplicidade, humildade, singeleza e sabedoria, diferentemente de algumas pessoas do nosso município que ao assumir algum cargo público se acha o mais importante do mundo. Para ela o prefeito Agenor deu uma lição de cidadania.
A professora Joana Darc Pereira, ex – diretora do ginásio de Ponta da Serra e uma das pessoas que encabeçaram o movimento emancipalista, na década de 1990, diz que , após ouvir do prefeito Agenor que iniciou sua administração investindo em educação, volta para casa com uma grande preocupação, vendo a eminência de ser fechado o turno noturno do ginásio de Ponta da Serra , pelo fato de estar havendo uma grande evasão escolar.
A Professora Maria das Graças Valdevino, membro da AMEPS destaca a importância doa E.E. M. Joaquim Valdevino de Ponta da Serra, que assim como em Salitre também é um modelo em educação,
O Padre Ricardo, vigário paroquial em Ponta da Serra diz que foi um maravilhoso dia, ao mesmo tempo em que convoca a todos a participarem de alguns eventos voltados para a juventude que acontecerão nesses dias na comunidade.
Para finalizar, Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo, REITOR DO Santuário Diocesano de Crato, que foi vigário em Ponta da Serra por 27 anos, e uma das pessoas que mais tem lutado pela emancipação deste distrito, desde 1990, sendo, também, membro da diretoria da AMEPS,ressalta a promessa feita anteriormente em ajudar na formação política do povo de Ponta da Serra,sendo, portanto, esse projeto de hoje o passo inicial. Em tom emotivo, ele se diz está muito mais feliz por este dia, ao ver a realidade de uma cidade pequena que valoriza o ideal de uma política, ao mesmo tempo em que convoca a todos para se empenharem em derrubar o tipo de política ultrapassado que ainda existe na comunidade de Ponta da Serra.
Está aí , portanto, uma síntese da avaliação do passeio a Salitre, um misto de Política, Religião e Cultura, que em muito contribuiu na convicção de que é possível se fazer também no futuro município de Ponta da Serra algo parecido com o que acontece nesse pequeno município, basta querermos, e para isso teremos que fazer uma verdadeira revolução no sentido de tentarmos conscientizar o resto da população de que somos capazes.
Cabe agora à AMEPS explorar esse momento, trazendo até aqui o prefeito Agenor e sua equipe para que as pessoas que não tiveram a mesma oportunidade que nós, vejam de perto o depoimento do prefeito sobre sua experiência em Salitre, que está sendo muito bem avaliada, principalmente, no setor Educação. Vontade de cooperar com o nosso movimento foi o que mais a equipe do Prefeito Agenor expressou.

VEJA AS 100 AÇÕES DO PREFEITO AGENOR RIBEIRO.
CASO NÃO CONSIGA AMPLIAR A IMAGEM ABAIXO, PROCURE BAIXAR PARA MINHAS IMAGENS DO SEU PC






Nenhum comentário: