quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Notícias do Crato, 30.11.2011

PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DIA 30.11.2011
Inaugurada em Crato Casa de Mediação

Foi inaugurada ontem, terça, 29, em Crato, pela Secretaria de Justiça do Ceará, a Casa de Mediação que vai funcionar em parceria com o Conselho Comunitário de Defesa Social CCDS. A casa fica a 50 metros do prédio sede do Fórum Hermes Parahyba, na Travessa Iguatu, S/N, no Bairro São Miguel e tem o objetivo principal de promover o desafogamento do sistema judiciário, prestando serviços auxiliares no encaminhamento a órgãos como a Promotoria de Saúde Publica, Centro de Atenção de Psicossocial, Conselho Tutelar e muitos outros. A Casa de Mediação tem vinculo com o Ministério Publico e seu agente principal é a própria comunidade atuando na resolução de seus problemas e evitando com isto a surgimento de processos e assim, desobstruindo a pauta de julgamento no Poder Judiciário.

A Casa de Mediação além da atuação dos defensores públicos, prestará serviços de mediação comunitária com o objetivo de fazer com que os assistidos cheguem a solução do conflito sem a necessidade de interpor ação judicial. Os próprios litigantes, por intermédio do mediador, resolvem a divergência e encontram o caminho mais adequado na resolução da questão. Na solenidade de inauguração estavam as autoridades judiciárias e políticas do município do Crato e representantes do Ministério Publico.

A defensora publica geral do Ceará, Francilene Gomes de Brito Bessa, destacou a importância da parceria com a administração municipal, Samuel Araripe, na instalação da instituição no município. O secretário de Planejamento e Administração do Crato, Christiano Siebra representou Samuel Araripe na solenidade e em seu discurso disse que a iniciativa da Defensoria Publica disseminará, no decorrer da execução do projeto, a cultura do diálogo, o que representa um avanço em busca da boa administração dom conflito e de solidariedade humana. Para Christiano, a cultura de paz deve ser implantada em toda a sociedade, pois o individuo reflete continuamente os atos que presencia no transcorrer de sua criação, disse o secretário.


Sistema Zona Azul será instalado no Crato logo após termino das obras das praças.

O sistema rotativo de estacionamento (Zona Azul) vai ser instalado no Crato logo assim que forem concluídas as obras de modernização das praças e ruas centrais. A informação foi do diretor do Departamento Municipal de Transito ( DEMUTRTAN ), Luiz Joatan de Sousa, por determinação do prefeito Samuel Araripe. Joatan explicou que tão logo as obras sejam entregues e DEMUTRAN iniciará os serviços de sinalização horizontal e tomará outras providencias necessárias para que o sistema seja implantado. Disse ainda que, após a instalação do Zona Azul, motoristas e pedestres irão ter 30 dias como período de adaptação, ocasião em que receberão informações por meio de panfletos de como será o funcionamento do sistema. Após isso, o DEMUTRAN passará a emitir o cartão.

O diretor do Departamento Municipal de Transito também informou que acaba de adquirir alguns semáforos que vão ser instalados em alguns locais da cidade como, por exemplo, na Avenida Teodorico Teles ( após a casa de saúde São Raimundo ), outro no cruzamento das ruas Tristão Gonçalves com Almirante Alexandrino e o terceiro no cruzamento das ruas São José com Monsenhor Esmeraldo. Os equipamentos já foram homologados pelo Departamento Estadual de Transito DETRAN e já estão em poder do DEMUTRAN. Conforme Joatan, o prefeito Samuel Araripe está intervindo junto a Superintendência estadual do DETRAN no sentido de conseguir outros semáforos para serem instalados em locais igualmente conflituosos

Conselho de Assistência Social Do Crato realiza reunião próxima sexta-feira
O Governo do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, convidam membros da Diretoria Executiva, membros associados e representantes dos usuários, para participar de uma importante reunião ampliada a ser realizada nesta sexta feira, dia 02 as 9 horas, no anfiteatro do Centro Cultural do Araripe no Largo da RFFSA. Na ocasião, os participantes serão orientados sobre as inscrições e organizações das entidades de acordo com a resolução 16 do Conselho Nacional de Assistência Social(CNAS) e Tipificação de Entidades Socioassistênciais.

Consultores do BIRD visitam obras no centro do Crato

Acompanhados por técnicos e engenheiros da Prefeitura do Crato, membros dos grupos gestores do Estado e do município, os consultores do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento BIRD, estiveram ontem, terça-feira, 29, realizando visita técnica as obras de requalificação urbana do centro da cidade do Crato, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional – projeto cidades do Ceará/Cariri Central. Ficou acertada a liberação das Praças Juarez Távora, Siqueira Campos e as Ruas João Pessoa e Miguel Limaverde, no inicio de dezembro com a finalidade de dar mais tranqüilidade aos lojistas nas vendas do período natalino e ano novo e mais comodidade aos clientes. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas SINDLOJAS, Duda Alencar, a notícia vem tranqüilizar os lojistas e empresários que estão preocupados com o baixo volume de negócios nesse período de maior venda.

Para a segunda etapa da obra, Praças da Sé e Alexandre Arrais, já foi montado o cronograma que deverá começar após as festividades do Natal. Para o secretário do meio ambiente e controle urbano do Crato, Nivaldo Soares Almeida, a visita dos consultores do BIRD e do governo do Ceará foi bastante proveitosa. Foi a oportunidade de se verificar alguns detalhes atinentes ao andamento dos serviços. Todos ficaram otimistas, segundo Nivaldo, em relação a previsão de inauguração das obras que seja dentro do menor espaço de tempo possível, como querem o prefeito Samuel Araripe e o governador do Estado, Cid Ferreira Gomes. Para o secretário, o incomodo causado até aqui durante a execução do projeto, será recompensado quando as obras ficarem prontas que, diga-se de passagem, é um projeto arrojado, inovador, moderno e de uma magnitude sem precedentes, concluiu Nivaldo Soares.

As obras começaram em julho passado com previsão de serem concluídas em 7 meses e estão dentro do prazo legal. O pequeno atraso ocorrido é justificável em função de alguns acontecimentos como, chuvas inesperadas e alem da própria estrutura existente no local como, por exemplo, cabos de fibra óptica que exigiu todo um tratamento especial da parte construtiva. Os consultores disseram que a obra está sendo razoavelmente bem conduzida e a idéia é que a área seja liberada dentro do previsto para que os clientes tenham acesso tranqüilo as lojas.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário: