domingo, 6 de novembro de 2011

Biografia de Ambrósio Ferreira Lima



Ambrósio Ferreira é filho de Antonio Ferreira Lima e Adelice Correia Lima, formado em Administração de Empresa, pela Universidade Federal do Ceará, casado com a Farmacêutica Antonia Lima com quem tem três filhas: Andréa Micaelle, Aline Mabel e Anne Maiane. É católico praticante, um apaixonado pela vida, pela solidariedade e fraternidade.

Primeiros Desafios
Ambrósio nasceu na Ponta da Serra em 06.10.52, Distrito do Crato-Ce, primeiro filho de pais agricultores, trabalhou na roça durante 15 anos. Cultivava arroz, algodão, cana-de-açucar, milho e feijão. Foi vaqueiro e motorista de carro de boi. Com doença grave, seu pai ficou internado no Hospital das Clínicas em Fortaleza, durante seis meses, quando o Ambrósio, com apenas 19 anos, teve que cuidar de 12 irmãos e da mãe, além da avó e uma tia. Nesse período, substituiu seu pai na gerência da fazenda, onde morava e manteve no mesmo ritmo as atividades rurais de seu pai. Como agricultor participou ativamente do sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, inclusive disputando a presidência da entidade. Ambrósio fez o terceiro ano primário três vezes, porque não queria parar de estudar e não havia no distrito as séries seguintes e nem seus pais tinham condições financeiras para custear os estudos na cidade de Crato. Concluiu a 8ª série com 21 anos de idade. Foi presidente do Grupo de Jovens da Ponta da Serra, entidade promotora do Festival Regional da Juventude, evento cultural e esportivo que mobilizava a juventude, na semana do carnaval, no atletismo, folclore, teatro e música. No Colégio, foi presidente do Grêmio Estudantil do Ginásio Professor Bizerra de Brito, onde estudou da 4ª a 8ª série.
Primeiro Emprego
Abandonou os estudos fazendo o 2º científico, quando passou no concurso da COELCE e foi trabalhar como Operador de Subestação na cidade de Orós-Ce. Em Orós, permaneceu 03 anos, engajou-se nas pastorais da igreja católica, participando do grupo de jovens da paróquia. Estudou por correspondência e fez o supletivo do 2º grau em Fortaleza, aprovado em todas as matérias da primeira vez. Ensinou Português durante dois anos no colégio da CNEC de Orós. Em sua estada em Orós, Ambrósio leu todos os livros literários da pequena biblioteca pública da cidade, inclusive coleções inteira de Jorge Amado, José de Alencar, Graciliano Ramos, Machado de Assis e Mil e Uma Noites. Estudou muito e conseguiu passar no concurso do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Funcionário do Banco do Brasil - Catolé do Rocha-PB
Em janeiro de 1978, Ambrósio assumiu o cargo de escriturário do Banco do Brasil de Catolé do Rocha-Pb. Com menos de dois meses no novo emprego em Catolé do Rocha-Pb, aconteceu a morte de seu pai, deixando 09 filhos menores com a mãe. Diante daquela tragédia, Ambrósio tomou a decisão mais importante de sua vida: alugou uma casa, comprou um fogão e uma geladeira e trouxe para morar em Catolé a mãe e os 09 irmãos pequenos. Foi presidente da AABB e professor no Colégio Dom Vital nas disciplinas de contabilidade bancária, contabilidade comercial e matemática. Em 1980, transferiu-se para o Banco do Brasil de Caucaia-Ce.

A Trajetória em Caucaia/CE
Ao chegar em Caucaia, logo assumiu a presidência do Conselho Paroquial, coordenou o Encontro de Casais com Cristo-ECC e fundou o Dízimo da Paróquia de Caucaia. Participou da UJEC-União dos Jovens Estudantes de Caucaia e foi diretor durante cinco anos do Conselho Comunitário do Parque Tabapuá. No Banco do Brasil, foi gerente do FUNDEC-Fundo de Desenvolvimento Comunitário do Banco do Brasil, do programa de promoção das comunidades rurais carentes e do Projeto São Vicente em parceria com a SUDENE. Foi presidente do Partido dos Trabalhadores de Caucaia e vereador pelo PT de Caucaia no período 2001/2004. Também foi diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará.
Foi secretário municipal da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Caucaia durante o período de 02/01/09 a 11/10/11.
Ambrósio está aposentado pelo Banco do Brasil desde 2004. Atualmente é empresário do ramo de farmácias, consultor de empresas, educador da Fundação Banco do Brasil, presidente da SUPERPHARMA - Associação de Farmácias e Drogarias do Ceará e Secretário Municipal de Educação do município de Caucaia desde 13/10/11.

Nenhum comentário: