domingo, 16 de janeiro de 2011

2º Concerto de Ponta da Serra e a retrospectiva do trabalho do professor Galdino em Ponta da Serra


Realizou-se na noite deste dia 15.01, na Igreja Matriz de São José Operário de Pon ta da Serra, com início às 19:30, 0 2º Concerto de Ponta da Serra, , regido pelo Prof. Galdino, que desde 2007, vem ministrando aula de música para crianças, adolescentes e adultos dessa comunidade, graças a um projeto mantido pela Paróquia de São José Operário, desde as comemorações dos 50 anos de criação do Distrito e 40 de criação da paróquia, ocorrido em novembro 2007.

O evento foi aberto pelo Pároco Padre Raimundo Ribeiro e apresentado por Ana Paula Brito Leite. O Concerto foi dividido em duas partes: primeiramente, a apresentação dos alunos do curso de flauta doce e em seguida , os alunos do curso de canto - coral.

É importante que se destaque a colaboração da equipe, que desde o início muito trabalha para que tudo aconteça, principalmente o Mano Valdevino e a Ana Paula Brito Leite. Não se esquecendo dos esforços do Monsenhor Bosco em manter este projeto, o que se espera, também do novo pároco, Padre Ribeiro e que c

Finalizando, o professor Galdino agradeceu aos presentes pelo prestígio a mais um evento e se prontificou a dar continuidade ao seu trabalho.

Realizou-se, na noite de hoje, 26.12, o I Concerto Natalino de Ponta da Serra, regido pelo Prof. Galdino, que desde 2007, vem ministrando aula de música para crianças e adolescentes da nossa comunidade, graças a um projeto mantido pela Paróquia de São José Operário, desde as comemorações dos 50 anos de criação do Distrito e 40 de criação da paróquia, ocorrido em novembro 2007.

O evento se deu na Matriz e teve início às 19:30. A abertura foi realizada por Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo, tendo como apresentadores Mano Valdevino e Ana Paula Brito Leite, contando com as seguintes apresentações:

Coral Infantil;

Bárbara Gomes de Morais - Voz e violão;

Evilânio Juca - Teclado;

Elias e Ludmília - Teclado;

Brisa Brito - teclado;

Aline Nataniele - Teclado;

Tatiane Ribeiro - Voz;

Williams - Teclado;

Marineide Alves - Acordeon;

Solibel Amsemble( Marisa, Isadora, Francine, Fábio e Wesley);

Dueto Solibel ( Fábio e Wesley);

Orquestra de Flauta doce;

Coral Adulto.

O evento foi realizado pela Paróquia de São José Operário, tendo o apoio da Escola de Música Elam Cariri, Solibel - Sociedade Lírica do Belmonte, Pólo de Atendimento Vereador Edvardo Ribeiro da Silva, E.E.I.E.F. Prof. José Bizerra de Brito e Projeto Verde Vida.

Antonio Correia Lima 0 comentários




O professor e maestro Galdino encerrou suas atividades musicais de 2008 em nossa comunidade com o belíssimo “Concerto de Natal de Ponta da Serra” que se realizou na Matriz de São José Operário, nesse dia 24, antecedendo a missa do natal celebrada por Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo.

O concerto contou com a apresentação dos alunos do “Canto coral (adulto e infantil)”, de “Flauta Doce” e de Violinos do Projeto Verde Vida.
Participações especiais de Marisa (irmã de Galdino), na flauta transversal; Antonio de Aluízio, no violão; Chichico, na percussão; Doda, no cavaquinho e Bárbara, no violão.
Devemos dizer que o curso de canto coral (adulto)e o de flauta doce foram custeados ainda com recursos de sobra da festa dos jubileus de Ponta da Serra realizada no ano de 2007.




PROFESSOR GALDINO, UM AMIGO DE PONTA DA SERRA - 2008

Cícero Antonio Galdino Nascimento, conhecido por Galdino, nasceu em Crato e é filho de Luiz Galdino de Oliveira e Maria do Nascimento Galdino.
Formação Musical: Iniciou seus estudos musicais ainda criança, na Escola de Educação Artística Heitor Vilas – Lobos (Solibel) que tem como fundador o Ilustre Maestro e Monsenhor ágio Augusto Moreira (Padre Ágio), de quem herdou grande apreço pela arte da boa música.
Participou de inúmeros cursos na área como ”Clarinete”, ”Flauta Doce”, musicalização infantil, Teoria Musical “canto coral, História e evolução da música para professores, Teclado popular e Piano popular entre outras.
Atualmente Antonio Galdino atua como membro participante da Orquestra Filarmônica Padre David Moreira, é regente auxiliar do Coral Santa Cecília da Solibel, e regente do Coral da Escola de Música Élan Cariri, onde ministra aulas de Sax, Clarinete, Flauta Doce Soprano, Teclado Popular, Teoria Musical e Canto Coral.
Cursou Clarinete no II Festival de Música de Câmera do Centro Sul e Vale do Salgado, realizado nas cidades de Iço e Iguatu com a professora Paula Van Góes da Nicholes States University – New Orleans – Estados Unidos – Piano Popular e Laboratório de Canto Coral no IV Festival de Música da Ibiapaba em Viçosa do Ceará. Atualmente está cursando Piano Clássico no complexo Cultural Schoenberg.
O Professor Galdino diz “está muito satisfeito e feliz com o trabalho que vem realizando em nossa comunidade”, pois, “Ponta da Serra é um daqueles lugares onde você se sente abraçado, um lugar de gente simples e hospitaleira que te recebe sempre com um belo sorriso. É um recanto invejável, atraente e muito aprazível que encanta pela sua paisagem natural e principalmente pela beleza de sua gente. É uma comunidade muito musical que parece uma grande orquestra desenvolvendo uma única melodia através de instrumentos distintos e simultâneos, seguindo a batuta do Ilustre Monsenhor João Bosco Cartaxo. Quero dizer que pra mim é motivo de muita alegria fazer parte desta ‘orquestra’”.
O professor continua dizendo que “tudo na vida tem um tempo certo para acontecer e foi exatamente durante o jubileu o momento que Deus escolheu e me deu a oportunidade de compartilhar os meus conhecimentos, de aprender mais ainda, de ver e sentir a musicalidade e a sensibilidade desta gente para as artes, seja na música, na poesia, na dança. Enfim, a Ponta da Serra já é um referencial cultural da região, basta ver a diversidade de artistas e as manifestações culturais existentes. È preciso incentivar mais e mais e criar oportunidades que sem dúvida haverá um progresso muito grande na comunidade e todos ganham com isso”.
“Não podemos esquecer a iniciativa da comissão de cultura do Jubileu que trouxe a semente musical até às pessoas, estimulando o conhecimento musical através das aulas de flauta e canto coral, bem como as atividades desenvolvidas pelo Projeto Verde Vida, que vem ampliando e fortalecendo a prática cultural local”, diz Galdino.
Continua dizendo que “a música eleva a alma nos faz ficar mais próximo de Deus, restitui – nos a paz e a calma e nos faz sentir que vale ser bom. Podemos ajudar muito o próximo, dando um pouco de si mesmo, com boa vontade e fé no Divino Mestre”.
Finalmente, diz o professor Galdino: “acredito muito no potencial musical do povo de Ponta da Serra, e se Deus permitir eu quero dar continuidade e fortalecer mais ainda o desenvolvimento musical e promover as pessoas através da prática musical. Neste momento a novidade é o Curso de Violino promovido pelo Projeto Verde Vida que atende a crianças e daolescentes de Ponta da Serra e comunidades vizinhas, além das oficinas de flauta doce, teoria musical e canto coral já iniciados. A minha idéia juntamente com o Projeto Verde Vida é favorecer uma ‘camerata de cordas’ com vilolinos, violas, Cellos e contrabaixos, aproveitando a semente musical lançada nestes treinos”.

Antonio Correia Lima 0 comentários

DOMINGO, 21 DE JUNHO DE 2009

210609 - DOMINGO MUSICAL

conteceu na manhã deste domingo, 21.06, nas dependências do salão paroquial, da igreja e da casa de Zé Valdevino, na sede do Distrito de Ponta da Serra, contando com a participação de 30 jovens de várias comunidades, um momento musical, ao que se denominou de Domingo Musical, objetivando selecionar alguns jovens por níveis de percepção musical para dar início a um curso de Violão e Teclado.
Há um ano e dez meses, o Professor Galdino vem ministrando aulas semanais de Canto Coral e Flauta doce na comunidade graças a sobras de recursos provenientes da festa dos jubileus de ponta da Serra, ocorrido em 2007.
Três professores da Solibel e um do Projeto Verde Vida estiveram ministrando o “aulão” de hoje de onde foram tiradas duas turmas, uma de violão, outra de teclado.
A primeira aula de violão se dará no próximo sábado, 27, às l4 horas, no salão paroquial.
Para que aconteça com sucesso os referidos cursos os coordenadores contarão com as parcerias da Paróquia e Projeto Verde Vida, como também , com a contribuição mensal de vinte reais por parte de cada aluno.
A organização é do professor Galdino, Ana Paula Brito Leite e Mano Valdevino, que comunicam que ainda tem vaga para quem interessar aprender a tocar violão ou teclado.



2 comentários:

Arcoiris No Horizonte disse...

Quanto mais vejo sobre minha terra, seja atual ou passado sinto um orgulho danado, só fico é mais magoada por tudo ter perdido de participar de perto e quem sabe ter até sido uma participação bem ativa, pois sou solidária e gosto de estar sempre participando de eventos por natureza.
Obrigado amigo Antonio por estar sempre me deixando ficar um pouco minha gente.
Um abraço
Íris Pereira

Antonio Correia Lima disse...

Obrigado Irismar pela visita e comentário