domingo, 21 de setembro de 2008


PROFESSOR GALDINO, UM AMIGO DE PONTA DA SERRA


Cícero Antonio Galdino Nascimento, conhecido por Galdino, nasceu em Crato e é filho de Luiz Galdino de Oliveira e Maria do Nascimento Galdino.
Formação Musical: Iniciou seus estudos musicais ainda criança, na Escola de Educação Artística Heitor Vilas – Lobos (Solibel) que tem como fundador o Ilustre Maestro e Monsenhor ágio Augusto Moreira (Padre Ágio), de quem herdou grande apreço pela arte da boa música.
Participou de inúmeros cursos na área como ”Clarinete”, ”Flauta Doce”, musicalização infantil, Teoria Musical “canto coral, História e evolução da música para professores, Teclado popular e Piano popular entre outras.
Atualmente Antonio Galdino atua como membro participante da Orquestra Filarmônica Padre David Moreira, é regente auxiliar do Coral Santa Cecília da Solibel, e regente do Coral da Escola de Música Élan Cariri, onde ministra aulas de Sax, Clarinete, Flauta Doce Soprano, Teclado Popular, Teoria Musical e Canto Coral.
Cursou Clarinete no II Festival de Música de Câmera do Centro Sul e Vale do Salgado, realizado nas cidades de Iço e Iguatu com a professora Paula Van Góes da Nicholes States University – New Orleans – Estados Unidos – Piano Popular e Laboratório de Canto Coral no IV Festival de Música da Ibiapaba em Viçosa do Ceará. Atualmente está cursando Piano Clássico no complexo Cultural Schoenberg.
O Professor Galdino diz “está muito satisfeito e feliz com o trabalho que vem realizando em nossa comunidade”, pois, “Ponta da Serra é um daqueles lugares onde você se sente abraçado, um lugar de gente simples e hospitaleira que te recebe sempre com um belo sorriso. É um recanto invejável, atraente e muito aprazível que encanta pela sua paisagem natural e principalmente pela beleza de sua gente. É uma comunidade muito musical que parece uma grande orquestra desenvolvendo uma única melodia através de instrumentos distintos e simultâneos, seguindo a batuta do Ilustre Monsenhor João Bosco Cartaxo. Quero dizer que pra mim é motivo de muita alegria fazer parte desta ‘orquestra’”.
O professor continua dizendo que “tudo na vida tem um tempo certo para acontecer e foi exatamente durante o jubileu o momento que Deus escolheu e me deu a oportunidade de compartilhar os meus conhecimentos, de aprender mais ainda, de ver e sentir a musicalidade e a sensibilidade desta gente para as artes, seja na música, na poesia, na dança. Enfim, a Ponta da Serra já é um referencial cultural da região, basta ver a diversidade de artistas e as manifestações culturais existentes. È preciso incentivar mais e mais e criar oportunidades que sem dúvida haverá um progresso muito grande na comunidade e todos ganham com isso”.
“Não podemos esquecer a iniciativa da comissão de cultura do Jubileu que trouxe a semente musical até às pessoas, estimulando o conhecimento musical através das aulas de flauta e canto coral, bem como as atividades desenvolvidas pelo Projeto Verde Vida, que vem ampliando e fortalecendo a prática cultural local”, diz Galdino.
Continua dizendo que “a música eleva a alma nos faz ficar mais próximo de Deus, restitui – nos a paz e a calma e nos faz sentir que vale ser bom. Podemos ajudar muito o próximo, dando um pouco de si mesmo, com boa vontade e fé no Divino Mestre”.
Finalmente, diz o professor Galdino: “acredito muito no potencial musical do povo de Ponta da Serra, e se Deus permitir eu quero dar continuidade e fortalecer mais ainda o desenvolvimento musical e promover as pessoas através da prática musical. Neste momento a novidade é o Curso de Violino promovido pelo Projeto Verde Vida que atende a crianças e daolescentes de Ponta da Serra e comunidades vizinhas, além das oficinas de flauta doce, teoria musical e canto coral já iniciados. A minha idéia juntamente com o Projeto Verde Vida é favorecer uma ‘camerata de cordas’ com vilolinos, violas, Cellos e contrabaixos, aproveitando a semente musical lançada nestes treinos”.

Nenhum comentário: