sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cidade de Crato vive sua maior enchente desse últimos 50 anos, na madrugada deste dia 28- Por Antonio Correia Lima

01 - Já no final da tarde do dia de ontem é que cheguei à residência dos meus familiares, uma casa de frente para a rua Sagrada Família e saida para a Av, José Alves de Figueirêdo, acima da Escola do Círculo Operário, antiga garagem da prefeitura, quando vim constatar de que realmente a enchente foi acima das ocorridas nesses últimos 50 anos.
A imagem acima mostra o enorme volume de barro/areia que se acumulou no pé da ladeira de São José, em frente à ponte de ferro que a enchente levou.

TODAS AS FOTOS FORAM FEITAS NO PERÍODO DA TARDE, DE 14 ÀS 17HS. DO DIA 28

02 - A imagem acima mostra o volume de pedras que se acumularam, no leito do rio, depois da ponte citada acima
03 - Aqui,à direita do canal, uma cratera já existente, aumentada com as chuvas que cairam na noite do dia 27 para o dia 28, na cidade do Crato, de aproximadamente, 163 mm


04 - As três imagens acima registram a segunda maior cratera provocada pelo grande temporal da madrugada deste dia dia 28, num ponto crítico do canal, que fica antes do Tiro de Guerra e do Ceja


05 - As três imagens acima estão indicando outras crateras no canal, no trecho acima da ponte do Tiro de Guerra, em frente ao Colégio Objetivo

06 - Presença das autoridades: O Governador em exercício, Domingos Filhos, o Chefe de Gabinete Ivo Ferreira Gomes, o Secretário das Cidades, Camilo Santana, juntamente, com o Prefeito Municipal, Samuel Araripe. Presentes , também, o Deputado Federal José Arnon Bezerra, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Florisval Coriolano, o líder político José Ailton Brasill, e outras lideranças do município.

07 - As fotos acima mostram a maior cratera, que sem dúvidas, provocou as demais, noutro ponto crítico do carnal, na curva para chegar à ponte da Integração, ao lado da Igreja de N.S. de Fátima, do Pimenta, que por sinal, por pouco, não se foi com a fúria das águas da maior enchente dos últimos 50 anos do rio Grangeiro.
08 - Este trecho intacto fica entre duas grandes crateras, que suportou os mesmos impactos. Há de se perguntar: porque num mesmo terreno a obra se mostra resistente num trecho e noutro, não.
09 - Esta imagem, em frente ao Colégio Objetivo, mostra as duas partes do canal que nos referimos no ítem anterior.
10 - ATENTEM PARA ESTE DETALHE: Num inverno passado, nesse trecho em destaque, formou-se uma enorme cratera, tomando toda a rua, ficando a poucos palmos do edifício, visto à frente. Acontece que a empresa que recuperou o dano, fez um serviço de má qualidade, e nas primeiras chuvas, a enchente leva mais uma vez essa parte do canal.
O construtor do prédio em destaque, que por sinal morava na esquina desse quarteirão, conhecido popularmente por "Zé Pedreiro", que construiu muitos prédios no centro da cidade,
se prontifica a realizar a obra, garantindo o seu serviço, e aí está, já por alguns anos a marca da sua responsabilidade como construtor.
Aí há se perguntar mais uma vez: porque este trecho resistiu bem mais impacto que os anteriores e não se desmanchou.
11 - Um detalhe que me chamou a atenção: já mais de 5 hs, da tarde,vários postes no decorrer do canal com esse tipo de entulho, e pelo visto deve ter passado a noite. Por sinal, nesse trecho, do lado esquerdo, onde moram meus familiares, houve um grande acúmulo de arreia e esse tipo de entulho obstruiu a passagem das águas, no que provocou a entrada dessas nas residências.
Há de se destacar, também, a queixa dos moradores deste trecho, da construção recente de um muro na lateral da Escola Círculo Operário, que contribuiu, em muito para a obstrução da passagem das águas.

12 - Detalhe do início da Rua Pedro II no cruzamento com a Bárbara de Alencar, em Frente à Prefeitura, às 5 da tarde.
13 - Entrada do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, também, na Pedro II, onde as águas atingiram 1,20 mts. de altura.
14 - Comércios afetados na rua José Carvalho, abaixo da Prefeitura.
15 - Uma das ruas mais castigadas com as enchentes, cel Luiz Teixeira, a rua da Caixa Econômica.
16 - Ponto dos transportes alternativos de Ponta da Serra, na parte baixa do canal, entre o arco e a ponte do Tabajara Hotel
17 - As imagens acima e a abaixo, mostram como ainda estão as ruas Almirante Alexandrino e Santos Dumont, às 17 hs.

2 comentários:

Arcoiris No Horizonte disse...

Pois é isto, então eu tinha 9 anos quando presenciei 0 anterior a este, mas na minha memória lenbro de tudo
Escrevi um texto e enviei pra PS. Se quoser postar coloque dessas imagens ai , estão perfeitas
Íris Pereira

Arcoiris No Horizonte disse...

Obrigada meu amigo, sei que sempre posso contar com você.
estas imagens são de amedrontar quem nunca presenciou uma tragédia dessas.
Hoje aqui eram 15 horas caíram pedrinhas de gelo, minha neta correu para ver, mas graças a Deus a chuva foi mais mansa.
Leve minha solidariedade aos meus conterraneos.
Um forte abraço
Íris pereira