segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Deputado Roque visita áreas de risco no Crato-CE e ajuda comerciantes prejudicados

A chuva forte que tem caído nos últimos dias no Crato, Região do Cariri tem deixado as autoridades em alerta. A infraestrutura do município não suportou os mais de 160 milímetros que caíram no último dia 28 de janeiro e deixou a cidade parcialmente destruída.

O deputado estadual Roque (PSB) visitou os pontos mais críticos da cidade neste fim de semana. O rio Granjeiro, que passa no centro da cidade, transbordou devido à força da água. Mais de 500 prédios alagados, estabelecimentos comerciais invadidos pelas águas e mercadorias levadas pela força da chuva, casas destruídas, comunidades isoladas na zona rural, árvores e postes derrubados, veículos, eletrodomésticos e móveis levados pelas águas e até uma bomba de gasolina arrastada pela correnteza.

Já os comerciantes calculam inúmeros prejuízos. Cerca de 100 estabelecimentos foram invadidos pelas águas. Para evitar que os comerciantes do Crato sejam prejudicados pela impossibilidade de emitir nota fiscal, o deputado Roque conversou com o Secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho, sobre o assunto. O parlamentar explica que os extravios da nota e da impressão fiscal geram multas para os comerciantes.

O objetivo é que os comerciantes não sejam multados. “O secretário Mauro Filho nos solicitou que seja formada uma comissão que representará todos os comerciantes prejudicados com a chuva e depois de diagnosticados os problemas, o secretário receberá os integrantes para tomar as devidas providências”, afirma Roque.

Segundo a Defesa Civil, 50 pessoas ficaram desabrigadas, 12 casas desabaram, 400 famílias ficaram sem abastecimento de água e 600 famílias sem energia elétrica. Além disso, cinco pontes foram destruídas. O prefeito Samuel Araripe (PSDB) decretou estado de calamidade pública.

Fontes: Gabinete deputado estadual Sineval Roque/ Jornal O Povo

Um comentário:

Arcoiris No Horizonte disse...

Era o que eu esperava do Deputado Roque, agiu bem.
Esperemos a atitude de outros.
Íris Pereira