quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

SAÚDE PÚBLICA Lula inaugura Hospital do Cariri próximo dia 13



Juazeiro do Norte. O Hospital Regional do Cariri (HRC) terá suas instalações entregues à população no próximo dia 13, às 18 horas, pelo governador do Estado, Cid Gomes, e o presidente Luis Inácio Lula da Silva. O evento deve marcar sua última visita ao Estado como presidente. A região receberá nos próximos dias o primeiro hospital público com atendimentos de urgência, emergência e alta complexidade. Aos poucos, estes serviços serão implementados, iniciando com um processo de desinfecção do equipamento. Serão mais de 40 Municípios assistidos no interior do Estado.

O hospital tem um perfil de alta complexidade, o primeiro fora da Capital neste nível. Além do governador e do presidente, também se fará presente o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos. Segundo o secretário de Saúde de Juazeiro do Norte, Antônio Bonaparte Santana Ferreira, a inauguração do hospital representa um marco para a saúde regional. "Serão novas tecnologias no setor que serão implantadas e os profissionais de saúde da região terão que se qualificar para acompanhar o processo", disse.

A região conta, atualmente, com duas faculdades de Medicina, uma em Barbalha, da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri, e a Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ), de caráter particular, além de cursos como o de Enfermagem, da Urca, entre outros cursos na área da saúde, incluindo os técnicos. Há proposta de implantação de um novo curso de Medicina, em Juazeiro, por meio da Faculdade Leão Sampaio. Segundo o secretário, esses novos cursos já entram com um equipamento de ponta, que dará suporte à formação de profissionais com melhor nível.

Para Bonaparte, os setores mais carentes na região serão atendidos pelo HRC, principalmente nas áreas de urgência e emergência. Ele destaca a grande quantidade de empregos que está sendo gerada, um corpo funcional de quase mil funcionários. São mais de 240 médicos das mais diversas especialidades e a gestão modelo que está sendo proposta.

Ao todo, são 294 leitos. Os atendimentos iniciais serão nas áreas de urgência e emergência, e acesso a exames e serviços de média e alta complexidade, que atualmente a população, na rede pública, só tem na Capital. Estrategicamente, o HRC fica em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, S/N, entre os Municípios de Barbalha e Crato, para facilitar o acesso da população da macrorregião do Cariri e das microrregiões de Iguatu e Tauá. No total, 1,3 milhão de habitantes terá assistência na própria região, sem necessidade de transferências para Fortaleza. O HRC, de grande porte, tem 27.126,47 metros quadrados de área construída.

Ressonância

Entre os exames especializados, que hoje na rede pública são realizados apenas na Capital, especificamente no Hospital Geral de Fortaleza, e que o HRC vai oferecer à população, está a ressonância magnética. Outro exame especializado que a população do Cariri terá acesso mais fácil é a tomografia computadorizada. No apoio ao diagnóstico e terapêutico, além da ressonância magnética e da tomografia computadorizada, serão oferecidos aos pacientes radiologia geral, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia digestiva e respiratória, eletrocardiograma, ecocardiograma eletroencefalograma, litotripsia e mamografia. O hospital conta com laboratórios de análises clínicas e patologias clínicas, citologia, anatomopatologia e ainda agência transfusional.

A população será atendida em diversas especialidades médicas, como a cirurgia geral, clínica médica, traumato-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. O novo e maior hospital da região ainda terá serviços de farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e ouvidoria. O HRC também será referência em atividades de ensino e pesquisa, para a formação humana.

Internamento

294 leitos serão oferecidos pelo Hospital Regional do Cariri, que vai garantir o atendimento de urgência e emergência e acesso a exames e serviços de média e alta complexidade

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Avenida Almirante
Barroso, 600, Fortaleza
Telefone: (85) 3101.5123

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

EXTRAIDO DO DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: