domingo, 20 de dezembro de 2009

19/12/09 – 25 anos de Casamento – Bodas de Prata – Por César Mousinho.

Eu e minha esposa Helenice estamos comemorando nossas Bodas de Prata, dividindo essa alegria ímpar com todos os nossos familiares e amigos, e parabenizando todos aqueles casais que já vivenciaram essa dádiva e os que irão.A palavra boda vem do latim vota (plural de votum -promessa) referida ao fato de fazer os votos matrimoniais, com a confusão do neutro em latim vulgar perdeu seu sentido e confundiu v por b.

Uma lenda atribui uma falsa etimologia a que na antiga Judéia tinha-se o costume de matar umcabrito para o churrasco nas comemorações de casamento ou aniversário de casamento. Com o tempo, o cabrito foi substituído pela fêmea do bode, cuja carne era muito mais macia. Matar a fêmea do bode, a "boda", era sinal de que haveria festa. Devido a isto o nome "boda" passou a ser sinônimo de festa, hoje em dia mais falada para casamentos.Para cada ano, existe um material que representa uma nova etapa. É tradicional na cultura ocidental, se comemorar com bodas o evento relativo ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social.

Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Na joalheria, tradicionalmente são produzidas as alianças de bodas de prata e bodas de ouro. Para as demais, geralmente são confeccionados anéis utilizando-se os materiais ou a pedra correspondente, conforme a lista abaixo:

25 anos de casados - Bodas de Prata

30 Pérolas

40 Rubi ou Esmeraldas

45 Platina ou Safira

50 Ouro

55 Ametista

60 Diamante ou Jadi

65 Ferro

Boda é a celebração, civil ou religiosa, que celebra o casamento. São Paulo/SP- Helenicésar – Fonte-Wikipédia

3 comentários:

Antonio Alves de Morais disse...

Amigo Antonio.

Já estou com 38. Espero viver o suficiente para chegar aos 50 fato dificil de se consegui.

Uma bela postagem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabens!! E muitasssssss felicidadessssss !! Tenho certeza que vc foi presenteado, podendo estar perto da Nice esses anos todos !!