domingo, 6 de dezembro de 2009

061209 - NOTÍCIAS DO PLANALTO


Brasil-Alemanha: parceria antiga, novas oportunidades

Posted: 04 Dec 2009 09:35 AM PST

Presidente Lula discursa na cerimônia de encerramento do seminário empresarial Brasil-Alemanha, em Hamburgo. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Exatamente na cidade onde se firmou o primeiro acordo de cooperação econômica com o Brasil – em 1827 -, o presidente Lula participou, nesta sexta-feira (4/12), da cerimônia de encerramento do Seminário Empresarial Brasil-Alemanha. Em Hamburgo, Lula e empresários chegaram num trem especialmente preparado para atender a delegação brasileira. No encontro com empresários dos dois países, Lula buscou mais uma vez passar para os investidores estrangeiros os avanços conquistados pelo Brasil nos últimos anos, traçou perfil do atual momento da economia e vislumbrou grandes perspectivas de parceria no setor de biocombustíveis.

Num discurso de mais de 50 minutos, Lula destacou também a importância da Alemanha no processo de industrialização brasileiro com ênfase à indústria automobilística e de bens de consumo. O presidente brasileiro explicou também as iniciativas de governo no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sobretudo aqueles que preveem projetos voltados para energias limpas e renováveis. Lula deu destaque aos programas sociais como o Bolsa Família e o Luz para Todos.

Presidente Lula conversa com o condutor do trem de alta velocidade que o levou a Hamburgo, juntamente com comitiva de empresários brasileiros. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por ser o maior pólo industrial alemão no exterior, Lula defendeu que as indústrias alemãs reforcem ainda mais os planos de investimentos no Brasil. O intercâmbio quase triplicou nos últimos cinco anos, passando de US$ 8 bilhões para US$ 21 bilhões em 2008. O presidente destacou a necessidade de Brasil e Alemanha avançarem em matéria de inovação e conhecimento.

Na agenda de trabalho, Lula se reuniu com o presidente da Siemens, Peter Löscher, na sede do governo de Hamburgo. Depois, concedeu audiência ao presidente do Conselho de Administração da Unidade de Negócios “Sistemas Marítimos” da ThyssenKrupp AG, Hans-Christoph Atzpodien, e após o encerramento do seminário Brasil-Alemanha, participou de almoço oferecido pelo governador da cidade-estado de Hamburgo, Ole von Beust, último compromisso da viagem à Alemanha.

·

SUS tratará três novas doenças e ampliará medicações para outras 28

Posted: 04 Dec 2009 05:03 AM PST

Pessoas com hipertensão arterial pulmonar, artrite psoriática (dor nas articulações) e púrpura trombocitopênica (doença sanguínea) agora serão atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A rede pública de saúde vai oferecer acesso à assistência ambulatorial em todos os estágios das enfermidades. Além disso, 28 doenças terão tratamento ampliado por meio de 100 novas indicações de medicamento. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União nesta semana.

Os portadores de epilepsia com crise parcial, por exemplo, contavam com três opções de tratamento, mas eram todas voltadas para a fase mais avançada da doença. Agora poderão ser tratados com nove fármacos desde o início dos sintomas. No caso da esquizofrenia, o SUS oferecia medicamentos para o tratamento da fase inicial da doença e a oferta não era obrigatória por parte dos municípios. A partir de agora, os municípios deverão disponibilizá-los, e quando os pacientes apresentarem intolerância aos medicamentos, o Ministério da Saúde manterá o financiamento da assistência com a segunda linha de tratamento.

·

É tempo de derrubar muros e construir pontes

Posted: 03 Dec 2009 12:58 PM PST

A crise econômica mundial e as mudanças climáticas não deixam dúvidas: é tempo de construir pontes de cooperação e derrubar muros da desigualdade, preconceito e desperdício. Em jantar oferecido pelo presidente da Alemanha, Horst Köhler, nesta quinta-feira em Berlim, o presidente Lula destacou a importância da visita oficial que faz ao país europeu no ano em que comemora os 60 da República e 20 anos da queda do Muro de Berlim.

Nossa tarefa coletiva é construir pontes, unir. Jamais separar. A crise econômica mundial e os riscos da mudança do clima deixam patente que somos cada vez mais dependentes uns dos outros. Precisamos, por isso, derrubar também os muros levantados pela desigualdade, pelo preconceito e pelo desperdício.

Lula também falou sobre o empenho do Brasil para promover um acordo global na reunião da ONU sobre clima em Copenhague (Dinamarca):

Enfrentar eficazmente a mudança do clima e preservar o meio ambiente não é um custo, mas um investimento. Na luta pelo futuro do planeta, a Alemanha assumiu o compromisso de reduzir significativamente suas emissões e melhorar seu balanço energético. O Brasil vai também a Copenhague com propostas ambiciosas e compromissos concretos. Em 2009, apresentamos o menor desmatamento dos últimos 20 anos. Nossa meta vai mais longe: vamos reduzir em 80% o desmatamento da Amazônia até 2020. Assim, diminuiremos em 4,8 bilhões de toneladas a emissão de CO2, mais do que a soma dos compromissos de todos os países desenvolvidos juntos.

·

Alemães entram na briga pelo trem-bala entre Rio e São Paulo

Posted: 03 Dec 2009 02:05 PM PST

Nesta sexta-feira (4/12), pontualmente as 8h18 (horário de Berlim, 5h18 em Brasília), o presidente Lula parte da capital alemã com destino a Hamburgo num trem especialmente preparado para a comitiva brasileira na Alemanha. Com a iniciativa, o governo alemão tenta mostrar ao Brasil as potencialidades dos seus equipamentos, visando a licitação para o trem-bala a ser implantado entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, projeto que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Quando desembarcar em Hamburgo, Lula participará de diversos compromissos, entre encontros políticos e cerimônia de encerramento do encontro empresarial Brasil-Alemanha, quando destacará a importância dos imigrantes alemães para o desenvolvimento do Brasil e a parceria comercial entre os dois países ao longo dos anos. Lula vai apontar ainda as novas oportunidades de negócios, como o Pré-sal, Copa 2014 e Jogos Olímpicos 2016.

·

É preciso ter “autoridade moral” para exigir o fim das armas nucleares

Posted: 03 Dec 2009 10:33 AM PST

Para convencer países a não terem armas nucleares, Estados Unidos e Rússia precisam primeiro dar o exemplo e desmontarem seus próprios arsenais. Segundo o presidente brasileiro, para ter “autoridade moral” para pedir que os outros não tenham, é preciso não ter também. Lula disse, em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (3/12) em Berlim (Alemanha), que acredita “na capacidade de convencimento e de diálago das pessoas” e lembrou que recebeu no Brasil mês passado os líderes de Israel (Shimon Peres), Autoridade Palestina (Mahmoud Abbas) e Irã (Mahmoud Ahmadinejad), com os quais conversou bastante sobre o tema. O Brasil, disse Lula, está tentando dar a sua contribuição, dialogando e dando o exemplo.

Ouça aqui a íntegra da entrevista, na qual o presidente Lula falou sobre clima, a reunião da ONU em Copenhague agora em dezembro e a parceria com a Alemanha para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Mercosul e União Européia mais unidos em 2010

Posted: 03 Dec 2009 10:15 AM PST

Presidente Lula e a chanceler Angela Merkel, da Alemanha, fazem pronunciamento conjunto em encontro realizado em Berlim. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Brasil vai trabalhar para que seja firmado em 2010 um acordo entre Mercosul e União Européia, para dinamizar as relações comerciais entre os países dos dois blocos econômicos, afirmou nesta quinta-feira (3/12) o presidente Lula, após se encontrar com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. O presidente brasileiro disse inclusive já conversou sobre o assunto com a presidenta Cristina Kirchner, da Argentina, país que terá o comando do Mercosul no ano que vem – a presidência da União Européia em 2010 ficará com a Espanha.

Lula afirmou se sentir em casa na Alemanha, país que visitou nos anos 80 por causa de sua atuação no movimento sindical. O presidente brasileiro disse estar na expectativa com o encontro empresarial desta sexta-feira (4/12) em Hamburgo porque novas oportunidades de investimentos e parcerias entre os dois países poderão se concretizar.


Nenhum comentário: