sexta-feira, 18 de setembro de 2009

180909 - Lúcio Alcântara Visita Ponta da Serra


Em sua visita à comunidade Ponta da Serra, na tarde deste dia 17.09., o Ex-governador Lúcio Alcântara, foi muito bem recepcionado pelos seus correligionários políticos e pela comunidade em geral.
Lúcio veio ao Crato com o objetivo de lançar, às 19 hs. deste mesmo dia, no Instituto Cultural do Cariri - a 2ª edição do livro “ O Cariri”, de autoria do saudoso médico- historiador cratense Irineu Pinheiro. A obra, editada em 1950, foi reeditada pela Fundação Waldemar de Alcântara, genitor do Dr. Lúcio.
Lúcio é filho de Maria Dolores Alcântara e do ex- Senador e ex-governador, José Waldemar de Alcântara e Silva .
Formado pela Universidade Federal do Ceará em 1966. É casado com a escritora Beatriz Alcântara, com quem teve dois filhos, a arquiteta Daniela Alcântara e o deputado federal Léo Alcântara.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

“Em sua vitoriosa vida pública, Lúcio Alcântara se destaca por algumas qualidades pessoais e políticas responsáveis pela formação de um perfil muito peculiar no quadro das lideranças políticas do Ceará.

Nos seus 30 anos de atividade política, é um nome respeitado por sua conduta ética no trato com a coisa pública, suas relações partidárias e suas iniciativas políticas.

Nunca teve o seu nome associado a atos de improbidade ou ineficiência diante das responsabilidades que lhe foram conferidas pela vontade popular.Lúcio Alcântara surgiu para a vida pública, involuntariamente, no campo conservador, mas foi, desde o primeiro momento, um ativo colaborador do processo de redemocratização, posicionando-se a favor de eleições diretas, tendo assumido posições progressistas quando de sua atuação na Assembléia Nacional Constituinte.

Prefeito de Fortaleza, de 1979 a 1982, abriu canais de participação para a sociedade, como atesta a criação do Fórum Adolfo Herbster, em que representativas lideranças de diversos setores reuniam-se para discutir os destinos da cidade e recomendar procedimentos à gestão municipal em aspectos relacionados à cultura e ao desenvolvimento urbano.Lúcio Alcântara foi prefeito com visão de futuro. Prova disto foi sua concepção pioneira sobre a necessidade de priorizar o meio ambiente, com a criação do Parque Adahil Barreto – o Parque do Cocó – e a proteção às lagoas urbanas de Fortaleza.

Foi o Deputado Federal eleito, com a maior votação até então obtida, para um mandato de 1983 a 1987. Reelegeu-se em 1987, tendo ativa participação na Assembléia Nacional Constituinte, articulando-se com os parlamentares identificados com o grupo progressista da Constituinte.Ao final daquele mandato, elegeu-se Vice-Governador para um mandato entre 1991 e 1994.

Lúcio Alcântara exerceu em três oportunidades a função de Secretário de Estado da Saúde (de 1971 a 1973, de 1975 a 1978 e de 1991 a 1992) e em uma oportunidade a de secretário de Assuntos Municipais”.

Na sua visita á cidade de Crato,neste dia 17.09, Lúcio demonstrou interesse em conhecer de perto os trabalhos da ONG Verde Vida, com sede no sítio Catingueira,e escritório na sede do distrito.O pessoal do Projeto Verde Vida preparou uma pequena homenagem ao ex-governador na sede urbana da entidade e na moderna Padaria Verde Vida Pão, que já está funcionando, há alguns meses, em caráter experimental, localizada na avenida José Valdevino de Brito.

Em seguida, sua comitiva se dirigiu à RPS- Radiodifusora Ponta da Serra, onde Lúcio concedeu longa entrevista sobre o objetivo de sua vinda ao Crato e outros assuntos de interesse da comunidade.

Segundo Lúcio, em outubro estará de volta para prestigiar a inauguração da Padaria Verde Vida Pão.

FONTE: BLOGO DO LÚCIO ALCÂNTARA E BLOG DO CRATO

Um comentário:

A.Morais disse...

Parabens Antonio.

Foi o encontro da humildade; da sua com a do Dr.Lucio. Os dois são merecedores do meu aplauso. Parabens ao seu conjunto de meios de comunicação - Amplificadora, Radio e Blog cada dia crescente.

A. Morais