quinta-feira, 3 de setembro de 2009

030909 - ESTAÇÃO DA REFESA: um cartão postado preservado


O trem está voltando. Pelo menos, o chamado Trem do Cariri, obra do Governo o Estado, já bastante adiantada, que irá levar e trazer passageiros de Crato a Juazeiro do Norte. Mas, como informa o pequeno texto no verso do cartão postal que ilustra esta matéria, “por muito tempo, a estação ferroviária foi o principal elo de ligação entre Crato e Fortaleza. Construída na década de 20, a estação ferroviária é um majestoso prédio que, futuramente, poderá ser transformada num hotel de Turismo."
A previsão quase que se completou, pois hoje a antiga estação abriga o Centro de Referência Cultural e Turística do Araripe, obra inaugurada no final de 2006, fruto de parceria entre a Prefeitura do Crato e o Governo do Estado. Sem dúvida, uma das mais importantes obras realizadas nos últimas décadas pelo poder público nesta cidade.
Waldemar Arraes de Farias Filho, em recente livro de sua autoria(1), nos dá importantes informações sobre este belíssimo e importante exemplar da arquitetura local:
“O edifício da estação ferroviária do Crato foi inaugurado em 1926. A chegada do primeiro trem foi um marco de desenvolvimento para o Crato. A estação era o último ponto de linha da Estrada de Ferro de Baturité. A linha sul, da Rede de Viação Cearense, surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, construída em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes até a cidade do Crato.(...)
“A estação era um edifício grandioso para a época, pelo seu porte e pela sua arquitetura. Com uma planta de forma retangular, compartimentada em salão de espera, bilheterias, sala de telégrafo, salão, depósito de mercadorias, um piso superior destinado a dormitório, uma varanda exterior com cobertura de estrutura metálica e telhas “tipo francesas” para embarque e desembarque de passageiros, etc. (...) Além desse edifício existe um outro edifício menor com tratamento de fachadas mais simplificado, mas, com semelhança arquitetônica do edifício principal. Hoje, o complexo de edifícios da estação é um dos poucos exemplares da nossa arquitetura do passado ainda intacto”.
(1) Crato: evolução urbana e arquitetura 1740-1960. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2007, pp. 166-169
EXTRAIDO DO BLOG DO CRATO

Nenhum comentário: