sexta-feira, 11 de setembro de 2009

110909 - NOTÍCIAS DO JUAZEIRO

SECRETARIA DE CULTURA JUAZEIRO DO NORTE
MinC, BNB e Secult lançam edital para Microprojetos Culturais nesta sexta (11) em Juazeiro do Norte

Iniciativa do MinC beneficiará projetos culturais voltados aos jovens nas mais diversas linguagens. Após lançamento será realizada oficina para orientar candidatos a como se inscrever no edital
A cidade de Juazeiro do Norte será palco do lançamento do Edital Microprojetos Mais Cultura no estado do Ceará, que destinará R$ 2 milhões para financiar projetos culturais nos 184 municípios do semiárido cearense. A ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, será desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), e Secretaria de Estado de Cultura do Ceará.
O lançamento será feito pela secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC) e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, na próxima sexta-feira, 11 de setembro, às 10h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri. O evento contará com a presença da coordenadora de Ações do Programa Mais Cultura, Mônica Monteiro, do Secretário de Cultura do Ceará, Auto Filho, do Coordenador de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, BC Neto e do gerente do Ambiente de Cultura do BNB, Henilton Menezes, além de autoridades locais. Após a abertura, será realizada oficina com os interessados em participar do processo seletivo. O encontro servirá para orientar os candidatos a como se inscrever no edital.

Ao todo, o Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões nos 11 estados que integram a região do semiárido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. As iniciativas a serem contempladas deverão beneficiar jovens de 17 a 29 anos residentes na região.
“Este é o primeiro edital do Ministério da Cultura específico para o semiárido, região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções”, destaca a secretária Silvana Meireles. “Com essa ação, por meio de parceria com governos estaduais e o Banco do Nordeste, estamos democratizando não só o acesso a crédito para apoiar múltiplas expressões culturais do semiárido, como promovendo acesso dos jovens e da população a bens e serviços culturais”, ressalta.
Seis áreas serão atendidas pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.
Poderão participar jovens com idade entre 17 e 29 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.
O edital com demais detalhes estará disponível no site do Ministério da Cultura no link Editais e Premiações, e nas páginas eletrônicas www.mais.cultura.gov.br e www.secult.ce.gov.br
Inscrições – Os interessados podem se inscrever até 5 de outubro mediante entrega da proposta na Prefeitura Municipal ou órgão municipal competente, de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 10h às 17h; ou enviadas pelos Correios em correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR), contendo as informações solicitadas no edital.

Mais informações no site www.mais.cultura.gov.br

Links para esta postagem
Juazeiro, Assaré e Campos Sales recebem o caminhão do Patativa
Dentro das comemorações do centenário do Poeta Patativa do Assaré, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará traz a diversos municípios do Ceará o caminhão do projeto Patativa Encanta em Todo Canto. Em cada município, o caminhão báu fica aberto à população para visitas gratuitas, com mostras de livros, filmes, fotografias e informações sobre Patativa do Assaré que, em 2009, completaria 100 anos. Neste sábado e domingo, dia 12 e 13, o caminhão estará em Juazeiro do Norte e fará o trajeto para os seguintes municípios:

12 e 13/09 – Juazeiro do Norte
14 e 15/09 – Assaré
16 e 17/09 – Campos Sales
18/09 – Jucás
19/09 – Cedro
20 e 21/09 – Acopiara
22 e 23/09 – Jaguaribe
24 e 25/09 – Limoeiro do Norte
26/09 – Alto Santo
27/09 – Tabuleiro do Norte
28/09 – Morada Nova
29 e 30/09 – Russas
01/10 - Jaguaruana

Com a chegada do caminhão adaptado, a população tem acesso gratuito de 8h às 20h a vida e obra de Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares do Brasil. O projeto Patativa do Assaré Encanta em todo Canto é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com promoção da Fundação Memorial Patativa do Assaré.
Dentro do caminhão, as pessoas podem conhecer a discografia, a bibliografia e a filmografia completa do poeta, conferir as fotografias da mostra “Patativa do Assaré - Poeta Cidadão” e ainda folhear algumas de suas publicações. A noite, a partir de 18h, um palco estará armado para apresentações espontâneas de repentistas e trovadores, além de exibir em telão alguns filmes sobre o Pássaro Poeta, como documentários, entrevistas e animações. Estão previstas ainda a realização de oficinas e palestras com professores da escolas municipais.
Patativa do Assaré Encanta em todo Canto é uma programação itinerante do Governo do Estado que tem objetivo difundir a importância da poesia popular pelo Estado. Iguatu, Várzea Alegre, Fortaleza e Maracanaú já receberam a visita do caminhão. Até o final de 2009, o caminhão do Patativa percorrerá 95 municípios do Ceará.
Quem é - Antônio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, no município de Assaré (Cariri). Dedicou sua vida a cultura, destacando-se como compositor, improvisador e poeta. Publicou Inspiração Nordestina, em 1956, Cantos de Patativa, em 1966. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais. Patativa do Assaré é unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. Para chegar onde chegou, tinha uma receita: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', declamava.

Serviço: Patativa do Assaré Encanta em todo Canto
Telefone 85-31016763 e E-mail codac@secult.ce.gov.br
Site: www.patativaencantaemtodocanto.com.br

Rui Vieira
Marketing de Rede
(88) 88211433 / 35114798
MSN: ruidaraujo@hotmail.com

Um comentário:

Antonio Alves de Morais disse...

Antonio.

Estou sempre passando no Ponta da Serra. Leio tudo. As vezes não chegou a comentar, desta feita deixo um forte abraço e o desejo de um bom final de samena.
.
A. Morais.