quinta-feira, 3 de setembro de 2009

030909 - ALFINETANDO (A PALAVRA SEM MEDO)


JORGE CARVALHO

Foi anunciada pelo Senhor Governador Cid Gomes a conclusão do ginásio de esportes da nossa Universidade (URCA). Obra iniciada no ano de 1972, portanto, há 37 anos. É mole?

Foi solicitado a nossa pessoa e a do poeta Luciano Carneiro, por sua Excelência Governador Cid Gomes, por ocasião da entrega de ofício de minha iniciativa, um projeto arquitetônico para a conclusão da sede da Academia dos Cordelistas do Crato (sonho do grande Elói Teles).

É importante e interessante observar o não envolvimento político nas iniciativas do Senhor Governador Cid Gomes. As duas citadas acima, asfalto Crato-Lameiro e Crato-Grangeiro são obras de credibilidade ao Senhor Governador.

Em 17 próximo, 40 anos de circulação do Jornal Juazeirense “Folha de Juazeiro”. Os nossos antecipados parabéns.

Em outubro próximo, 45 anos de inauguração da nossa quadra bi-centenário e 50 anos de criação do nosso Colégio Estadual Wilson Gonçalves. Ali trabalho há 32 anos.

Seria interessante o retorno do Cine Moderno por parte da secretaria da cultura do nosso município.

Dia 10 último, 35 anos da morte de Frei Tito de Alencar Lima. Preso, torturado, banido do país, atormentado... até a morte, por ter proclamado o evangelho, lutando pela libertação do seu povo.

No momento que escrevo esta coluna, o nosso Verdão do Cariri (Icasa), "tenta" uma vaga para a série B do futebol brasileiro em 2010. Torço por seu acesso.

Os nossos parabéns ao Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri pelos seus 10 anos de instalação na nossa região.

Em 10 de julho último, comemorou, também, seus 10 anos, o nosso "Rapadura Cultural". 10 anos de resistência e garra em defesa, principalmente, da nossa cultura popular. Cheguei lá. É gratificante.

É “estranho” e inexplicável ou explicável? A apatia, baixo astral, acomodação, tristeza, silêncio... que se abate sobre a população cratense. Que diabo foi isso? Oxênte que povo sem autoestima! Não! O baixo astral... a que refiro-me é mais acentuado na descaracterizada Praça Siqueira Campos e seus arredores.

Eloi e Correinha! Quanta falta fazem ao nosso convívio, quanta saudade deixaram. Quanto a cidade "perdeu" com suas ausências físicas. 40% da alma do Crato foi embora com ambos para a eternidade.

Nenhum comentário: