sábado, 6 de agosto de 2011

Pesquisa encomendada pelo PT mostra que 71% avaliam governo Dilma como positivo

04/08/2011 - 21h29


Camila Campanerut*Do UOL Notícias Em Brasília]

Pesquisa encomendada pelo PT ao Instituto Vox Populi identificou que 71% dos brasileiros avaliam de forma positiva o governo da presidente petista Dilma Rousseff.

O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (4) pelo presidente da legenda, Rui Falcão, durante reunião da Executiva do PT, no Rio de Janeiro. A pesquisa ouviu 2.200 entrevistados de todo o país, na 1ª quinzena de junho.

Os detalhes sobre os 29% que avaliaram o governo de forma negativa não foram anunciados. A pesquisa, segundo petistas, é para “consumo interno” –para a legenda avaliar a imagem do partido e da presidente.

Partido da presidente Dilma Rousseff e da maior bancada na Câmara dos Deputados, o PT realizou uma pesquisa interna na primeira metade de junho deste ano para aferir sua popularidade seis meses depois da saída de Luiz Inácio Lula da Silva do Palácio do Planalto.

Segundo a sondagem do instituto Vox Populi, com 2.200 entrevistas, a legenda é a preferida de 32% dos brasileiros –um avanço de quatro pontos percentuais na comparação com a última medição feita pela sigla, em 2009.

O segundo partido na aferição feita pelo PT é o PMDB, que não chega a dois dígitos da preferência. A pesquisa não calcula os impactos da crise no Ministério dos Transportes, onde denúncias de corrupção levaram Dilma a promover a saída de mais de 20 funcionários ligados à pasta –em especial o agora ex-ministro Alfredo Nascimento (PR-AM), que reassumiu seu mandato no Senado na terça-feira (2).

O PT ainda não avaliou os motivos pelos quais a pesquisa qualitativa mostrou aumento nas preferências entre 2009 e 2010. Ainda de acordo com a sondagem, 72% dos entrevistados sabem o significado da legenda do Partido dos Trabalhadores –somando aí simpatizantes e antipáticos às ideias do partido.

*Com informações de Maurício Savarese

Fonte: NOTÍCIAS UOL

Nenhum comentário: