domingo, 3 de julho de 2011

Notícias da Urca

Transmissão do cargo de Reitor da URCA será às 19 horas de hoje

Será realizada às 19 horas dessa segunda-feira, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), a solenidade de transmissão de cargo do Reitor Plácido Cidade Nuvens para a Reitora eleita na consulta acadêmica e nomeada pelo Governador Cid Gomes, Antônia Otonite de Oliveira Cortez. Plácido Cidade Nuvens esteve à frente da URCA nos últimos quatro anos. Seu reitorado foi marcado por profundas mudanças na Instituição, principalmente no fortalecimento interno, além de obter importantes conquistas consideradas históricas para a Universidade.

Entre as melhorias estão a construção do Restaurante universitário, que estará completando um ano de inaugurado no próximo dia 19; a Residência Universitária; ampliação e reforma do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri; Construção da Cantina do Crajubar; Inauguração do Salão da Terra e da Praça dos Coqueiros, e a implantação de novos cursos, além do Ginásio Poliesportivo, em execução. Podem ser destacados o fim de taxas para os alunos e a implantação do programa de bolsas de estágio, além da modernização tecnológica de diversos setores com a compra de mais de 300 computadores e outros equipamentos de informática.

A nova reitora, Otonite Cortez, afirma que a sua prioridade é continuar a política de fortalecimento institucional. Também possibilitar a criação de novos cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Especialista em pterossauros fará palestra no SESC-Juazeiro

Os pterossauros que povoaram os céus da região do Cariri serão foco de uma palestra. Um dos maiores especialistas em pterossauros do Brasil, o paleontólogo e pesquisador do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alexander Kellner, fará uma palestra sobre os pterossauros do Araripe no SESC- Juazeiro. O encontro será na segunda-feira, 04/07, às 13h30.

O público será composto principalmente por crianças. A iniciativa é da professorada Universidade Regional do Cariri (URCA), Eloisa Pássaro do Nascimento com o apoio do SESC. (Assessoria de Imprensa – Geopark Araripe).

O SESC de Juazeiro está situado à Rua Padre Cícero 86, no bairro Centro.


Departamento de História promoverá evento sobre a Comuna de Paris

O Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA, através do Grupo de Estudo Marxista, promoverá, no próximo dia 4 de julho, evento em alusão aos 140 anos da Comuna de Paris, intitulado “Vive La Communne”. O evento, coordenado pelo professor do Departamento de História da URCA Fábio Queiróz, terá como convidados os professores Dr. Frederico Costa, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, e Dr. Emmanoel Lima, da Universidade Vale do Acaraú - UVA.

Programação do evento:

Segunda-feira, 04 de julho

Manhã – 8 horas

Debate: “A Comuna de Paris na História”.

Local: Salão de Atos Prof. José Newton Alves de Sousa, Campus do Pimenta, Crato.

Tarde – 16 horas

Exibição do filme “La Commune de Paris, 1871”, de Peter Watkins.

Local: Sala de Vídeo do Curso de Pedagogia, campus do Pimenta, Crato.

Noite – 19 horas

Debate “Da Comuna de Paris às lutas operárias do século XXI”.

Local: Sala de Vídeo do Curso de Pedagogia, campus do Pimenta, Crato.


Museu de Paleontologia terá curso de Geologia e Geopark Araripe

Nos próximos dias 04,05 e 06/07 o Geopark Araripe realizará o curso de Geologia e Geopark Araripe para os guias do Museu de Paleontologia da URCA, técnicos , novos estagiários do Geopark Araripe e demais pessoas da comunidade que tiverem interesse em participar.

O curso será no horário da manhã, a partir das 8h30 no auditório do Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri, e será ministrado pela geóloga do Geopark Araripe, Flavia Lima.Haverá ainda aula de campo aos geossítios que ficam em Santana do Cariri, Pontal da Santa Cruz e Parque dos Pterossauros. (Ass. Geopark Araripe).

Universidade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617

www.urca.br – Crato, 04 de julho de 2011

Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Nenhum comentário: