sábado, 30 de julho de 2011

Museus do Crato serão informatizados e modernizados até o final do ano



O projeto que contempla a reforma e a modernização do prédio onde estão instalados o Museu de Arte Vicente Leite (pavimento superior ) e o Museu Histórico do Crato, ( pavimento inferior, onde também está a sede da Fundação J. de Figueiredo Filho ), foi entregue na secretaria de cultura do estado pelo presidente da instituição, o advogado George Macário de Brito. A proposta prevê a restauração de todo o piso de madeira do andar superior, que data do ano 1887, e o forro, mantendo sua originalidade, todo de ipê e ainda será mantido o plano arquitetônico do imóvel.

George afirma que foi feita uma prospecção no reboco das paredes, para que seja mantida a cor branca, a mais antiga do prédio. O presidente da Fundação J. de Figueiredo Filho disse também que o prefeito Samuel Araripe já garantiu a verba para a restauração do equipamento.

Além da reforma física do prédio, garantiu George, os dois museus serão totalmente modernizados e revitalizados com a implantação do sistema de refrigeração e de combate a incêndio, iluminação adequada, uma sala de computadores para garantir a informatização na rede mundial de informática com a divulgação das peças musicológicas ali expostas para, assim, facilitar o acesso de estudantes e historiadores ao acervo. George garantiu que até o final do ano os trabalhos serão concluídos e prometeu para 2012 a transferência do Museu Vicente Leite, que funciona na parte de cima do prédio, para o Centro Cultural do Araripe no antigo prédio da RFFSA, onde será a sua sede definitiva, ficando o Museu Histórico ocupando os dois pavimentos com a possibilidade de crescer cada vez mais.

Com a saída do Museu Vicente Leite para outro endereço, o Histórico vai ganhar mais oxigenação e ter mais condições de realizar a distribuição museografica, que é a exposição interna das peças. Com isso, irá oferecer mais espaços aos visitantes, trabalho de pesquisas e outras serventias que o patrimônio dispõe. Ele explicou também que já foi concluído o inventário de todo o acervo, quando todo o material foi catalogado, medido, pesado, fotografado e registrada a importância histórica de cada peça.

O prédio é uma peça histórica do Crato. Ali já funcionaram a câmara de vereadores e a prefeitura, a cadeia puúlica e a delegacia de policia civil, o fórum da comarca e a junta militar. Hoje é tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Ceará (COPAC ).

Fonte: PMC


Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Nenhum comentário: