sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CRATO - Notícias do dia 18 de Fevereiro de 2011 - Prefeitura Municipal do Crato


Ministério da Integração Nacional repassa R$ 4 milhões para obras emergenciais no Crato

O Crato já tem creditado em conta R$ 4 milhões para iniciar as obras emergenciais, depois da chuva do dia 28 de janeiro, que destruiu parte da cidade. O dinheiro foi liberado no final da tarde de ontem pelo Ministério da Integração Nacional (MIN), após envio de projeto emergencial pela prefeitura. O ministro Fernando Bezerra, estará em Fortaleza, nesta sexta-feira com o governador Cid Gomes. O anúncio da liberação foi feito na tarde de ontem, pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe.

Ele afirma que ainda não está confirmada a presença do ministro na cidade do Crato, mas destaca a importância dessa primeira remessa de verbas para construção de 30 casas, destinadas as pessoas que ficaram prejudicadas, por conta da enchente na cidade. A quantia também será utilizada para a recuperação das pontes principais da cidade, que ficaram comprometidas, além das áreas com erosão, no Canal do Rio Grangeiro. O Plano Emergencial foi enviado esta semana, depois de elaborado pelos técnicos da prefeitura municipal, por meio do deputado federal, Arnon Bezerra. O prefeito do Crato, que esteve em Brasília com o ministro Fernando Bezerra e parlamentares da região, afirma que esse é o ponta pé inicial para se pensar num projeto definitivo para o Canal.

A chuva de 162 milímetros, dia 28, foi responsável pela inundação de parte da cidade, incluindo área significativa do comércio, no centro, trazendo prejuízos aos empresários locais e também à população. Houve um transbordamento do canal, deixando um rastro de destruição. Na área do bairro Pimenta, próximo à igreja Nossa Senhora de Fátima, foram contabilizados maiores prejuízos relacionados ao canal, com a erosão de vários pontos, postes e casas destruídas. Áreas continuam interditadas, por estarem sem condições de tráfego. Uma Comissão da Assembléia Legislativa esteve no local, para avaliar os danos, além de representantes do governo.

O prefeito Samuel Araripe afirma que neste momento será iniciado o plano de ação para que comecem as obras de recuperação na operação emergencial. “Nesta quinta-feira, a Secretaria de Infraestrutura do município iniciará o plano de trabalho”, diz o prefeito.

Saúde auxilia transferência urgente de paciente para Fortaleza

Uma paciente foi transferida em caráter de urgência para tratamento em Fortaleza, no início da manhã de ontem. A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Prefeitura Municipal, providenciou o transporte aéreo para a criança de 8 anos, que sofreu graves queimaduras em quase todo o corpo e teve reação alérgica a Dipirona, conforme informações divulgadas pela família. Ela esteve internada no Hospital São Francisco e depois foi transferida para o Hospital São Vicente, em Barbalha, tendo em vista a gravidade da situação. A criança reside em Crato, no bairro São Miguel. Nesse momento, encontra-se sendo acompanhada na capital, em tratamento no Centro de Queimados do Instituto José Frota.

Prefeito do Crato participa de reunião na FIEC em mais uma tentativa de recuperar o SESI

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, esteve no último dia 27, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo do Crato, Duda Alencar, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, para participar de uma reunião com o presidente da Federação, Roberto Magalhães e a diretoria do SESI. Essa foi mais uma tentativa do prefeito do Crato de buscar um canal de diálogo para impedir que a sede do SESI do Crato fosse desativada. A decisão do fechamento foi informada no primeiro semestre do ano passado. Em agosto, uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito, Samuel Araripe, e o prefeito do Crato tentou negociar, na busca de uma solução ao não fechamento, mas a equipe juntamente com o presidente Roberto Magalhães vieram apenas para informar da desativação, dizendo ser uma decisão nacional. Com isso, já há encaminhamentos, inclusive com levantamentos patrimoniais preliminares, para que o prédio seja leiloado. Segundo o prefeito, os integrantes da Fiec foram objetivos em relação à decisão de fechamento. O gestor ainda propôs que o prédio fosse ocupado por entidades educacionais.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Imagem ilustrativa: DO EDITOR

Nenhum comentário: