quinta-feira, 13 de agosto de 2009

130809 - Notícias da URCA

Fórum de desenvolvimento da Mesorregião do Araripe será aberto hoje na URCA

Será aberto às 9 horas desta quinta-feira (13), no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Crato, a reunião do Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião do Araripe, promovida pelo Ministério da Integração Nacional, contando com a participação do Secretário das Cidades do Governo do Estado, Joaquim Cartaxo. Na oportunidade, o secretário apresentará a política de desenvolvimento regional e as ações do Governo do Estado na região do Cariri.

O encontro tem como objetivo definir quais os projetos que o Ministério da Integração Nacional deve apoiar na mesorregião do Araripe, que abrange 103 municípios dos Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. A verba para os projetos aprovados será aplicada parte ainda esse ano e o restante em 2010. O responsável técnico da mesorregião, Raphael Paiva, explica que a participação da Integração Nacional é fundamental no desenvolvimento da chapada do Araripe.

“Essa é uma região que sofre com a seca, que tem o índice de desenvolvimento humano baixo e muito carente da ação do governo. Um lugar aonde o governo não chegou ou chegou com uma perspectiva muito assistencialista. É o que nós estamos trazendo de diferente, um investimento no setor produtivo mesmo, tentando dinamizar a economia, melhorar condições de vida por meio do incentivo no setor produtivo, então isso tem um impacto na vida das pessoas muito grande e imediato”, destacou Raphael Paiva.

O Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião é formado por representantes de associações, instituições e técnicos que vivem na região e conhecem de perto os problemas e necessidades da chapada do Araripe. Assim, as ações apoiadas pelo Ministério da Integração Nacional podem beneficiar pequenos produtores de mel, leite de cabra e derivados, além do setor mineral.

Para Mais Informações clique www.urca.br

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Elizangela Santos (88) 9915.3450
Crato, 13 de agosto de 2009.

Colaboração Tânia Peixoto

2 comentários:

elmano rodrigues pinheiro disse...

Esse Forum, abriu as portas para que a Fundação Enoch Rodrigues, enviasse de uma só vez, cinco toneladas de livros para abastecer acervos de bibliotecas do Cariri.
Vendo o trabalho que temos desenvolvido, o Gerente de Desenvolvimento da Mesorregião da Chapada do Araripe, Rafael Paiva,resolveu através do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, subsidiar o frete até o Crato.
O ICC fará a seleção e distribuição, e já estamos preparando material para uma futura remessa, que terá apoio da Prefeitura de Juazeiro.
O exemplo dado pelo prefeito de Mauriti, Isaac Junior, que nos ajudou em remessas anteriores,mostra a maneira como se pode fazer alguma coisa pela educação e cultura do nosso povo, fugindo de modelos que já conhecemos de outros carnavais.
Enquanto ladram, nós trabalhamos.

Antonio Correia Lima disse...

OK Elmano, obrigado pela visita/comentário