sexta-feira, 10 de julho de 2009

100709 - Notícias do Crato


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, recebeu na noite de ontem, em seu gabinete, acompanhado de assessores e secretários da administração, o ministro do Trabalho e Emprego, do Governo Lula, Carlos Lupi. O ministro está no Cariri para o lançamento nacional do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado, em Juazeiro do Norte, às 9 horas de hoje, no Memorial Padre Cícero.

O prefeito destacou a visita do ministro como um momento histórico para o Crato. O município recebe pela terceira vez em sua história um ministro do Trabalho. O primeiro deles, João Goulart, lembra o cerimonialista Huberto Cabral, veio ao Crato em 1953. O segundo, Arnaldo Pietro, fez uma visita ao município cratense em 1978. Através de uma breve apresentação, o chefe de Gabinete do prefeito, Cícero França, fez uma exposição sobre a situação do setor de empregabilidade do Crato em relação ao ranking no estado, além de destacar o trabalho desenvolvido pela atual administração no intuito de gerar novos postos de trabalho, a exemplo do projeto de construção do Shopping Popular do Crato, onde atuarão 321 novos microempresários, com financiamentos dos novos espaços por meio do Banco do Nordeste.

Samuel Araripe, ainda ressaltou a forma como vem desenvolvendo a administração do município, por meio de um trabalho planejado, com balizamento inicial de um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e um Plano de Requalificação Urbana (PRU), uma forma de projetar administração do município para as próximas duas décadas. Além dessas abordagens, a secretária de Ação Social, Liduína Andrade, fez uma explanação do trabalho desenvolvido por meio do programa Pró-Jovem Adolescente, atualmente o Pró-Jovem Trabalhador, que obteve bons resultados no sentido de promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho.

São, ao todo, 700 adolescentes de áreas de vulnerabilidade social do município inseridos. Ela ainda solicitou mais mil vagas para o programa no Crato, inclusive ressaltando que um projeto de solicitação foi encaminhado ao Governo federal. O ministro disse que irá atender a solicitação, para que novas vagas sejam criadas. Carlos Lupi fez um agradecimento emocionado, pela forma simples em que foi recebido pelo prefeito e sua equipe. Antes de estar no Crato, ele visitou a colina do Horto, onde fez a entrega simbólica dos primeiros empréstimos dentro do novo programa aos vendedores do local e apresentação da modalidade de crédito para os pequenos comerciantes.

Campanha de vacinação contra a Pólio considerada exitosa

A Secretaria de Saúde do Crato finalizou no último dia 3, a campanha de vacinação contra a poliomielite. O trabalho das equipes de saúde do município foi considerado exitoso, com o envolvimento dos técnicos de saúde. Segundo a assessoria da Saúde, foram vacinadas, dentro da meta, 103% das crianças com idade inferior a um ano de idade e 95% das crianças de 4 a 5 anos.

CAPS Crato realiza comemoração junina

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Crato realizou na noite desta quarta-feira, a sua festa junina. O evento reuniu um animado público composto pelos pacientes, quadro funcional, familiares e convidados. As comemorações contaram com barracas de comidas típicas, quadrilhas e apresentação da banda do CAPS. No último dia 2, o CAPS Crato comemorou sete anos de vivência com uma passeata pelas ruas da cidade. A instituição conta com acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, enfermeiros entre outros profissionais, que assistem 700 pacientes.

Meio Ambiente do Crato concorre ao Município Selo Verde

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato está concorrendo ao Selo Município Verde 2009. O Prêmio Município Selo Verde foi criado com a finalidade de atestar os bons resultados das cidades cearenses que investem na gestão ambiental e na qualidade de vida da população. De acordo com Paulo Botelho, assessor do Secretário Nivaldo Soares, o relatório com as ações dos municípios deverá ser enviado até o dia 13 de agosto e ressalta que o Crato foi classificado em 2007 e 2008, sendo que de 184 municípios cearenses, apenas 39 obtiveram a classificação.



Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Um comentário:

A.Morais disse...

Antonio.
Este empreendimento há muito que era para ter sido construido. Espera-se mais rapidez. Agradeço visita ao Sanharol e irei passar no mercadinho para apanhar o Jornal.