quinta-feira, 9 de julho de 2009

090709 - Prevenção contra a Gripe Suina

Estamos sempre a receber e-mails da nossa colaboradora Leile Lima, neta de Geraldo Lima e Laís sobre temas diversos que julgamos relevantes e dignos de transformá-los em postagem. Desta feita, trata-se de dicas de como o cidadão deve se prevenir contra a chamada gripe suína que, infelizmente, já chegou ao Ceará. As orientações são do Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes do Laboratório Morfofuncional da Faculdade de Medicina - UNAERP. Vejamos o que diz o renomado Dr. Odair:

“O melhor que vc pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.
As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.
Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).
Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.
Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.
Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.
Coloque bastante cebola na sua alimentação.
Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.
Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).
Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).
Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.
O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.
Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.
Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.
Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.
Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de você”.
Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes
Laboratório Morfofuncional
Faculdade de Medicina - Unaerp
Fone: 36036744 ou 36036795

3 comentários:

A.Morais disse...

Antonio.

Blog versatil esse. Orienta e cuida da saude. Parabens. Agradeço a visita ao Sanharol.

Mario Olímpio de Menezes disse...

Apesar de a receita parecer interessante, lanço dúvidas sobre a autoria.

O suposto autor, Odair Alfredo Gomes, não menciona em seu currículo Lattes (atualizado em Junho/09) nada sobre ter estudado na Unicamp, nem sobre Imunologia e Genética.

Aparente a especialidade do autor é outra; não duvido de sua capacidade em escrever tais orientações, mas parece que não foi ele que o fez.

Antonio Correia Lima disse...

Olá Amigo Mário, obtigado pela visita/comentário. Quanto a matéria, como falei, trata-se de um e-mail que recebemos da Leile Lima, neta de Gealdo Lima, que é bióloga e trabalha num conceituado Instituto de Pesquisas no Rio de Janeiro e sempre estar a nos enviar dicas, tais como esta.
Existe uma introdução no texto que não utilizei. Vou verificar direito.