terça-feira, 30 de março de 2010

300310 - NOTÍCIAS DO PLANALTO -

Governo dará posse a 10 novos ministros

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou na noite desta terça-feira (30/3) que o presidente Lula dará posse, amanhã (31/3), às 11h, a 10 novos ministros, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Os novos titulares assumem as pastas dos ministros que irão disputar as eleições em 3 de outubro deste ano. De acordo com a legislação eleitoral, quem exerce cargo público e não irá disputar a reeleição deve deixar o posto até o dia 3 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição.

“O presidente Lula está deixando os seus ministros bastante à vontade para decidirem, mas tem a tendência de tentar convencê-los a ficar no governo até o fim. Isso desde o começo. Ele gostaria, se possível, que os ministros ficassem até o fim, mas respeita a decisão daqueles que querem sair para serem candidatos. O presidente Henrique Meirelles [Banco Central] está analisando. Mas, eu sempre brinquei que o ministro que chega indeciso aqui o presidente convence a ficar”, afirmou Padilha.

Na entrevista, Padilha explicou que sete dos 10 novos ministros exerciam anteriormente as secretarias-executivas dos Ministérios. Um dos exemplos é Erenice Guerra que substituti a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Márcia Lopes, que já foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, será substituta do ministro Patrus Ananias. A direção nacional do PMDB indicou o ex-deputado Wagner Rossi, atual presidente da Conab, para o Ministério da Agricultura. Rossi substitui Reinhold Stephanes.

Ainda falta decidir o nome do substituto do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que já anunciou que vai deixar o cargo. Segundo Padilha, Costa ainda conversa com o presidente Lula nesta noite para definir o novo titular da pasta. Além disso, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que esteve reunido com o presidente Lula, nesta terça-feira, no gabinete provisório da Presidência da República, no Centro Cultural Banco do Brasil, pediu mais 24 horas de prazo para definir se deixa o cargo ou não o BC.

FONTE BLOG DO PLANALTO

Nenhum comentário: