domingo, 7 de março de 2010

070310 - Todo Dia é 08 DE MARÇO Dia Internacional das MULHERES.

Pelo Filho de D. Nair.

1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política,emprego e educação para as mulheres.

1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres enegros dos Estados Unidos.

1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

Nacional para o Sufrágio das Mulheres

1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas devestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque. Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América, por iniciativa do Partido Socialista da América.

Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, na Holanda, dirigida pelaInternacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada. No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Poucos dias depois, a 25 de Março de,1910 um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. ParaEva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado aoimaginário coletivo como sendo o fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.

Porém, somente no ano de 1911, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pelaONU (Organização das Nações Unidas).Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva detrabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo elegislativo.

Nossa Senhora, Nossas Avós,Nossas Mães, Nossas Irmãs,Nossas Madrinhas,Nossas Professoras,Nossas Amigas, Nossas Namoradas, Nossas Esposas, Nossas Sogras,Nossas Filhas, Nossas Netas.

“Nenhum homem precisa preocupar-se muito com que tem a sua frente, se a seu lado tem uma boa mulher.


Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer. Carlos Drummond de Andrade.

ΨSão Paulo 06/03/10 ArtigoVIII-www.sosdrogasealcool.org - psicocesarmousinho@hotmail.com Ψ


Um comentário:

Helenice disse...

SENSACIONAL MEU QUERIDO ESPOSO!!!
GOSTEI MUITO POR VC TER FEITO UMA HOMENAGEM À TODAS MULHERES.
QUE DEUS ABENÇOE A TODAS NÓS E TB. AOS HOMENS QUE RESPEITAM E VALORIZAM AS MULHERES DE SUA VIDA!!!
TE AMO!!!
HELENICE