quinta-feira, 4 de março de 2010

040310 - NOTÍCIAS DO CRATO

CRATO - Abertas as Incrições para o processo de seleção do programa Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã

500 vagas para o Mercado de trabalho em Crato !

NE - Uma Excelente Notícia: 500 Vagas para Cursos gratúitos de Informática, Vendas, Administração, Metal Mecânica, Bombeiro Hidráulico, etc, visando qualificar e Inserir Jovens de 18 a 29 anos no mercado de Trabalho no Município de Crato.


Com o objetivo de qualificar, preparar e inserir os jovens no mercado de trabalho no Crato, serão abertas nos dias 04, 05 e 06 de Março as incrições para a seleção do programa Projovem Trabalhador/Juventude Cidadã. Neste ano de 2010, serão oferecidas 500 vagas para cursos que variam desde Informática, Vendas, Administração, Metal Mecânica, Bombeiro Hidráulico, etc, atendendo às demandas do Município. O programa Projovem Trabalhador/Juventude cidadã é um projeto amparado pelo ministério do Trabalho e Emprego, e que no município do Crato, através de um grande esforço do Prefeito Samuel Araripe e da Secretária de Ação Social Liduína Alves, que esteve todo tempo em contato com o Ministro Carlos Luppi, através do seu secretário executivo André Figueiredo, conseguiu garantir 500 vagas para o município do Crato, a fim de que jovens, entre 18 e 29 anos estejam se qualificando para nas diversas modalidades. Vale salientar que em 2008, neste mesmo projeto, mais de 30 por cento dos 125 jovens inscritos, foram inseridos no Mercado de Trabalho. O Blog do Crato esteve conversando com Leonardo Lima, coordenador do centro comunitario Santa Maria, que é a instituição executora do projeto no município do Crato, logo após explanação e detalhamento na Prefeitura Municipal do Crato, com o Prefeito Samuel Araripe e Secretariado:

Blog do Crato: O que é exatamente o Programa Projovem Trabalhador ?

Leonardo Lima: O programa Projovem trabalhador é uma modalidade do grande programa PROJOVEM do Governo Federal. É um programa que é apadrinhado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, onde o seu intuito é fazer qualificação social e profissional para jovens com idade entre 18 e 29 anos. Os jovens que estão nesta faixa e que não estiverem cursando ensino superior, estarão aptos a participar do programa Projovem Trabalhador. É um público específico, que sendo selecionados para participar do Projeto, irá receber 350 horas/aula, tanto da parte de cidadania, direitos humanos, educação para o mercado de trabalho, constituição, como também de conteúdos técnicos mais específicos, que é a profissionalização, onde são ensinados desde a Informática, Vendas, Administração, Metal Mecânica, Bombeiro Hidráulico, etc, atendendo às demandas do Município para o Mercado de Trabalho, no sentido de profissionalizar estes jovens, e incluí-los no Mercado de Trabalho, que é uma das metas do Programa. O programa tem uma meta mínima de que 30 por cento dos jovens que são beneficiados, possam ser inseridos no Mercado de Trabalho formal. Já que vamos abrir 500 vagas, 150 jovens ao final do projeto, em Novembro ou Dezembro, vão estar sendo incluídos no Mercado de Trabalho. Então, essas são as ações principais do projeto: A qualificação profissional, o Lanche, o transporte, a Bolsa de Estudos, ( é importante salientar que os jovens que irão participar do projeto receberão um auxílio financeiro de 100 reais por mês durante 6 meses ).

Blog do Crato: Há alguma diferenciação entre aqueles que participam na sede do município e os da zona Rural ?

Leonardo Lima: Não há diferenciação alguma, inclusive das 20 turmas que serão abertas para o programa, 10 vão ter execução na sede, e as outras 10 turmas serão distribuídas dentre os 9 distritos do município do Crato. No momento da profissionalização, nós podemos capacitar estes jovens nos mais diferentes arcos ocupacionais, inclusive aqueless que têm maior demanda nos distritos, que provavelmente terão um setor mais agrícola, então, nós podemos fazer a capacitação profissional em domesticação de animais, cultivo da terra, agro-estrativismo, em artesanato, em diversos setores que são demandas das áreas agrícolas, para fazer com que esse jovem possa encontrar sua inserção produtiva no local aonde reside, e não vir para a sede do município procurar emprego. ( Na foto ao lado, Rosivane Bezerra, coordenadora municipal ).

Blog do Crato: Quando Acontecem as Inscrições?

As inscrições do projeto Jovem trabalhador acontecem nos dias 04, 05 e 06 de Março. A seleção desses jovens serão nos dias 08, 09 e 10 de Março, e a divulgação do resultado das inscrições acontece no dia 11 ou 12 de Março. Não há nenhum custo de inscrição, o jovem apenas precisa estar dentro do perfil do público alvo, entre 18 e 29 anos, não ter emprego formal, comparecer na Secretaria de Ação Social munido de RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Reservista ( para os Homens ), e Comprovante de Residência.

Maiores Informações:
Rosivane Bezerra de Menezes - Coordenadora Municipal - Tel: 9966-8268 Secretaria de Ação Social - 3521-6321
Leonardo Lima - 85 - 8820-3647


Blog do Crato
www.blogdocrato.com

Nenhum comentário: