quinta-feira, 25 de março de 2010

250310 - Crato – Organizado no Presente; preparado para o Futuro!

Por: Mário Correia de Oliveira Júnior.

Caro leitor não se assuste! Não dê beliscões nos braços! Esta Cidade não fica na Grécia. É no Brasil, em seu nordeste Central, no Sul do Estado do Ceará, ao sopé da Serra do Araripe, entre os canaviais.

Pois, bem! No teu céu inda brilha estrela fúlgida/ Que há cem anos norteia o teu porvir/ Crato, amado, idolatrado, Teu destino hás de seguir/ Grande e fortecomo nosso verde mar/ Bendita sejas, oh terra de Alencar.” (Trecho do seu Hino)

Para o Crato seguir o seu porvir (o seu futuro), orientado pela estrela fúlgida, com grandeza e fortaleza foi de fundamental importância sua organização administrativa e política.

Não podemos, por conseguinte, falarmos em organização administrativa e política, se não falarmos em gestão do conhecimento e a gestão por competências.

Ao visualizarmos o Crato de 2005 a 2010, percebemos claramente, que a administração municipal fez muito bem sua lição de casa.

Então, lancemos mãos, pois, com a finalidade de fundamentarmos o acima afirmado, dos ensinamentos do Professor Pedro Paulo Carbone, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas e Professor colaborar da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Centro de Ensino Universitário do Distrito Federal (UDF).

A gestão do conhecimento e a gestão por competências, estão presentes e em plena evidência nos meios acadêmicos e empresarias neste novo milênio. E suas aplicabilidades encontram-se em fase de consolidação no cenário a nível mundial.

No Brasil, mesmo identificadas concepções e práticas diferenciadas a respeito de ambas, tanto no caso de empresas privadas, quanto em organizações públicas, à administração Pública Municipal encontrou mecanismos para se organizar em seus diversos aspectos.

Se assim não tivesse procedido, jamais estaria o Crato recebendo os mais diversos aportes governamentais para o seu desenvolvimento e bem estar dos seus munícipes. É simples. São dados concretos. Dados palpáveis. Tão somente entrarmos nos Sites governamentais.

Os mais renomados homens públicos sempre afirmaram: “Administrar é um questão de detalhes.” Acrescentemos: com a coisa pública, além da preocupação com os detalhes, temos a ética, a moral, a dedicação e a vontade de partilhar a administração com os demais cidadãos. Quem bem administra sua casa, sua empresa, conseqüentemente, administra muito bem a coisa pública.

“A relação entre o conhecimento e a vida política também estava presente na Grécia antiga. Desde o século VII a.C, os filósofos pré-socráticos separavam a vida da cidade(polis) da vida da casa(oikos). A casa era o local da atividade privada, onde mulheres e escravos cuidavam das atividades produtivas, da economia. A polis era o espaço público exclusivo dos cidadão livre das obrigações da casa. Era também o espaço pleno da publicidade dos feitos humanos. Por meio das narrações de seus feitos, podiam conquistar a admiração dos contemporâneos, podendo assim atingir as gerações seguintes.” (Carbone,2007:20).

Hodiernamente, estamos diante dos mesmos fatos. Cada cidadão deve fazer sua parte. Cada Cratense deve amar e admirar sua terra. E abraçar as cidades irmãs, a fim de crescermos juntos; organizados e preparados para o futuro.

A bem da verdade; não tenho dúvidas de que o administrador e cidadão Cratense Samuel Vilar de Alencar Araripe e sua equipe organizaram o Crato e o prepararam para o Futuro.

Mário Correia de Oliveira Júnior Professor Universitário

Especialista em Direito Privado e Docência do Ensino Superior

Doutorando em Direito Privado

Nenhum comentário: