domingo, 24 de maio de 2009

240509 - NOTÍCIAS DO PROJETO VERDE VIDA


Verde Vida promove Oficina de construção participativa de empreendimentos de geração de renda na comunidade de Catingueira.


A ONG Verde Vida promoveu durante o mês de abril de 2009, a oficina : “AQUI É MEU LUGAR”: Afirmando Identidade e construindo referenciais de Desenvolvimento local solidário e sustentável. Os encontros aconteceram no Teatro Frei Beda na Catingueira, envolvendo 30 representantes de famílias do Sítio Catingueira e equipe de colaboradores da entidade.
A iniciativa foi fruto de uma provocação de Frei Beda, quando de sua visita em março deste ano à Ponta da Serra. Ele alertou na oportunidade para um certo distanciamento do Projeto das iniciativas de geração de renda para os jovens e suas famílias no Sítio Catingueira, o que levou a uma reflexão:
Desde sua fundação o Verde Vida se destacou por enxergar o potencial dos/as jovens da localidade da Catingueira, despertando o gosto por aprender uma arte, permanecer na escola e valorizar o ambiente em que vivem, com ações de protagonismo juvenil. No entanto não se conseguia atingir diretamente as famílias vinculando iniciativas de emancipação humana e conservação ambiental com geração de emprego e renda.
A partir da oficina facilitada pelo Professor Alex Sampaio, pretende-se que o jovem atendido pelo Verde Vida seja o elo com as famílias inseridas em ações que contemplam suas habilidades e vocações, além do potencial natural da Catingueira.
PERFIL DOS PARTICIPANTES

30 Representantes de famílias (homens, mulheres e jovens) do Sítio Catingueira que vivem no entorno da área do Sítio do Projeto Verde Vida em localidades como Vila Porfírio, Boi Morto e Sítio Altos e participaram da oficina. Os próprios participantes qualificaram-se como pessoas de bem trabalhadoras, alegres, divertidas, compromissadas, batalhadoras, determinadas, pacientes, maravilhosas e aplicadas.
A OFICINA
A oficina se estendeu por 6 encontros, nos quais foram utilizadas metodologias participativas. Foi feito um resgate histórico da comunidade através da linha do tempo, construção da visão de futuro do grupo para cinco anos, e reflexão sobre agrobiodiversidade, potenciais locais e parcerias para os empreendimentos da Comunidade.
A oficina teve o objetivo de afirmar a identidade da comunidade e animar a busca de novas referências no desenvolvimento de ações mais integradas, visualizando limites, desafios e possibilidades e contribuindo para gerar consciência ética, sensível e solidária. Capacitar a comunidade para assumir um novo olhar sobre a localidade e desenvolver iniciativas de ocupação e renda, despertando nas pessoas a vontade de morar e trabalhar no campo, no lugar onde vivem, onde estão suas referências históricas.
O produto final da oficina foi a elaboração de projeto que será entregue aos representantes da Aktionskreis Pater Beda e a kindermissionwerk, no escritório em Ponta da Serra.
Com isto, o Verde Vida se consolida ainda mais como lugar de intercâmbio cultural, de conhecimentos e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente e promoção da vida no Sítio Catingueira.
No decorrer da Oficina os participantes experimentaram aulas práticas de turismo comunitário sustentável. Recepcionaram 2 turmas de universitários do Curso de Administração de Empresas da Universidade Vale do Acaraú-UVA-Instituto Dom José de Educação-IDJ, núcleos Crato-Santa Teresa e Juazeiro do Norte- Salesianos.

As equipes de trabalho demarcaram e conduziram os estudantes por uma trilha ecológica que saiu do espaço do Sítio do Projeto Verde Vida e seguiu pelo Açude Grande, Capela, pelo ponto conhecido como Casa de Pedra e a Cachoeira no leito do Riacho da Catingueira, revelando o rico potencial humano e ambiental da Comunidade. Prepararam e serviram merenda com itens produzidos localmente, tudo isto ao som de música regional puxada por uma banda composta por adolescentes. Os universitários puderam confrontar o saber acadêmico com a sabedoria e a cultura popular, e saíram encantados com a experiência que vivenciaram.

Alex Josberto Andrade Sampaio



Parceiros


Um comentário:

Antonio Alves de Morais disse...

Muito importante essa mobilização e demonstração de unidade desta gente. Parabens. Que Deus os ilumine.