quarta-feira, 20 de maio de 2009

200509 - JERIMUM GIGANTE DE 40 KG

Jerimum de 40 kg chama a atenção em Ponta da Serra


Apesar de um ano chuvoso, a safra do Jerimum, em nossa região, tem sido um pouco acanhada. Mas, nessa semana, um fato chamou a Atenção de todos. É que o agricultor Alberto Zuza dos Santos, residente no sítio Juá, onde cultiva sua roça, colheu um jerimum, pesando 40 kg.
A abóbora ou jerimum é muito atraente e poderoso pelos seus poderes de cura. De acordo com alguns autores a abóbora, o milho e o feijão constituíam a base da alimentação da civilização dos maias, incas e astecas. Rico em fibras, seu uso é recomendado na alimentação diária para combater hemorróidas, varizes, arteioclerose e diabetes. O uso de fibras na alimentação torna as fezes mais moles e volumosas, estimulando a função intestinal o que previne da diverticulite, úlceras e até câncer de cólon, além de combater o colesterol, pois, aumenta o metabolismo da gorduras.
Por julgarmos um fato relevante, expomos a imagem do gigante jerimum sendo erguido por dois homens de força.

9 comentários:

A.Morais disse...

Eita Antonio.

Quem me dera uma talhada deste jerimum com um litro de qualhada e um pouco de açucar. Ia fazer a festa.

Antonio Correia Lima disse...

Pois é.amigo Morais, não é só em Itu que as coisas são grandes

A.Morais disse...

Antonio.

Vocé tambem é um grande. Grande na humildade, nos exemplos de vida, no conhecimento e na minha amizade.
Abraços.
A. Morais.

Antonio Correia Lima disse...

Obrigado amigo Morais

Walmir disse...

Olá Toinho,

Gostei muito da informação do jerimum, porém tenho consciencia que devemos divulgar mais nossas idéias para que toda comunidade tenha acesso a elas.
continue firme!!!!

Walmir disse...

Sim toinho,

Qual o nome das pessoas que terminaram a faculdade com você e que residem aqui em nosso distrito, para registrarmos no despertar?

Glória Pinheiro disse...

Antonio, pelo visto aí em Ponta da Serra além do clima ser bom a terra é fértil para produzir uma melancia desse porte.
Quando eu for ao Ceará, vou querer visitar Ponta da Serra. Tenho muito orgulho de ser parenta do Padre Bosco. Ele é neto de uma prima do meu avô a quem chamávamos de tia Micota. Tia Eunice e tia Valdelice que foram minhas tias afins, eram tias legítimas do Padre Bosco.
Que Deus proteja Ponta da Serra e todo seu povo.

Glória Pinheiro disse...

Desculpe. Troquei abóbora por melancia.

Antonio Correia Lima disse...

Glória, Monsenhor Bosco é uma pessoa extraordinária que ama de verdade a nossa Ponta da Serra; a prova disso são os 25 anos de vigário em Ponta da Serra. Mais uma vez muito obrigado pela visita e pelo comentário.Sim, o Monsenhor Bosco é um grande batalhador pela nossa emancipação.