sábado, 18 de janeiro de 2014

DISCURSO DE GRATIDÃO

Na íntegra o meu discurso de agradecimento pela homenagem prestada pelos formandos 2013 da E.E.M. Joaquim Valdevino de Brito na noite desta sexta feira, que  escolheram como denominação da turma o meu nome.



E.E.M. JOAQUIM VALDEVINO DE BRITO- FORMANDOS 2013
TURMA ANTONIO CORREIA LIMA

Prezados formandos , meus queridos ex alunos, da Escola Joaquim Valdevino de Brito  quero em  poucas palavras falar da minha satisfação, e até orgulho,  em receber  essa honraria  da parte de vocês  que  decidiram   que a turma teria  o nome, TURMA ANTONIO CORREIA LIMA. Aproveito também para falar um pouco da minha pessoa e levar a cada um de vocês uma mensagem de otimismo.
Na verdade, sinto-me neste momento a pessoa mais feliz do mundo,  e agradecido por essa atitude de vocês.  Atitude essa também tomada pelos meus colegas concludentes do Curso de História – URCA 2008, quando decidiram que a turma deveria receber o nome de Turma Antonio Correia Lima – SEU ONTOIN, e que eu deveria ser o aluno representante da turma a receber o canudo. Quero frisar que lá foram 4 anos de convivência com a turma e aqui, apenas sete meses, como professor de história,  o que dá um sabor bem mais agradável.
Quero dizer a todos que nasci e me criei aqui mesmo em Ponta da Serra, e descendo das cinco famílias primitivas que deram origem a povoação de mesmo nome. Não tive o privilégio de estudar nas atuais escolas modernas, mas fui aluno da antiga casa da escola e do Grupo José Horácio  Pequeno, ainda no tempo da palmatória.
Fui estudar na cidade nos idos   de 1965 e lá passei pelo Licerceu Diocesano de Artes e Ofício, Grupo Francisco José de Brito, Colégio Estadual, Escola Técnica de Comércio, Supletivo, e finalmente Universidade Regional do Cariri – URCA. Na cidade  trabalhei por 7 anos no Banco Brasileiro de Descontos – BRADESCO, e depois, me estabeleci como micro empresário no setor de comércio e técnico eletrônico.
Ainda na cidade, casei-me e tive 3 filhos que  já me deram 5  lindos  netos.
Mantenho há dez anos pequenos projetos na área de comunicação: amplificadora, jornal, Blog  e rádio web, que tem sido  muito importante na promoção do distrito de Ponta da Serra , prestes a sua emancipação política.
Passei por muitos obstáculos na minha vida, mas nenhum  superior ao meu otimismo e fé em Deus,e hoje eles são coisas do passado, mas que me foram úteis, principalmente, para aguçar o meu discernimento  diante do bem  e do mal. Portanto, digo para todos vocês que não se deixem ser abatidos pelas primeiras dificuldades daqui para frente, dentre elas a do Vestibular e sigam em frente não esquecendo da importância da leitura e do preparo para enfrentarem esses desafios.
Caros amigos formandos, meus ex alunos, Sou consciente que não fui um excelente professor, nesses sete meses, mas tenho a certeza  absoluta de ter sido um professor amigo. Eu poderia ter sido um bom professor e não ter sido   um amigo, e certamente não estaria hoje aqui diante de vocês me sentindo, como já disse,  a pessoa mais feliz do mundo e honrado com essa homenagem que julgo de alta importância na vida de um ser humano.
Eventos iguais a este me  remetem ao final do século XIX, mais precisamente, em 25.12.1895, quando da missa inaugural do Orátório dedicado a São José construído pelo José Bernardo Vieira, o fundado de Ponta da Serra ,  meu ancestral e de alguns de vocês, e fico a imaginar quanta felicidade nesse momento por parte  do  José,  nesta hora  lá no Céu  onde  deve está vibrando com esse momento, e ainda mais com um dos seus bisnetos recebendo tamanha homenagem.

Finalmente, quero desejar a todos vocês muito sucesso, não só nos estudos, mas em todos os sentidos, que sejam motivos de orgulhos para os seus, e se nesse caminho nos encontrarmos podem ter a certeza  serão tratados da mesma forma  que hoje estou sendo tratado por vocês.   MUITO OBRIGADO A TODOS.

Nenhum comentário: