sexta-feira, 26 de julho de 2013

NOTÍCIAS DO PLANALTO

Posted: 24 Jul 2013 11:05 AM PDT
Pacto Nacional pela Saúde
O Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, falou no programa Brasil em Pauta desta quarta-feira (24) que o programa Mais Médicos vai ajudar a coordenar e a qualificar os níveis de atendimento da Atenção Básica à Saúde. Ele destacou a importância do programa, que atenderá aos municípios que possuem postos de saúde e unidades de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde disponíveis, mas que enfrentam déficit de profissionais médicos. Os principais beneficiados, de acordo com o secretário, serão os municípios do interior e periferias das grandes cidades.
“Não podemos prescindir da necessidade nessas regiões onde já existe capacidade instalada, onde tem população para ser atendida (…) Nesse sentido vem o programa Mais Médicos. É um programa que é voltado para a especialização em atenção básica, para o provimento de regiões carentes, de difícil acesso, na periferia das grandes cidades e no interior do Brasil”, afirmou Mozart Sales.
Ao comparar a quantidade de médicos no Brasil com a dos países vizinhos, o secretário demonstrou que também são necessárias estratégias de médio e longo prazo para melhorar a saúde básica no país:
“Nós temos aqui hoje no Brasil 1,8 médicos por mil habitantes, quando nós temos aqui a Argentina e o Uruguai, vizinhos, com 3,2 e 3,7, sem falar de países da Europa, como a Espanha, Portugal, França que têm números muito mais expressivos que o Brasil. Temos estratégia a médio e longo prazo que é a abertura de novas vagas de graduação em medicina. O Brasil tem hoje 17 mil vagas por ano, precisamos ampliar as vagas de graduação, são 700 mil brasileiros que fazem vestibular para medicina todos os anos, esse é um número que não tem similar no mundo inteiro.”
Inscrição no programa Mais Médicos
O prazo para inscrição no programa termina nesta quinta-feira (25). A equipe técnica do Ministério da Saúde fez um giro por diversos estados do país para mobilizar os municípios prioritários a participarem do programa. A respeito da inscrição pelos profissionais médicos, o secretário reafirmou que a prioridade são os brasileiros e posteriormente os brasileiros formados no exterior. Segundo ele, se houver vagas remanescentes, serão ocupadas por estrangeiros.
“Nós queremos que os brasileiros selecionados no programa iniciem suas atividades no começo de setembro. E os possíveis estrangeiros das vagas que sobrarão após a escolha inicial dos brasileiros, iniciarão por volta do dias 15, 16 de setembro. Essa é a nossa meta”, afirmou Mozart Sales.
Posted: 24 Jul 2013 06:45 AM PDT
A presidenta Dilma Rousseff divulgou nesta quarta-feira (24) nota de pesar pela morte do compositor Dominguinhos. A presidenta disse que Dominguinhos foi, ao lado de Luiz Gonzaga, um preservador da arte da sanfona. Segundo ela, o compositor deixará bastante saudade.
O Brasil perdeu ontem José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, um talento natural que orgulha a música brasileira. Compositor, arranjador, alegria em pessoa, Dominguinhos foi – ao lado de Luiz Gonzaga – um preservador da arte da sanfona. Batalhou pela vida até o último momento. Dominguinhos deixa para cada brasileira, cada brasileiro, músicas como “De volta pro aconchego”, “Isso aqui tá bom demais” e “Eu quero um xodó”. Deixa na mala bastante saudade. À família, aos amigos, aos milhões de fãs, minha solidariedade nessa hora de dor.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil
Posted: 24 Jul 2013 06:29 AM PDT
A presidenta Dilma Rousseff divulgou nesta quarta-feira (24) nota de pesar pela morte de Djalma Santos. Para a presidenta, o bicampeão mundial foi um exemplo de retidão. Leia abaixo a íntegra da nota:
O futebol está de luto. Bicampeão mundial, o lateral Djalma Santos deixa às gerações de amantes do esporte um exemplo de retidão. Nunca foi expulso, mesmo tendo de marcar os melhores jogadores da sua época. Djalma Santos encantava em campo e fora dele. Eu o vi pela última vez em Uberaba, em maio, na abertura da Expozebu. Foi emocionante vê-lo na cerimônia abraçado a Pelé, exemplos de hoje e sempre. À família e aos amigos minha solidariedade nessa hora de dor.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil
Posted: 23 Jul 2013 03:02 PM PDT
A presidenta Dilma Rousseff recebeu, nesta terça-feira (23), no Palácio do Planalto, o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, que a convidou para a inauguração da primeira fase do projeto Salobo, no Pará. Segundo Ferreira, Dilma aceitou o convite para conhecer o projeto que, com investimentos de R$ 4 bilhões, vai produzir até 200 mil toneladas de cobre concentrado. Em entrevista após o encontro, o executivo afirmou ter conversado com Dilma sobre o cenário econômico internacional e disse estar otimista. Segundo ele, não há espaço para o desânimo.

Nenhum comentário: