segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Festa do Cinqüentenário do Sindicato dos Trabalhadores do Crato - Por : Antonio Correia Lima - TOINHO






A Dom Vicente  de Paulo Araújo  Matos, 3º bispo do Crato ,se  deve  a criação dos primeiros Sindicatos dos Trabalhadores Rurais no sul do Ceará, sendo  que o  primeiro sindicato fundado no Ceará foi o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Crato e Juazeiro, em 1º de janeiro de 1962, e o segundo, o de Barbalha, em 4 de Janeiro do mesmo ano.  (http://www.google.com.br ), completando hoje 50 anos da sua criação.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato começou a funcionar no Sítio Fábrica Distrito de Santa Fé, com o objetivo de organizar, representar, defender política, social e juridicamente seus filiados. “Lutar por uma política agrícola que garantisse ao trabalhador e seus familiares o uso adequado da terra, promovendo a formação sindical e manter intercâmbio com outras entidades do gênero, na concretização da luta em defesa dos interesses da categoria”, disse seu atual presidente, Antonio Alves da Gama ( Jornal do Cariri).
Para comemorar este fato a atual diretoria  preparou e executou um dos seus maiores e mais organizados eventos da história dos seus 50 anos, que teve início às 7:00 hs. da manhã desta segunda – feira (02.01), num espaço de mais da   metade do primeiro quarteirão da rua Pedro II, onde está localizada sua sede, que foi interditada para esse fim.
Foi uma manhã inteira de muitos eventos culturais e religiosos, com a presença de lideranças políticas, religiosas, sindicais e comunitárias, e uma grande quantidade de  trabalhadores do campo e da cidade. Muita comida e diversão, inclusive, show de mágico, apresentação da Lapinha de  Zulene Galdino, Violeiro, documentário da história do sindicato, e um grande forró.
Foi sem  dúvida uma grande festa, que pode ser conferida nas imagens ilustrativas.


Nenhum comentário: