quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Do Repórter Esso ao Rádio Repórter Antônio Vicelmo. Uma vivência... Um Hábito!



Por: Mário Correia de Oliveira Júnior.

Crato, CE, 18 de Janeiro de 2012. 
Ao ouvir, como de hábito, o Rádio Repórter Antônio Vicelmo de Terça-Feira, 17 de Janeiro de 2012, ouvi de Antônio Vicelmo algumas palavras que tocaram minha mente e fizeram–me lembrar de minha adolescência e a de meus irmãos, assim como, um trajeto de vida.
Façamos, por conseguinte uma pequena retrospectiva: Todas as manhãs éramos acordados com o noticioso do Repórter Esso. Vale lembrar que o Repórter Esso Nacional teve seuinícioem 28 de Janeiro de 1941, tendo como apresentadores os locutores Gontijo Teodoro, Luis Jatobá e Heron Domingues e seu encerramento em 31 de Novembro de 1969. Portanto, 28 anos de transmissão, conforme pesquisa. Contudo, outros historiadores dão como encerramento no Rádio, a data de 31 de Dezembro de 1968 e na TV, precisamente TV Tupi do Rio de Janeiro encerrou em 31 de Dezembro de 1970.
Pois muito bem! Nosso caminhar data de 1964 em diante. Então, meu pai “Seu Mário” não saia para o trabalho, sem antes ouvir o noticioso do Repórter Esso e por tabela, os filhos Mário, Antônio, Rômulo e Cleide (a mais nova); eram ouvintes assíduos. Portanto, hora de acordarmos para ir para o Colégio Diocesano do Crato. Uma vivência... Um hábito salutar que se impregnou em nossas vidas. Ainda se encontra em viva memóriao dia 1º de Marçode 1964, quando olocutor do Repórter Esso com voz grave e preocupante noticiou a Golpe Militar de 1964. Chamado, comumente pela Rádio de Revolução Brasileira. Neste dia “Seu Mário” nos deixou em seu Jeep, antes do horário normal, no colégio Diocesano e se dirigiu rapidamente para a Prefeitura do Crato, a fim de se inteira politicamente dos acontecimentos.
O tempo passa, a vida continua... E eis, que em meados do mês de Maio de 1965 surge uma voz nova, uma voz familiar, uma voz de nossa região: Antônio Vicelmo da Rádio Educadora do Cariri. É de suma importância o relato de fatos históricos, para entendermos o presente e prepararmos o futuro.
A vivência do Rádio... Um hábito... Levamos ao longo de nossas vidas... Do Repórter Esso ao Rádio Repórter Antônio Vicelmo. Acredito piamente, que este hábito de Radio está em nossos sangues, pois somos sobrinhos de “Seu Zé Cirilo”. Antônio, meu irmão tornou-se radialista. E o hábito do Vicelmo vém desde a adolescência. A história se repete. Paulo Ernesto, filho do Vicelmo seguiu a carreira do Pai- a comunicação.
E o Mário? O Mário, com a vivência, com o hábito de Rádio,também passou a acordar seus filhos; Mário Neto, Ana Hirlene e Hirlana Hévila com o noticioso do Rádio Repórter Antônio Vicelmo: É hora de notícia! Assim diz Antônio Vicelmo. E também, assim repetia Mário: é hora de acordar para ir para o Colégio Diocesano!
Portanto, meus caros!
O Rádio Repórter Antônio Vicelmo é o grande responsável por incutir em diversas gerações de nossa região estegeneroso hábito de “não sair de casa” sem antes ouvir a credibilidade do seu noticioso.
O Crato, o Cariri, o Ceará tem dessas coisas boas. A vivência, o hábito, a boa amizade, etc.
O destino segue. A história não para e as novas gerações surgem. Quem sabe? As netas do Mário; a Bianca, a Mariana e logo mais a Brice, também ouvirão em breve o Rádio Reporte Antônio Vicelmo?
Por último quero dizer: O Repórter Esso durou 28 anos no ar. Enquanto o Radialista, Repórter e Jornalista Antônio Vicelmo já passou dos 45 anos de profissão.
Parabéns, Antônio Vicelmo pelo amor que você tem ao Rádio.
Somos eternamente gratos pela atenção que você sempre dispensou a nossa família.

Escreveu: Mário Correia de Oliveira Júnior (“Mário da Caixa”).

Nenhum comentário: