segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ceará participa do maior evento internacional público dedicado ao espaço: Semana Mundial do Espaço

Ceará participa da Semana Mundial do Espaço - maior evento internacional público dedicado ao espaço

Começa nesta sexta-feira (4) e prossegue até o dia 10 de outubro a World Space Week (Semana Mundial do Espaço), o maior evento internacional público dedicado ao espaço, com comemorações em mais de 60 países.

Oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas através da Resolução 54/68 da Assembleia Geral de 06 de dezembro de 1999 como uma celebração internacional de contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria das condições de vida das populações, a Semana Mundial do Espaço é assinalada pela comemoração de dois eventos marcantes da era espacial:

- O lançamento em 4 de Outubro de 1957 do primeiro satélite artificial, Sputnik 1, abrindo o caminho para a exploração espacial; e

- A assinatura em 10 de Outubro 1967 do Tratado sobre os princípios que governam as atividades dos Estados na Exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e os outros corpos celestes.


Mais detalhes sobre a World Space Week: http://www.worldspaceweek.org/wsw/index.php?option=com_content&view=article&id=65&Itemid=3

A Semana Mundial do Espaço objetiva educar as pessoas ao redor do mundo sobre os benefícios que elas recebem a partir do espaço, despertar os jovens para a ciência e incentivar a cooperação internacional relativa à educação e divulgação das ciências espaciais.

O evento é coordenado globalmente pelo Comitê da ONU para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (UNCOPUOS) e o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA),  com o apoio da World Space Week Association (WSWA).       A WSW,  instituição voltada para educação espacial que integra a  International  Astronautical Federation - IAF desde 1997, lidera uma equipe global de Coordenadores Nacionais que organizam atividades dentro de seus próprios países.

No Brasil a World Space Week é coordenada desde 2011 pelo pesquisador e divulgador da Astronomia Valmir Martins de Morais, da Estação Astronômica PieGise, de Juazeiro do Norte, no Ceará.

O tema oficial da edição 2013 da WSW é "Explorando Marte, Descobrindo a Terra".  Mostraremos durante a Semana Mundial do Espaço, de 4 ao 10 outubro de 2013, o que estamos aprendendo sobre o  planeta  Marte, mas também o que estamos aprendendo sobre nós mesmos!!  Marte nos oferece a oportunidade de definir a partir do zero, o mundo que queremos viver.    Como poderão ser utilizados os limitados recursos para construir uma nova civilização em outro planeta, sem esgotar estes mesmos recursos? Como poderemos criar um ambiente que suporte a vida humana, sem destruir os elementos críticos necessários para sustentar outros processos planetários?   Aprendizagens que podem ser aplicadas a outros planetas, mas também que se aplicam ao nosso planeta atual... a Terra!


A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO NO BRASIL


Até o início desta sexta-feira (dia 04) 66 eventos  foram  programados e inscritos no website da World Space Week para ocorrer  em todo o País durante a Semana Mundial do Espaço. É um recorde brasileiro histórico na WSW.    Este número já é igual a soma das atividades efetivadas no Brasil em 2011 e 2012. E outras  ações devem ser cadastradas até o término do evento global.


Hangouts,sessões públicas de observação do céu com telescópios,  atividades escolares extras e intraclasse, feira de ciência, palestras, exibições de filmes e documentários com temática espacial, oficinas educativas, sessões especiais em Planetários, lançamento de Foguetes de garrafa PET - a diversificação dos movimentos  comemorativos  agitam praticamente todos os estados brasileiros. 

Confira  as ações que serão realizadas em todo o País: http://www.worldspaceweek.org/wsw/index.php?option=com_content&view=article&catid=7%3Abasics&id=97%3Aevents&Itemid=135&whichCountry=Brazil


A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO NO CEARÁ

Quatro cidades cearenses planejam realizar atividades presenciais e virtuais durante a Semana Mundial do Espaço.

Fortaleza 

- No dia 04 de outubro o Observatório Otto de Alencar (contato: 85 8890-5031) realizará sessão de observação pública com telescópio, destinada a comunidade universitária e a moradores das regiões próximas ao campus. E do dia 06 ao dia 10 exibirá filmes e seriados/documentários, como Cosmos e The Universe, seguidos de debates sobre seus temas. Contato para o evento de exibição: tel.(85) 8626-7680

- Do dia 04 ao dia 10 o jovem Paulo Otavio Bezerra Freitas Gouveia (contato:85 8746-8514) compartilhará em rede social (https://www.facebook.com/CuriosidadeExtraterrestre) um Banner feito exclusivamente para a Semana Mundial do Espaço.

Hidrolândia 

- Do dia 04 ao dia 10 O Clube de Astronomia de Hidrolândia (contato: 88 9999-9621) realizará atividades em escolas do município intituladas "Afinal, para que serve a astronomia?"

Juazeiro do Norte 

- No dia 05 de outubro o professor Wilami Teixeira (contato: 88 3571-1939), do IFCE, disponibilizará à partir das 18h30 na Praça Feijó de Sá (conhecida como Praça do Giradouro), no Bairro triângulo, um telescópio motorizado para observação pública dos planeta Vênus e Saturno, e aglomerados estelares.    

- Do dia 04 ao dia 10 a Estação Astronômica PieGise (contato: 88 3511-2738) distribuirá em escolas municipais, estaduais e em estabelecimentos comerciais cartazes da World Space Week e panfletos com texto alusivo ao tema da Semana: "Explorando Marte, Descobrindo a Terra",  No dia 07 a Estação mostrará, através de atividades lúdicas e jogos de perguntas e respostas, a Astronomia para crianças de 6-7 anos de idade do 1º ano do ensino fundamental, do Colégio Pequeno Grande.

 - Do dia 04 ao dia 10 o estudante do IFCE, Moézyo de Lima (contato:88 9961-2427), apresentará nas redes sociais a tela "Erupção Solar" - pintada em homenagem a Semana Mundial do Espaço. "A Arte que representa como metáfora a mecha de cabelo da mulher como um arco coronal formado por uma erupção solar. O olhar de poder que ela tem sobre a Terra é a representação de poder que o sol tem sobre a Terra."               

Quixadá -  Do dia 08 ao dia 10 de outubro a Universidade Estadual do Ceará/FECLESCj (contato: 88 3445-1036) se unirá ao Projeto Astronomia Para Todos para realizara "I Semana Mundial do Espaço 2013 no Sertão Central do Ceará". O evento constará de palestras, sessões de observação astronômica e uma mostra de imagens intitulada "Paisagens do Universo"


COMO REGISTRAR SEU EVENTO NA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO


Planeje sua atividade (ver lista com sugestões de eventos na página da Semana Mundial do Espaço no Brasil) e acesse  o website internacional da World Space Week em http://www.worldspaceweek.org/wsw/index.php?option=com_content&view=article&id=101&Itemid=152 . Preencha o formulário em português ou inglês. Se tiver alguma dúvida quanto ao que é requerido é só selecionar o idioma português localizado na parte inferior do formulário. Depois de preenche-lo, digite com letras minúsculas as duas palavras de segurança (re-Captcha) e clique em "Submit Event". Pronto! Seu evento já aparecerá devidamente registrado na Semana Mundial do Espaço. Você receberá do Webmaster da WSW um e-mail de confirmação do registro com o Login e Password para fazer atualizações.

Se a sua instituição tiver uma página na internet não esqueça de coloca-la em " Event Web Address". O site da Semana Mundial do espaço é uma excelente vitrine para o mundo.

Este ano a coordenação nacional da WSW sorteará, como incentivo à realização de atividades educacionais, pacotes de brindes contendo: meteoritos, planisferios celestes, livros e DVDs com temática espacial.

Para saber mais:


ágina da World Space Week na ONU:  http://www.un.org/en/events/spaceweek/ 

Página da Semana Mundial do Espaço no Brasil - https://www.facebook.com/WSWBrasil 

Assessoria de comunicação da Worl Space Week Brasil

E-mail: Valmirmmorais@yahoo.com.br   Telefones: (88) 3511 -2738

               (88) 8838 -2738    (88) 9619 -9757

Valmir M. de Morais      Coordenador Nacional WSW Brasil

Semana Mundial do Espaço


Nenhum comentário: