sexta-feira, 18 de maio de 2012

Centro de Informática compete em maratona de programação da IBM na Polônia



Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
09h14 - 27/04/2012

Talentos pernambucanos da programação marcarão presença na 36ª edição da International Collegiate Programming Contest, maratona mundial de programação promovida pela IBM-ACM, entre os dias 12 e 18 de maio, em Varsóvia na Polônia. O campeonato internacional contará com a participação de cerca de 100 times mundiais, sendo um deles, a equipe Challenge Accepted do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - campeã na etapa nacional realizada no final do passado.

O grupo formado pelos alunos Filipe Melo, Luiz Afonso e Davi Duarte, dos cursos de engenharia e ciência da computação da UFPE, estará nas finais da IPCP World no próximo mês, disputando uma das 12 medalhas da competição. Esta que, nos últimos anos, vem sendo liderada por equipes de chineses e russos. Hegemonia essa, confirmada pela presença do russo Andrey Lopatin, que foi um dos instrutores da Maratona de Verão, na Universidade de Campinas (Unicamp) em São Paulo, de janeiro a fevereiro deste ano.

Segundo a orientadora de maratonas de programação e professora do CIn, Liliane Salgado, a IPCP não só é um grande desafio, como também uma forma de catapultar novos talentos brasileiros, no mercado mundial. “O evento é uma oportunidade para os estudantes não só aplicarem os conceitos abordados em sala de aula, em problemas factuais, elevados a altos níveis de dificuldade. Bem como desenvolver competências, exigidas pelo mercado de grandes empresas como a própria IBM, além de Google e Facebook, que, por sua vez, possuem dinâmicas semelhantes de disputa em suas próprias competições”, afirma.

Para Davi Duarte, um dos integrantes da Challenge Accepted, participar dessas competições influencia não só na dedicação aos estudos numa área com grandes possibilidades contratação em empresas de grande porte do cenário internacional.  O aluno foi aceito para estagiar no Facebook a partir de agosto deste ano, fato influenciado pela sua participação na final da etapa brasileira em 2011. 

Por Weslley Leal, Especial do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: