O deputado estadual Sineval Roque (PSB), prestigiou, na manhã da última sexta-feira (25/03), a reabertura do Palácio da Abolição, que depois de 25 anos volta a sediar o Poder Executivo. Para o parlamentar, o Governo do Estado acertou em restaurar e voltar para o Palácio da Abolição, localizado na Avenida Barão de Studart. “O governador Cid Gomes está de parabéns por ter tido todo o cuidado e o carinho em restaurar o Palácio da Abolição, que daqui a alguns meses, sem dúvida, será reconhecido como Patrimônio Histórico do Ceará”, avaliou Roque.
A iniciativa de reabrir o Palácio da Abolição no dia em que se comemora a Libertação dos Escravos no Ceará é um momento histórico na opinião do deputado Roque. Com a reabertura, o Palácio da Abolição volta a ser o local das principais decisões do Ceará e segundo o governador Cid Gomes, está de portas abertas para a população. “Já adotamos o brasão do Estado como nossa logomarca e agora pretendemos incentivar a população para que encontre aqui neste endereço uma identificação cultural com o Executivo do Estado”, explicou Cid Gomes.
Além de ter preservado a identidade histórica da obra o Governo do Estado instalou uma biblioteca, uma auditório para de 214 lugares que estará permanentemente aberto para a realização de eventos culturais e artísticos, além de acessos como rampas e elevadores para atender a pessoas com deficiência.
Saiba mais
A iniciativa de construir um palácio como sede do Governo do Ceará surgiu no início dos anos de 1960, quando o então governador Parsifal Barroso solicitou o projeto ao arquiteto carioca Sérgio Bernardes. A pedra fundamental foi lançada em 1962 e em 1965, o então governador Virgílio Távora deu início às obras.
O palácio segue o estilo modernista em concreto e aço, com varandas circundando todo o prédio principal. O local passa a abrigar os gabinetes do Governador, do secretário-chefe da Casa Civil e do chefe de gabinete do Governador, além de sala de reunião, cerimonial, galeria de arte, auditório, espaço de eventos e biblioteca. No prédio anexo estão instalados os setores administrativos do gabinete do Governador, da Casa Civil e da Casa Militar.
A obra envolveu recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e do Tesouro Estadual, como parte das ações de recuperação do patrimônio histórico cearense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário