sábado, 9 de novembro de 2013

Sineval Roque lamenta saída do Crato da abertura da Mostra Sesc Cariri


Dep. Sineval Roque (Pros)Dep. Sineval Roque (Pros)Foto: Máximo Moura
No primeiro expediente desta sexta-feira (08/11), o deputado Sineval Roque (Pros) lamentou a saída do Crato da abertura da 15ª Mostra Sesc Cariri, que será realizada a partir de hoje até o dia 13, na região sul do Estado. A abertura este ano será em Assaré.
Segundo o deputado, esta é uma grande perda para o Crato, berço da cultura cearense. “O Crato e todo o Cariri têm presença forte na nossa cultura, seja por meio das artes, como também da religiosidade. É uma região que leva a todo o País aquilo que temos de grandioso, que é a nossa cultura nordestina”, disse Sineval.
A mostra Sesc Cariri é realizada há 15 anos e tem como sede sempre o Crato. A mudança, segundo o parlamentar, foi por falta de diálogo entre a prefeitura e a direção do Sesc. “Acho que faltou conversa, mais diálogo entre os dois órgãos. O Assaré merece, pela sua tradição cultural, todos os municípios da região merecem, mas o Crato não deveria ter perdido evento tão grandioso”, pontuou o parlamentar.
Sineval Roque fez a leitura da crônica publicada pelo escritor cratense José Flávio Vieira em seu blog, na qual diz que este é o resultado de uma tragédia anunciada. “A Mostra Sesc Cariri, este ano, sai quase que peremptoriamente da nossa cidade, por total falta de apoio político por parte da Prefeitura”, disse o blog.
O deputado destacou ainda a força da Mostra Sesc Cariri, que reúne artistas e movimenta a economia. “Chegamos a ter 700 artistas no Crato, seja de teatro, músicos e outros mais. Eles lotam hotéis e restaurantes, a cidade toda ganha”, disse e destacou também o potencial de formação de plateia do evento.
Sineval Roque informou ainda, em seu pronunciamento, que a sede da Câmara Municipal do Crato, que estava ocupada por manifestantes do bairro Mutirão, foi desocupada. Os manifestantes reivindicavam a doação de um terreno para a construção de casas em regime de mutirão. “O prefeito disse que vai cumprir a promessa de campanha e os manifestantes estão saindo da Câmara Municipal”, disse.
Em aparte, os deputados Antonio Carlos (PT) e Camilo Santana (PT) apoiaram o discurso do deputado quanto à Mostra Sesc Cariri. “Eu tenho uma relação afetiva e efetiva com o Crato. A população não deve ser prejudicada. A cultura é um dos maiores patrimônios do povo cearense”, disse Antonio Carlos, que foi ratificado por Camilo Santana: “O Crato é terra de grandes nomes, como Bárbara de Alencar. O que faltou foi comunicação, para que o Crato continuasse patrocinando esse evento tão importante”, pontuou.
YI/CG

Informações adicionais

  • Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
  • E-mail:agencia@al.ce.gov.br
  • Twitter:@Assembleia_CE

Nenhum comentário: