terça-feira, 23 de junho de 2009

240609 - AVENIDA JOSÉ VALDEVINO DE BRITO É INAUGURADA

Aconteceu na noite desse sábado, 20.06, dentro da programação da Semana do Município de Crato, nos seus 245 anos de elevação à categoria de cidade, a tão sonhada inauguração da Avenida José Valdevinode Brito, na sede do Distrito de Ponta da Serra, às margens da rodovia do algodão.
O evento teve início com descerramento da placa inaugural com a presença do Senhor Prefeito Municipal, Dr. Samuel de Alencar Araripe, do Vice -Prefeito Raimundo Filho, Secretários Municipais, dos familiares do homenageado, de lideranças políticas locais, do vigário Mons João Bosco Esmeraldo Cartaxo, lideranças comunitárias e o povo em geral.

Em seguida todos se dirigiram em cortejo até o palanque oficial montado em frente ao Serravento Clube. O cerimonial ficou a cardo do jornalista Huberto Cabral que teceu elogios à obra, ora inaugurada, ao Distrito de Ponta da Serra e ao homenageado, o ex-vereador, já falecido, José Valdevino de Brito.

Representando os familiares do homenageado, usou da palavra, seu filho Fernando José Valdevino de Brito que reconheceu a importância da obra e agradeceu a homenagem ora concedida ao seu pai, já falecido. O Prefeito, em sua fala, disse do prazer daquele momento de está em Ponta da Serra, onde se sente muito bem e mais uma vez fez questão de ressaltar que o distrito preenche todos os requisitos para se emancipar politicamente. Inalteceu o homenageado o tratando sempre como “Seu Zé Valdevino” e falou de algumas obras já realizadas em sua administração no Distrito.

A animação do evento ficou por conta do Cícero do Assaré, e das bandas locais, Menina Nova e Catingueira.

Veja na íntegra o discurso de agradecimento do Fernando Valdevino .


"Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal, Dr. Samuel Araripe,Demais autoridades aqui presentes,Caros amigos e amigas de Ponta da SerraA Ponta da Serra recebe hoje, de forma oficial, uma obra de muito boa aparência, mas que não é somente de cunho estético.

Como já dissemos quando defendíamos junto ao Sr. Prefeito a necessidade de sua construção, essa obra traz vários benefícios à comunidade. Seja sob o aspecto de segurança, pois agora se tem uma via própria para o deslocamento do pedestre; seja pelo conforto e lazer que proporciona às crianças, jovens e adultos; e também pelo aspecto da saúde, com seus esgotos e águas drenadas. E é também, sem nenhuma dúvida, uma grande mudança estética da nossa vila. A Ponta da Serra está muito mais bonita depois dessa avenida.

E essa obra proporciona, ainda, a oportunidade de se prestar uma homenagem justa a uma pessoa nascida e criada aqui na Ponta da Serra, e que foi o seu maior representante: JOSÉ VALDEVINO DE BRITO.

José Valdevino despontou como uma liderança deste lugar ainda muito jovem. Desde cedo soube cuidar das pessoas e soube cuidar deste lugar. Foi agricultor, oleiro, dentista prático, farmacêutico e político. Atuou junto às autoridades do município, tendo como seu principal objetivo, trazer melhorias para sua Ponta da Serra.

Foi eleito vereador em todas as eleições que disputou: sete. Iniciou em 1958 e terminou seu último mandato em 1988.Pela liderança que tinha, não só aqui em seu distrito, mas também no município do Crato, teve uma atuação muito marcante e admirada. Foi presidente da Câmara várias vezes e quase sempre fazia parte da mesa diretora. Era respeitado por todos. Essa sua atuação permitiu que trouxesse para o seu distrito as obras de saneamento; as estradas que ligavam os sítios à sede do distrito; a energia elétrica tão útil no dia a dia de todos nós e na nossa economia; a criação da paróquia de São José em 1967; a criação do Ginásio Prof. José Bezerra de Brito. E aqui destacamos a sua luta para trazer escolas. Sabia ele que uma escola permitiria ao distrito se desenvolver e, sobretudo, aos seus moradores angariarem conhecimento e saber, permitindo-lhes uma perspectiva de vida melhor, com mais oportunidades que lhe pudessem dar melhor qualidade de vida. Todas essas realizações trazem a marca do seu esforço e da sua dedicação José Valdevino faleceu em dezembro de 1989.

Mesmo sendo conscientes de que ele nunca quis nada para si, nem riquezas, nem louvores, pois tudo que fez na vida e na política foi olhando para o seu povo, estamos felizes por esse momento, em que o poder público lhe rende essa homenagem.

Assim, Sr. Prefeito, a família de José Valdevino sente-se muito grata e honrada. Com esta homenagem se reconstitui um capítulo importante da história recente da Ponta da Serra. Agradecemos muito ao senhor, Prefeito Samuel Araripe. Temos certeza que o senhor sabe quão justa é essa homenagem. O senhor, na sua juventude, conheceu o trabalho e a luta de José Valdevino, pois ele foi amigo leal e correligionário político do seu pai, o saudoso Ossean de Alencar Araripe.

Agradecemos a todos os amigos que, de alguma forma, contribuíram para que esse momento se concretizasse. Por último, queremos fazer um agradecimento especial a toda comunidade de Ponta da Serra.
Muito obrigado".

4 comentários:

Unknown disse...

Justíssima homenagem!

Ainda é pouco por tudo o que ele fez pela Ponta da Serra.

Falta na quase totalidade dos homens públicos de hoje, o que de bons predicados o Seu Zé Valdevino tinha de sobra: honradez, honestidade, ética, altruismo, etc..

Nélio Júnior

Antonio Alves de Morais disse...

Antonio.

Como diz o Nelio. O exemplo de honradez, etica e decencia deixado por Jose Valdevino lhe credencia a merecer tudo isso e muito mais. Devia ser seguido como medida padrão pelo de hoje.

daniela brito disse...

É uma honra ser neta de Seu Zé Valdevino, pois ele em sua vida toda foi um homem dedicado a família e ao trabalho. é bom saber que ele foi um homem sério e competente em tudo que se habilitou a fazer e essa homenagem é muito justa...sentimos sua falta, não só a família como toda a população da Ponta da Serra, que pra mim, que estou longe, é um lugar tão amado, "Vô, onde o senhor estiver, nós o amamos!"
Daniela Medeiros de Brito

Unknown disse...

Oi Amigos Da Ponta:-)
Quando penso em Zé Valdevino e nas lembrancas que tenho dele. Só lembro de coisas positivas. Sempre fui muito amigo dos netos dele e tive um otimo contacto com ele. Alem de ser um Politico de Classe ainda era um homem generoso e simpatico meu conviviu com ele foi muito bom: "Uma vez ele tava descascando amendoim e eu e Francisco deveria ajudar ele... Dai ele dizia: Quando tiverem descascando o Amendoim, voces teem que assuviar, dai näo vao comer tudo... Nunca esqueco disso. Marcou mesmo.Com certeza Justa Homenagem!!!
Lembrancas A todos os filhos e descendentes desse homem extraordinario:-)
Ainda queria dizer que estive na festa e foi muito bom... Nós dancamos muito e a musica estava muito boa. Destaque para o cantor Cezinha que arrazou:-)Eu, Miguel, O Milhäo, Os Valdevinos e muito mais, fizemos a festa...
Grande Abraco, Um Filho da Ponta da Serra que tem orgulho de ser desse lugar UNICO...
Damiao Alencar Brasil Junior(Junior de Maria de Gilvan)