quinta-feira, 4 de junho de 2009

040609 -ARQUITETA QUE ESTAVA NO AVIÃO QUE DESAPARECEU TEM RAÍZES FAMILIARES EM PONTA DA SERRA

Dos passageiros do vôo 447 da aeronave AirbusA330, da Air France, que desapareceu no trajeto entre Rio e Paris, registra-se o nome da arquiteta Maria de Fátima Brito, neta de José Honor de Brito, um antigo comerciante de Crato, já falecido.
No mesmo vôo viajavam seu esposo, o empresário, também cearense, de Reriutaba, Francisco Eudes Mesquita Valle, o filho do casal, o empresário Paulo Valle Brito e sua esposa, a psicólogaLuciana Clarkson Seba, filha única --neta de Roched Sebá, ex-diretor do Instituto Vital Brazil. Luciana era professora da Escola Preparatória, especializada em concursos públicos na área de psicologia. Francisco Eudes era diretor da Transportadora de Combustíveis TLW. Ambos residiam em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, e viajavam para aproveitar as férias.
Segundo informações da família, em Crato, os dois casais iriam à França para se encontrar com outra filha, que atualmente reside na China. Maria de Fátima esteve recentemente no Cariri para visitar o pai, Ozenar Honor de Brito, que já está com mais de 80 anos e passa por problemas de saúde. Ela tem mais dois irmãos, que também residem no Rio de Janeiro, junto com a mãe.
Devemos dizer que Maria de Fátima era neta de José Honor de Brito, antigo comerciante de Crato, já falecido, que por muitos anos negociou em uma das esquinas das ruas Santos Dumont com a Barbara de Alencar, na cidade de Crato. ( Esquina de Zé Honor).
Seu avô era um dos filhos do segundo casamento de José Raimundo de Brito com Josefina de Oliveira Lima, irmã de Júlio Joel. Zé Raimundo, seu bisavô, era filho de Antonio de Brito Correia, da Palmeirinha dos Brito, em Ponta da Serra - Crato CE.
José Honor de Brito casou-se Eremita, sua prima legítima, filha de Joaquim Abagaro de Oliveira, irmão de Josefina e Júlio Joel, com quem teve os seguintes filhos
Antonio ( comerciante por muito tempo na mesma esquina), José( Padre Zé Honor), Osvaldo, Olga, Odete, Oneide, Olival, Oilde, Jandira, Jacira, Juracy, Odvaldo, Josefina e Ozenar, este último, pai de Maria de Fátima, que reside atualmente em Crato.
Portanto, Maria de Fátima Brito tem suas raízes familiares nos sítios Palmeirinha dos Brito, Juá e Jacuipe, todos pertencentes ao distrito de Ponta da Serra no Município de Crato CE.

(FONTE: Jornal Folha de São Paulo, Jornal Diário do Nordeste e Blog do Clã Familiar de Ponta da Serra)

4 comentários:

Antonio Morais disse...

Antonio.

Lamentavel e triste, tanto para esses dois casais como para os outros que estavam no avião. Que Deus os tenha em paz. Rezemos por eles.

Glória Pinheiro disse...

Antonio

Qual das duas é a cratense Maria de Fátima? A da direita? Conheci muitas primas dela de primeiro grau. Dos tios lembro-me, Sr. Osvaldo, dona Olga e dona Oneida.
Vamos, sim, rezar por todos eles.
Bom fim de semana.

Antonio Correia Lima disse...

Olá Glória, obrigado pela visita/comentário. Já falei de você pro Mons. Bosco. Fiquei de depois passar para ele mais informações para que ele possa lhe identificar.
Quanto a foto,a Fátima é a que se encontra ao lado do esposo Eudes, o de barba. Não a conheci.
Sim, quero te dizer, que apesar da idade, 57 anos, consegui colar grau em história pela urca, agora em maio. Já me dedido, por esporte,à pesquisa das origens da Ribeira do Carás, em Ponta da Serra, e agora, irei ampliar a pesquisa para todo o município de Crato. Já estou selecionando aquelas famílias mais conhecidas, tais como Pinheiro, Esmeraldo, Bezerra de Menezes, Alencar e outras.
Um forte abraço

Glória Pinheiro disse...

Caro Antonio
Logo mais estarei enviando através de e-mail algumas informações. Torço para que algumas delas lhes sejam roveitosas para seus estudos em genealogias cratenses.
Parabéns mais uma vez pelos esforços e dedicação que você vem dedicando, incansavelmente, à Ponta da Serra e sua gente.
Gosto de visitar este blog e apreciar seu excelente trabalho.
Um bom domingo para você e os seus.