sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Presidente da SAAEC em Brasília em busca de recursos para projetos de abastecimento no Município do Crato





Janaína Fernandes, Presidente da SAAEC,  se encontra nestes dias em Brasília , onde foi reforçar o pedido de liberação de 19  Projetos sobre  abastecimento de água do Município do Crato  ainda de 2013, dentre esses, o de Ponta da Serra e o de Dom Quintino.

Em Brasília ela já se encontrou com  o Deputado Guimarães(PT) que vem dando uma atenção muito especial aos projetos de interesse do Município do Crato.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DA OPERAÇÃO DO AÇUDE THOMAZ OSTERNE


A COGERH, por meio de sua Gerência Regional da Bacia do Salgado, reuniu os usuários do Açude Thomaz Osterne, também conhecido como Açude Umari, no dia 12 de novembro, às 9h, no Polo de Atendimento, distrito da Ponta da Serra, município do Crato. O objetivo da reunião, da qual participaram 27 pessoas, consistiu em avaliar a operação do reservatório, o qual foi recentemente debatido na 17ª Reunião Extraordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado, ocorrida no último dia 29. De acordo com a deliberação do colegiado, o reservatório permanece liberando uma vazão de 150l/s, de forma a que atinja o volume de 10% ao final da operação, a qual ocorrerá em dezembro. Após essa data, e não havendo recarga no início de 2016, o açude terá como uso exclusivo o abastecimento humano.
As reuniões de acompanhamento têm ocorrido com frequência, quando a Comissão de Usuários realiza a avaliação da liberação de água do reservatório e estabelece alguns encaminhamentos, juntamente com a COGERH. No caso da reunião em foco, foi debatido o abastecimento humano de comunidades, a partir do reservatório, existentes nos municípios do Crato - especialmente o distrito de Ponta da Serra -, Farias Brito e Tarrafas, os quais já estão recebendo água do reservatório por intermédio da Operação Carro Pipa. Além disso, dois municípios do Estado de Pernambuco, Exu e Moreilândia, também solicitaram abastecimento, fato bastante discutido e polemizado pelos usuários, sobretudo os produtores rurais que precisam das águas do Thomaz Osterne para manter sua produção. Contudo, o uso prioritário para o abastecimento humano e a dessedentação animal foi reafirmado, de forma segura, pelo Comitê de Bacia do Salgado.
Além dos aspectos destacados, foi também debatida a limpeza do leito do rio, o qual se encontra bastante assoreado em determinados trechos. Para tanto, a Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMACE – foi convidada a participar da reunião e explicitou aos presentes os procedimentos exigidos para a realização dessa atividade. Ficou então definido que a COGERH solicitará licença para agilizar a limpeza do rio, prevista para ocorrer após a quadra invernosa de 2016.
Participaram da reunião o gerente regional da COGERH, Alberto Medeiros de Brito, a coordenadora do Núcleo de Gestão, Daniele Costa, e o técnico do Núcleo Operacional, Otacílio Neto.

Recebido por e-mail


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

SAAEC ATUANDO EM PONTA DA SERRA

A equipe de manutenção da SAAEC passou o dia hoje na sede do Distrito de Ponta da Serra, tentando desvendar o segredo  das interrupções do sistema de abastecimento de água nas ruas de mais difícil acesso do precioso líquido.
Segundo um dos funcionários o registro que fica no início da Bernardo Vieira foi substituído, pois, foi constatado que o mesmo estava deixando escapar água o que certamente vinha dificultando a acesso da água às residências.

Resta agora esperar pelos resultados positivos do trabalho realizado hoje pelo pessoal da SAAEC, e há de se reconhecer o interesse da  Janaina Fernandes diretora  desta empresa em resolver os problemas que surgem neste sistema, que por sinal, é muito complexo.

IX Mostra de Arte, Ciências e Cultura da E. E.M. Joaquim Valdevino de Brito.



Aconteceu nesta quarta feira (04.11) na Quadra Poliesportiva Raimundo Ribeiro de Matos a IX Mostra  de Arte, Ciências e Cultura da E. E.M. Joaquim Valdevino de Brito. 






sexta-feira, 23 de outubro de 2015

MARCHA DAS MARGARIDAS EM AÇÃO




O ônibus lilás  está chegando em Ponta da Serra nesta terça feira a partir das 7;30  no Pólo de Lazer Vereador Edvardo Ribeiro da Silva

O Sindicato dos Trabalhadores de Crato em parceria com a Fetraece, Casa de Referência da Mulher e Conselho da Mulher
Convidando todas as mulher  desta comunidade a participarem  das ações contra a violência  a mulher.
É nesta  terça feira a partir das 7;30  no Pólo de Lazer Vereador Edvardo Ribeiro da Silva com palestras, Exames. Agendamentos para documentos  e outras ações

Venha você também participar,

sábado, 26 de setembro de 2015

Jubileu de Ouro de vida sacerdotal do Mons. Bosco




Aconteceu na noite desta sexta feira (25.09) no Santuário Eucarístico Diocesano  em Crato  a culminância das comemorações do Jubileu de Ouro de vida sacerdotal do Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo reitor desta instituição religiosa.
O evento contou com a presença de vários padres e dois diáconos da Diocese de Crato, de familiares e amigos do homenageado e de um grande público formado  por  féis que ali foram prestigiar este grande evento.

Quem também  estiveram  presentes foram os dois primeiros vigários da Paróquia de São José  Operário de Ponta da Serra os ex padres Francisco Salatiel e Vicente Madeira.

AS IMAGENS FORAM EXTRAÍDAS DO FACE DO PADRE ZÉ RICARDO

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Paróquia de São José Operário de Ponta da Serra em Festa neste domingo (13.09)






Aconteceu neste domingo( 13.09)  na Quadra Poliesportiva Raimundo Ribeiro de Matos em Ponta da Serra o Encerramento do Ano Mariano e as comemorações dos 50 anos de vida sacerdotal do Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo reitor do Santuário Diocesano, tendo assumido a Paróquia de  Ponta da Serra durante 27 anos.
Foi sem dúvida, um grande evento que contou com a presença das mais  diversas comunidades que formam a referida Paróquia como também da Área Pastoral de N.S. da Conceição de Santa Fé.
Após a Santa Missa aconteceu o Show do Cantor Naldo José.
Dessa forma, os pontasserrenses tiveram a oportunidade o grande líder espiritual  Mons. João Bosco.

Para registrar nos anais da história  da região  o Jornal Ponta da Serra  em sua edição 98  reservou praticamente todo o seu espaço para que as pessoas pudessem fazer suas homenagens  ao Monsenhor, tendo circulado com uma tiragem de 2 mil exemplares e em cores. FOTOS FGUSTAVO.