sexta-feira, 13 de novembro de 2015

REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DA OPERAÇÃO DO AÇUDE THOMAZ OSTERNE


A COGERH, por meio de sua Gerência Regional da Bacia do Salgado, reuniu os usuários do Açude Thomaz Osterne, também conhecido como Açude Umari, no dia 12 de novembro, às 9h, no Polo de Atendimento, distrito da Ponta da Serra, município do Crato. O objetivo da reunião, da qual participaram 27 pessoas, consistiu em avaliar a operação do reservatório, o qual foi recentemente debatido na 17ª Reunião Extraordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado, ocorrida no último dia 29. De acordo com a deliberação do colegiado, o reservatório permanece liberando uma vazão de 150l/s, de forma a que atinja o volume de 10% ao final da operação, a qual ocorrerá em dezembro. Após essa data, e não havendo recarga no início de 2016, o açude terá como uso exclusivo o abastecimento humano.
As reuniões de acompanhamento têm ocorrido com frequência, quando a Comissão de Usuários realiza a avaliação da liberação de água do reservatório e estabelece alguns encaminhamentos, juntamente com a COGERH. No caso da reunião em foco, foi debatido o abastecimento humano de comunidades, a partir do reservatório, existentes nos municípios do Crato - especialmente o distrito de Ponta da Serra -, Farias Brito e Tarrafas, os quais já estão recebendo água do reservatório por intermédio da Operação Carro Pipa. Além disso, dois municípios do Estado de Pernambuco, Exu e Moreilândia, também solicitaram abastecimento, fato bastante discutido e polemizado pelos usuários, sobretudo os produtores rurais que precisam das águas do Thomaz Osterne para manter sua produção. Contudo, o uso prioritário para o abastecimento humano e a dessedentação animal foi reafirmado, de forma segura, pelo Comitê de Bacia do Salgado.
Além dos aspectos destacados, foi também debatida a limpeza do leito do rio, o qual se encontra bastante assoreado em determinados trechos. Para tanto, a Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMACE – foi convidada a participar da reunião e explicitou aos presentes os procedimentos exigidos para a realização dessa atividade. Ficou então definido que a COGERH solicitará licença para agilizar a limpeza do rio, prevista para ocorrer após a quadra invernosa de 2016.
Participaram da reunião o gerente regional da COGERH, Alberto Medeiros de Brito, a coordenadora do Núcleo de Gestão, Daniele Costa, e o técnico do Núcleo Operacional, Otacílio Neto.

Recebido por e-mail


Nenhum comentário: