sábado, 13 de dezembro de 2014

PESQUISA SOBRE A FAMÍLIA BRITO DO CARIRI


Olá amigos da família Brito da região do Cariri, há dez anos venho tendo acesso aos livros da Matriz do Crato (Batismos, Casamentos e óbitos)sob a guarda do  DHDPG - Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes referentes ao período de 1850 a 1950  e também nos Inventários da Freguesia de Crato no CEDOC – Centro de Documentações do Cariri – URCA –CRATO.
Conclui a primeira etapa ada pesquisa que foi a coleta de dados em manuscrito, e agora estou na segunda fase , que é a digitação e a montagem das famílias.
Decidi iniciar esse trabalho com a família Brito e os seus vários ramos, dentre eles os
Alves de Brito / Lima; Alves de Brito;  Belmiro Brito; Bezerra de Brito;  Brito Bacurau;
Brito Correia; Brito Firmeza; Brito Silva; Caetano de  Brito  /Lima; Carvalho de Brito;
Feitosa Brito;  Felismino de Brito;  Fialho de Brito; Fialho der Brito; Figueiredo de Brito;
Freire de Brito; Gonçalves de Brito; Januário de Brito; Jucá de Brito; Liberalino de Brito;
Lobo de Brito; Lopes de Brito; Macário de Brito; Morais de Brito; Moreira de Brito;
Norões Brito; Oliveira /Abagaro/Honor de Brito;  Penha de Carvalho Brito; Pereira Brito;
Quaresma de Brito; Silva Brito; Sousa Brito/Lima; Valdevino de Brito; Vieira de Brito;
Vilar de Brito.
De acordo com relato dos mais velhos dessa família, três irmãos Brito chegando nesta região, talvez em final do século XVIII e início do XIX,  uma decidiu se fixar na região hoje compreendida por Palmeirinha dos Brito, outro na Malhada e o terceiro no Sítio São Bento.
Hoje já sabemos quem foram os ancestrais desses três irmãos ( pais e avós) e a revista A Província trará em sua próxima edição que foram eles.
Agora Irei  trabalhar os descendentes dos três irmãos Brito, conto com sua colaboração, e partindo de você diga quem são seus pais, avós e bisavós para que eu possa fazer o cruzamento dos dados.



Um comentário:

Edglay disse...

Olá Prefessor Antonio, que maravilha ter descoberto mais pessoas interessadas em genealogia. Estou fazendo do meu avô e andei umas quatro gerações de sua mãe Julia Rosa de Lima, que pertence a família Libório de Assaré e Baixio dos Facundes, seu esposo chama-se até onde seu Joaquim Paulo Evangelista e ouvi que é filho ou descendente dos Britos aqui de Crato, meu avô se chamava José de Souza Brito, meu avô faleceu em Potengi, seu Pai no Baixio do Facundo. Se souber qualquer informação a respeito e puder compartilhar comigo agradeço. Vamos m frente esse é um trabalho sagrado. Boa Sorte e estou a disposição. Moro aqui em Crato.