terça-feira, 17 de abril de 2012

Última Dor de Padre Cícero´ aguarda análise para apoio do governo paulista na produção cinematográfica





Fonte: Miséria Demontier Tenório Foto: Divulgação
Por determinação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o assessor técnico da Secretaria de Cultura, Osterno Antonio, está analisando a possibilidade de apoiar a produção do filme “A Última Dor do Padre Cícero”, que terá a direção do juazeirense Josmacelmo Geraldo da Silva. Atualmente, ele mora em São Paulo e já esteve reunido com o assessor de Alckmin o qual pediu uma análise em torno do projeto que trata sobre os últimos dias do Padre Cícero.
A conversa durou cerca de duas horas ficando acertado que o programa de fomento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo irá avaliar a melhor forma para a arrecadação de apoio cultural destinado à produção do filme. Foi definida ainda uma produtora para fazer o orçamento do projeto dentro do roteiro já escrito por Josmacelmo que considera um marco importante. Segundo ele, os técnicos até sugeriram a idéia de transformar a proposta de um curta em longa metragem.
O diretor resume seu pensamento sobre o enredo citando as dores do sofrimento do Padre Cícero em conseqüência da doença e das traições em vida ate o seu ultimo suspiro. A pretensão é começar a rodar o filme já em setembro deste ano com estréia prevista para março de 2013. Atores interpretarão Padre Cícero, a Beata Mocinha, os médicos Licínio Santos, Isaac Salazar, Manoel Belém, Mozart Cardoso, Elysio Gomes e Pio Sampaio.
Além destes, o farmacêutico José Geraldo da Cruz, o comerciante Alfeu Aboim, eleito prefeito com o apoio do Padre Cícero e rompeu com o mesmo, José Duvirgem que foi apanhar a foto do padre na Prefeitura, a professora Amália Xavier de Oliveira e cinco figurantes no papel de beatas e outros 55 como romeiros. De acordo com Josmacelmo, conta a história dos últimos dias de vida de Padre Cícero com enfoque no tratamento, as dores e a traição do prefeito Alfeu Aboim.
Segundo ele, outro sofrimento do sacerdote era por conta de um antraz cutâneo que arrebentara causando dores na nuca e inchaço na pele quando sua aparição pública já não era mais possível. Conta mais que o interventor José Geraldo da Cruz decretou, dois anos antes da morte de Padre Cícero, a retirada de sua foto oficial afixada há 21 anos em lugar de destaque no salão nobre da prefeitura de Juazeiro o que o deixou muito triste. Cego e atormentado pelas dores com a obstrução do intestino, o padre agoniza no leito da cama e o filme mostra sua morte e o sepultamento.

FONTE: http://cratonoticias.wordpress.com/2012/04/15/ultima-dor-de-padre-cicero%C2%B4-aguarda-analise-para-apoio-do-governo-paulista-na-producao-cinematografica


Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Nenhum comentário: