domingo, 9 de novembro de 2008

NUCLEO DE AUDIOVISUAL FINALIZA DOCUMENTÁRIO

Os alunos do Audiovisual, do Projeto Verde Vida, encerram as gravações do 6º documentário. Margarida Parteira, título do filme, teve suas gravações finalizadas esta semana. O curta metragem apresenta a história de Margarida Brito, que durante 56 anos, de sua vida, se dedica a fazer parto na comunidade de Ponta da Serra e sítios vizinhos.
O documentário tem o propósito de mostrar o verdadeiro sentido desta profissão a partir de fatos relatados pela parteira e os depoentes. “Margarida leva consigo este oficio visando apenas ajudar o próximo”, afirma a diretora e roteirista do vídeo, Karina Valdevino.
O primeiro documentário produzido foi A Última Badalada, dirigido por Paloma Lopes e Allyson Leite. O curta conta a história de vida de Maria Ferreira da Silva conhecida pela comunidade de Ponta da Serra como Dona Maricô, que há mais de 25 anos anuncia, através do sino da igreja Matriz da Ponta da Serra, o falecimento de alguém e festas do padroeiro da comunidade. O segundo curta metragem, gravado, Farinhada na Malhada dirigido por Girlândia Vieira, narra a história da Farinhada, atividade que acontece anualmente, em agosto, no Sítio Malhada localizado em Ponta da Serra, na Casa de Farinha da Associação Comunitária. O documentário evidencia o crescimento da produção de farinha da região do Cariri, além de destacar esta atividade econômica como sendo um elemento agregado dos membros da comunidade local.
Os dois primeiros documentários participaram no mês de setembro, do projeto Curta Muito com duas exibições, a primeira em praça pública, para toda a comunidade de Ponta da Serra e a outra em Crato no espaço Cultural Coletivo Malungo. O Curta Muito é uma parceria do Coletivo Malungo com o Centro Cultural Banco do Nordeste –CCBNB que duas vezes ao mês exibe vídeos em espaços públicos.
O terceiro documentário, Na Sombra da Catingueira, narra os fatos históricos relativos ao sítio Catingueira, em Ponta da Serra. A importância deste curta está no documento produzido sobre a história da Catingueira relatando o desenvolvimento sociocultural, destacando-se a comunidade local, inclusive favorecendo ao ensino e ao trabalho do Projeto Verde Vida. Segundo a diretora do vídeo, Marineide Alves, Resgatar a história do lugar e contribui para o registro da memória da formação escolar sobre o patrimônio cultural e social da Catingueira é a verdadeira intenção deste documentário.
O último documentário finalizado, Estórias de Trancoso dirigido por Anyelle Brito tem como objetivo resgatar as histórias e lendas locais da cultura de Ponta da Serra, com o intuito de criar um elo entre o “ontem” e o “hoje”. Este curta relata as histórias dos habitantes da comunidade, por entre meados dos anos sessenta. Nesta época não havia energia elétrica no distrito e os moradores costumavam se reunir a noite em lugares específicos para contar histórias ao redor de uma fogueira.


Curta metragem em processo de edição:
O documentário As Três da manhã se encontra em processo de edição. Este curta metragem, dirigido por Diogo Brasil, apresenta a vida rotineira de três irmãs, todas portadoras de deficiência visual, que moram no sítio Palmerinha dos Vilar em Ponta da Serra.

Próximas Gravações
O Próximo documentário a ser filmado é Histórias no Asfalto, dirigido por Allyson Leite. O vídeo irá relatar histórias curiosas que acontecem nos carros de linha que fazem o percurso de Ponta da Serra ao Crato.
Outro roteiro já construído é A Dona dos Vários 15 anos, este será o único curta metragem que terá caráter fictício.
Ao todo são quatro documentários finalizados, dois em processo de edição e dois roteiros escritos. O Núcleo de Audiovisual tem o objetivo de produzir, até o final deste ano, 10 curtas metragens para a iniciativa Ações Culturais para Povos Rurais.

www.projetoverdevida.com.br
Hosana Régia Quinderé
Assessoria de Comunicação
Projeto Verde Vida – Ponta da Serra – Crato-CE

Nenhum comentário: