O deputado Sineval Roque (PSB) destacou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (08/06), os 25 anos da Universidade Regional do Cariri (Urca), comemorados hoje. Conforme relatou, pela manhã aconteceu solenidade para marcar a data, com as presenças do reitor Plácido Cidade Nuvens, e da vice-reitora Otonite Cortez.
Segundo o deputado, a Urca foi criada pela Lei Estadual nº 11.191/86 e autorizada pelo Decreto Presidencial nº 94.016 e instalada oficialmente em 7 de março de 1987. Integra o Sistema de Ensino Superior do Estado, vinculada à Secretaria da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Secitece). Possui seis campi, três no Crato (Pimenta, São Miguel e São Francisco), dois em Juazeiro do Norte (Crajubar e Pirajá) e um em Santana do Cariri.
Sineval ressaltou que a importância da Urca para a região do Cariri pode ser dimensionada pelo seu papel estratégico no plano do desenvolvimento local, efetivado por meio do cumprimento de sua missão como produtora de conhecimento, ciência, tecnologia e participante sensível das demandas sociais e da cultura regional. “A Urca tem como objetivo principal promover a transformação da realidade regional através de atividades de ensino, pesquisa e extensão”, comentou.
Hoje, segundo pontuou, a Urca conta com 16 cursos regulares de Graduação, três Programas Especiais de Formação de Professores, seis cursos Sequenciais, um curso de Técnico em Enfermagem, dois Mestrados Profissionalizantes, diversos cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu” e três Unidades Descentralizadas - em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.
Em aparte, o líder do Governo na Casa, deputado Antonio Carlos (PT), ressaltou que a Urca é uma das instituições de ensino mais sérias do Estado e trabalha com afinco para impulsionar o desenvolvimento regional. “Tenho uma relação de carinho com os que fazem a Urca, que é referência não só para o sul do Ceará, mas para toda uma região, notadamente para Pernambuco e o Piauí. Muitos jovens desses estados estudam naquela universidade”, avaliou.
O deputado Leonardo Pinheiro (PR) também parabenizou a Urca pelos seus 25 anos de fundação. Ele disse que morou durante um ano em Iguatu e constatou “o excelente trabalho da universidade naquele município, no sentido de combater desigualdades regionais”. Para ele, “é preciso minimizar essas desigualdades e a única maneira para melhorar a qualidade de vida do povo do Ceará, de forma sustentável, é por meio da educação”.
Ainda durante seu pronunciamento, Sineval Roque parabenizou o Governo do Estado pela realização de oficinas regionais para discutir o PPA em vários municípios. Ele frisou que hoje os debates para elaboração do Plano estão acontecendo em Juazeiro do Norte. “Esse foi um dos programas que mais beneficiaram o povo do Ceará. Antes, as emendas e os orçamentos eram feitos dentro dos gabinetes, sem que houvesse interferência da população cearense”, comentou.
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Karol Martins
Assessoria de imprensa CE01938JP
Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PSB)
(85)8848.8321/3277.2562
Nenhum comentário:
Postar um comentário